sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exibição de Filme: O Novo Mundo com os alunos do EJA



Na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, realizamos uma atividade a cerca da colonização dos Estados Unidos com a turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos- sob a supervisão do professor Mauro. No EJA são trabalhadas temáticas distintas não muito especificas de acontecimentos da história como, por exemplo, o tema da colonização que pode ser de portugueses ou espanhóis. (Veja aqui o plano de aula)
A proposta inicial para a realização da atividade provém da necessidade de mostrar aos alunos do EJA como ocorreu a colonização dos Estados Unidos a partir do contato entre europeus e índios. O filme O Novo Mundo aborda a colonização inglesa e a chegada dos mesmos na Virginia no século XVI, território este habitado por nativos que dominavam as técnicas de cultivo e plantio dos alimentos, fato determinante para a aproximação dos ingleses com os nativos na questão de sobrevivência em tal território.
O objetivo central da atividade era mostrar aos alunos que em todo choque ou contato de culturas distintas há dois lados da história. Até mesmo por que esta é a construção da história, entender os fatos não de um processo reducionista das coisas, mas com uma visão mais clara que esses povos viveram em contextos distintos dos nossos e com outros valores próprios ao período, produzindo assim uma construção do conhecimento pela comparação de dois “lados” da História
Utilizou-se de duas aulas seguidas, num primeiro momento foi explicado o processo de colonização inglesa e logo em seguida passado o filme O Novo Mundo. No final do filme fora realizada uma atividade com os alunos para ser entregue na próxima semana, ao perceber dificuldades com relação à mesma esta foi passada no quadro e corrigida oralmente. As questões apresentadas visavam a integração do conhecimento histórico apresentado pelo filme e o tema estudado pelos alunos em sala que trata a questão do processo de colonização em diferentes espaços do território. (Veja aqui o roteiro de análise do filme)
Os alunos demonstraram interesse pelo filme e sua temática, nesse sentido apresentaram questões do tipo “ Isso aconteceu dessa forma? Os índios se vestiam assim? Como era diferente os modos de vida desses povos” entre outros comentários que contribuíam para o entendimento histórico do filme.Em seguida foi realizada a correção da atividade e a aula foi encerrada .
Logo, entendamos que a inserção do filme no ensino não pode ter a visão única de ilustrar um determinado acontecimento histórico, mas também trazer aos alunos uma melhor compreensão do período através das imagens apresentadas. Uma vez que o exercício da história é o trabalho de compreensão para com o passado.
 
 

Referencias Bibliográficas:
Marc, Ferro. Cinema e História. São Paulo, Editora Paz e terra ,1992 p.10-35.
Veiga, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP, Papirus, 2011. P. 11-50.

Sites de apoio:


Bolsista: Ariella Moreira





Nenhum comentário:

Postar um comentário