Aluna do 6º ano confeccionando cartaz |
Essa atividade foi
pensada para estimular nos alunos do 6º ano a interpretação do texto que foi
proposto a eles. A atividade foi dividida em duas partes. A primeira juntamente
com a professora Fátima, falamos sobre a diferença que havia entre portugueses
e indígenas no que tange a questão da alimentação e o estocamento da mesma. E
ainda nessa parte, estimulamos os alunos a refletirem se o indígena era ou não
preguiçoso como os portugueses acreditavam. Para isso, nós usamos um exercício
que trazia um pequeno texto introdutório com algumas perguntas para reflexão
dos alunos.
Logo que avançaram
nessa parte caminhamos para a segunda etapa que era mostrar aos alunos o que
cada membro da sociedade indígena realizava na sua tribo. Nessa parte, falamos
do papel do homem, da mulher e das crianças e o trabalho que cada um exercia.
Logo após a leitura, estimulamos os alunos a pensarem as diferenças que haviam
entre os trabalhos exercidos nas tribos e os que são exercidos hoje em dia.
Dessa forma, pensaram sobre o papel da mulher e o da criança através do seu
cotidiano.
Para essa atividade
utilizamos além da explicação da professora, textos complementares que tratavam
do tema com questões reflexivas. Após essa fase, os alunos confeccionaram
cartazes com cada tribo encontrada no Brasil. Cada cartaz continha o povo, onde
se localizava e a linguagem.
Os alunos gostaram
muito da atividade, pois além de trabalhar o senso crítico e a interpretação
dos mesmos, fez com que refletissem mais profundamente sobre a sociedade
indígena.
Bolsista: Daniela Nalon
Nenhum comentário:
Postar um comentário