sábado, 15 de setembro de 2012

COMEMORAÇÃO CÍVICA DO "7 DE SETEMBRO" JUNTO À ESCOLA MUNICIPAL "MINISTRO EDMUNDO LINS"


               No dia 7 de Setembro de 2012, os bolsistas do PIBID participaram da comemoração cívica que contou com a participação das escolas de Viçosa, da associação de idosos, da Lira Santa Rita, da APAE, do tiro de guerra e de creches. Ao logo da comemoração houve desfiles, execução de hinos e hasteamento de bandeiras.
              Podemos perceber que a educação civil e cívica é ainda hoje marcante nas escolas de Viçosa, pelo prestígio e pelo comparecimento de alunos e da comunidade em geral no desfile.
No evento, contamos ainda com a ilustre presença do Sargento Joaquim Saraiva, que todo ano marca presença em eventos cívicos da reunião. Ele foi integrante do esquadrão da saúde, que participou ativamente da 2ª Guerra Mundial, em Remonta de Monte Belo e Nápoles.(OLIVEIRA, A Hora e a Vez do Sargento Saraiva. 2ª ed. 2012)
            Podemos perceber a relevância do evento justamente pela sua participação, que, nas palavras de um professor, é um claro exemplo da “história viva”, tanto para os alunos, quanto para a sociedade.
Tendo em vista o histórico do Brasil, a sua relação com militares, governos repressivos e até mesmo a sua atual situação,éinstigante pensarmos como uma festividade deste cunho além de aceita, é muito importante e faz parte do calendário nacional. Pois Saliba, analisando Foucault, considera que “conforme mudam as práticas e os alicerces do biopoder, também se transformam as verdades e as formas jurídicas que os sustentam.” (SALIBA, O Homem Pós-orgânico - Corpo, Subjetividade e Tecnologias Digitais Col. Conexões, 2002).
         Nós, enquanto bolsistas do PIBID, julgamos uma experiência válida, mesmo não considerando a educação cívica como prioridade, não por ser menos relevante, mas por estudar mais a fundo a História e perceber que os alunos estão no desfile apenas representando um evento importante da nossa história, mas sem promover uma postura crítico e reflexiva perante o assunto.

ATIVIDADE SOBRE O FOLCLORE DESENVOLVIDA PELOS BOLSISTAS NA ESCOLA ESTADUAL "RAUL DE LEONI"


Figura 1 Cartazes expostos


            Durante a última semana do mês de agosto, foi desenvolvida uma atividade com os alunos dos 6ºs anos sobre o folclore. Os bolsistas do PIBID ensinaram não só a confeccionar cartazes, mas entender um pouco mais sobre a cultura brasileira.
            Foi pensada uma atividade lúdica, onde os alunos através do texto trabalhado pudesse expor o conteúdo em cartazes para serem expostos na escola. Essa atividade a respeito do folclore tentou unir dois pontos essenciais: a leitura e a criatividade. A partir do texto de apoio e as explicações em sala realizadas pela professora Fátima, cada grupo escolheu dentre muitos um personagens aquele que mais chamava atenção e mais gostava. Assim, coloram a ilustração do personagem escolhido e escreveram um pequeno texto sobre os mesmos.
            Com essa atividade, eles ficaram conhecendo não só a definição da palavra “folclore”, mas também conheceram os vários personagens que o compõe em todo país.
            Os alunos gostaram muito da atividade. Os cartazes só foram mostrados para a escola e logo retirados, devido a reforma na escola.
            

Figura 2 Cartazes sendo recolhidos



terça-feira, 11 de setembro de 2012

BOLSISTAS PIBID - HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL "MINISTRO EDMUNDO LINS" PARTICIPAM DE CURSO PROMOVIDO PELA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO



Arquivo pessoal – Da direita para esquerda:  Rayner Lacerda (bolsista PIBID), Cilésia Lemos (bolsista PIBID), Sueli Saraiva (professora de História supervisora do PIBID), Thiago Viana (bolsista PIBID), Géssica Silva (bolsista PIBID), Luana Paiva (bolsista PIBID), ministrantes das oficinas e na ponta esquerda uma professora também participante do curso .


A fotografia acima foi tirada no dia 17 de Agosto na Escola Técnica de Viçosa ao final de um curso sobre planejamento e CBC (Currículo Básico Comum), promovido pela Superintendência de Ensino de Ponte Nova. O curso de estudo e planejamento do CBC, realizado pela superintendência de ensino de Ponte Nova teve duração de um dia, com uma pequena pausa para ao almoço, totalizando aproximadamente oito horas. Foi uma experiência excelente, pois possibilitou o contato com diversos tipos de profissionais da área (História), profissionais mais experientes e que puderam relatar suas vivências de sala de aula, constituindo uma rica troca de saberes. Nesta oportunidade os bolsistas fizeram um estudo sobre a organização do CBC, identificaram as habilidades a serem exploradas em cada ano, realizaram dinâmicas, fizeram um pequeno planejamento para debate e diversas outras atividades. Foi um dia produtivo e cheio de novidades.