No mês de Outubro
ocorreu na Universidade Federal de Viçosa o Simpósio de Integração Acadêmica,
conhecido como SIA, onde os alunos expuseram seus trabalhos, inclusive, os
bolsistas do PIBID.
O trabalho apresentado
pelo nosso grupo consistiu em relatos de experiências que tivemos dentro da
escola que fomos designados a atuar, na qual faziam parte cinco alunas, duas da
Escola Estadual Effie Rolfs e três do Raul de Leoni, a proposta foi escolher
algo que nos marcou ou que achamos interessante com ao longo desse tempo. O
trabalho foi dividido em duas partes:
Na primeira etapa
caberia a cada aluna escrever em seu relato o que achasse mais interessante. Já
a segunda parte consistiu em montar o trabalho, através do que cada uma
escreveu sintetizamos os principais pontos no modelo de um trabalho científico,
com introdução, metodologia e conclusão, além da bibliografia de apoio.
A metodologia consistiu
na coleta dos relatos que foram analisados e, a partir disso foi feito uma
síntese, aliada as referências bibliográficas. Ressaltamos como o PIBID de História
tem nos auxiliado no conhecimento da sala de aula, enquanto graduandas e como essa
aprendizagem se tornou importante para a nossa formação como professores, pois
nos permite conhecer a realidade além das aulas práticas das universidades, nos
colocando frente a frente com os desafios e as satisfações que a profissão de
professor nos oferece. (Veja o resumo do trabalho)
O desfecho do trabalho
nos permitiu concluir que o PIBID trouxe em nossas experiências uma aprendizagem
mútua, tanto para nós graduandos ao saber como funcionam as escolas públicas da
cidade de Viçosa, quanto para os alunos e professores, a partir de novas
atividades, abordagens.
Bolsistas
que participaram da atividade: Cristiele Oliveira,
Géssica Barbosa, Iglia Ferreira, Maria Belico, Rute Santos
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
[1]
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A Formação
do Professor de História e o Cotidiano da Sala de Aula. São Paulo, 2004.
[2]
CABRINI, Conceição. O Ensino de História:
Revisão Urgente. São Paulo, Brasiliense, 1994.
[3]
XAVIER, Érica da Silva. ENSINO E HISTÓRIA: O uso das fontes históricas como
ferramentas na produção do conhecimento histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário