A partir das aulas a
cerca da Guerra Fria apresentadas na turma do 9 ano do Ensino Fundamental na
Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, sob a supervisão do professor Mauro,
foi preparada uma aula por nós, as bolsistas Ariella Cardoso e Isabella Valente
Ciríaco.
Pela necessidade de
complementação dos conteúdos que já foram ministrados pelo professor na turma
foi proposta a análise das músicas Imagine
de composição de John Lennon e A Canção
do Senhor da Guerra de autoria do grupo Legião Urbana.(Clique para ver o planejamento)
Na utilização de
músicas em sala de aula é importante estarmos atentas a linguagem utilizada
pelo compositor e o ano de produção da música, que falam muito das reais
intencionalidades propostas pela letra da composição, para a realização de tal
análise cada uma de nós apresentou o áudio e a explicação de cada música.
O trabalho com a música
Imagine de autoria do John Lennon, consistiu
na apresentação das questões relativas à paz mundial e de como a guerra alterou
a estrutura da sociedade assim refletimos sobre como a guerra fria se inseria
na temática da música proposta por John Lennon, e como a guerra é um processo
violento sendo a temática central da música a busca pela paz. Houve por parte
dos alunos um interesse maior demonstrando afinidade com a música e sua relação
com o tema trabalhado.
Em seguida trabalhamos a música A Canção do Senhor da Guerra de
composição do grupo Legião Urbana, da mesma maneira de trabalho da primeira, demonstrando
também as opiniões expressas na mesma. Esta faz uma crítica direta a Guerra
Fria e suas possíveis justificativas colocadas pelo governo como no trecho: “(..) Que a guerra gera empregos/ Aumenta a
produção.../ Uma guerra sempre avança A tecnologia/” .
“Música como documento histórico em sala
de aula”. Disponível em:
<http://monografias.brasilescola.com/historia/musica-como-documentosala-aulamusica-popular-brasileira.htm>.
Site
da USP que analisa a música no ensino: http://www.usp.br/agen/?p=66775
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. In:
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. São Paulo, 2 ed. Editora: Moderna,
2006.
SIMONGINI,
Jemima Fernandes; CORDEIRO, Marcela Taveiro. Aula Oficina: A música como proposta de produção de conhecimento
histórico com os alunos. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/13250/11508>
acesso em: 21 de out. de 2013.
MONTEIRO,
Guilherme L. de Silveira. John Lennon: O
líder e o produto. Revista de produção online. v.6. Belo Horizonte: Em Tese,
2002. P. 101-109. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3489/3429>
acesso em: 21 de out. 2013.
Bolsistas:
Isabella Ciríaco e Ariella Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário