segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A música no ensino fundamental: debate e complementação



A partir das aulas a cerca da Guerra Fria apresentadas na turma do 9 ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, sob a supervisão do professor Mauro, foi preparada uma aula por nós, as bolsistas Ariella Cardoso e Isabella Valente Ciríaco.
Pela necessidade de complementação dos conteúdos que já foram ministrados pelo professor na turma foi proposta a análise das músicas Imagine de composição de John Lennon e A Canção do Senhor da Guerra de autoria do grupo Legião Urbana.(Clique para ver o planejamento)
Na utilização de músicas em sala de aula é importante estarmos atentas a linguagem utilizada pelo compositor e o ano de produção da música, que falam muito das reais intencionalidades propostas pela letra da composição, para a realização de tal análise cada uma de nós apresentou o áudio e a explicação de cada música.
O trabalho com a música Imagine de autoria do John Lennon, consistiu na apresentação das questões relativas à paz mundial e de como a guerra alterou a estrutura da sociedade assim refletimos sobre como a guerra fria se inseria na temática da música proposta por John Lennon, e como a guerra é um processo violento sendo a temática central da música a busca pela paz. Houve por parte dos alunos um interesse maior demonstrando afinidade com a música e sua relação com o tema trabalhado.

Em seguida trabalhamos a música A Canção do Senhor da Guerra de composição do grupo Legião Urbana, da mesma maneira de trabalho da primeira, demonstrando também as opiniões expressas na mesma. Esta faz uma crítica direta a Guerra Fria e suas possíveis justificativas colocadas pelo governo como no trecho: “(..) Que a guerra gera empregos/ Aumenta a produção.../ Uma guerra sempre avança A tecnologia/” .

Referências Bibliográficas:
“Música como documento histórico em sala de aula”. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.com/historia/musica-como-documentosala-aulamusica-popular-brasileira.htm>.
Site da USP que analisa a música no ensino: http://www.usp.br/agen/?p=66775
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. In: BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. São Paulo, 2 ed. Editora: Moderna, 2006.
SIMONGINI, Jemima Fernandes; CORDEIRO, Marcela Taveiro. Aula Oficina: A música como proposta de produção de conhecimento histórico com os alunos. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/13250/11508> acesso em: 21 de out. de 2013.
MONTEIRO, Guilherme L. de Silveira. John Lennon: O líder e o produto. Revista de produção online. v.6. Belo Horizonte: Em Tese, 2002. P. 101-109. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3489/3429> acesso em: 21 de out. 2013.





Bolsistas: Isabella Ciríaco e Ariella Cardoso
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário