quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Apresentação do trabalho “Uma perspectiva de aprendizado mútuo” no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA)



No mês de Outubro ocorreu na Universidade Federal de Viçosa o Simpósio de Integração Acadêmica, conhecido como SIA, onde os alunos expuseram seus trabalhos, inclusive, os bolsistas do PIBID.
O trabalho apresentado pelo nosso grupo consistiu em relatos de experiências que tivemos dentro da escola que fomos designados a atuar, na qual faziam parte cinco alunas, duas da Escola Estadual Effie Rolfs e três do Raul de Leoni, a proposta foi escolher algo que nos marcou ou que achamos interessante com ao longo desse tempo. O trabalho foi dividido em duas partes:



Na primeira etapa caberia a cada aluna escrever em seu relato o que achasse mais interessante. Já a segunda parte consistiu em montar o trabalho, através do que cada uma escreveu sintetizamos os principais pontos no modelo de um trabalho científico, com introdução, metodologia e conclusão, além da bibliografia de apoio.
A metodologia consistiu na coleta dos relatos que foram analisados e, a partir disso foi feito uma síntese, aliada as referências bibliográficas. Ressaltamos como o PIBID de História tem nos auxiliado no conhecimento da sala de aula, enquanto graduandas e como essa aprendizagem se tornou importante para a nossa formação como professores, pois nos permite conhecer a realidade além das aulas práticas das universidades, nos colocando frente a frente com os desafios e as satisfações que a profissão de professor nos oferece. (Veja o resumo do trabalho)


O desfecho do trabalho nos permitiu concluir que o PIBID trouxe em nossas experiências uma aprendizagem mútua, tanto para nós graduandos ao saber como funcionam as escolas públicas da cidade de Viçosa, quanto para os alunos e professores, a partir de novas atividades, abordagens.

Bolsistas que participaram da atividade: Cristiele Oliveira, Géssica Barbosa, Iglia Ferreira, Maria Belico, Rute Santos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
[1] SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A Formação do Professor de História e o Cotidiano da Sala de Aula. São Paulo, 2004.
[2] CABRINI, Conceição. O Ensino de História: Revisão Urgente. São Paulo, Brasiliense, 1994.
[3] XAVIER, Érica da Silva. ENSINO E HISTÓRIA: O uso das fontes históricas como ferramentas na produção do conhecimento histórico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário