Na Escola Municipal
Ministro Edmundo Lins, realizamos uma atividade a cerca da colonização dos
Estados Unidos com a turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos- sob a
supervisão do professor Mauro. No EJA são trabalhadas temáticas distintas não
muito especificas de acontecimentos da história como, por exemplo, o tema da
colonização que pode ser de portugueses ou espanhóis. (Veja aqui o plano de aula)
A proposta inicial para
a realização da atividade provém da necessidade de mostrar aos alunos do EJA
como ocorreu a colonização dos Estados Unidos a partir do contato entre europeus
e índios. O filme O Novo Mundo aborda a colonização inglesa e a chegada dos mesmos
na Virginia no século XVI, território este habitado por nativos que dominavam
as técnicas de cultivo e plantio dos alimentos, fato determinante para a
aproximação dos ingleses com os nativos na questão de sobrevivência em tal território.
O objetivo central da
atividade era mostrar aos alunos que em todo choque ou contato de culturas
distintas há dois lados da história. Até mesmo por que esta é a construção da
história, entender os fatos não de um processo reducionista das coisas, mas com
uma visão mais clara que esses povos viveram em contextos distintos dos nossos
e com outros valores próprios ao período, produzindo assim uma construção do conhecimento
pela comparação de dois “lados” da História
Utilizou-se de duas aulas seguidas, num
primeiro momento foi explicado o processo de colonização inglesa e logo em
seguida passado o filme O Novo Mundo. No final do filme fora realizada uma
atividade com os alunos para ser entregue na próxima semana, ao perceber dificuldades
com relação à mesma esta foi passada no quadro e corrigida oralmente. As questões
apresentadas visavam a integração do conhecimento histórico apresentado pelo
filme e o tema estudado pelos alunos em sala que trata a questão do processo de
colonização em diferentes espaços do território. (Veja aqui o roteiro de análise do filme)
Os alunos demonstraram
interesse pelo filme e sua temática, nesse sentido apresentaram questões do
tipo “ Isso aconteceu dessa forma? Os índios se vestiam assim? Como era
diferente os modos de vida desses povos” entre outros comentários que
contribuíam para o entendimento histórico do filme.Em seguida foi realizada a
correção da atividade e a aula foi encerrada .
Logo, entendamos que a
inserção do filme no ensino não pode ter a visão única de ilustrar um
determinado acontecimento histórico, mas também trazer aos alunos uma melhor
compreensão do período através das imagens apresentadas. Uma vez que o exercício
da história é o trabalho de compreensão para com o passado.
Referencias Bibliográficas:
Marc, Ferro. Cinema e História. São Paulo, Editora Paz e terra ,1992 p.10-35.
Veiga, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed.
Campinas, SP, Papirus, 2011. P. 11-50.
Sites de apoio:
Bolsista: Ariella Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário