quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NOTÍCIA PARA DEBATE : O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (TCNs)



Muitos são os benefícios alcançados  pelo uso de recursos tecnológicos na educação. Porém, é preciso que o professor conheça tais ferramentas que tem à sua disposição, se quiser que o aprendizado realmente aconteça. O uso das tecnologias na escola vai além de disponibilizar tais recursos; ele implica em: aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.
Existem muitos programas disponíveis para montagem e exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem e não foram preparados para utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor, tornar a aula mais interessante, interativa, inteligente e criativa é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula é fundamental que a metodologia utilizada seja pensada e adaptada aos recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.
Durante a disciplina EDU 350 - Novas tecnologias aplicadas ao ensino, cursada na UFV pelas autoras desta notícia, nos deparamos com discussões sobre o uso das TCNs na realidade escolar brasileira. E a partir do debate traçado em sala de aula, relacionando nossa experiência como estudantes e a nossa realidade vivida em sala de aula através do PIBID de História, pensamos em abrir o tema para debate. Assim, com base na notícia do jornal “O Povo”, que traça uma reportagem sobre a inclusão das escolas nesse processo apresentando o que os professores, diretores e alunos pensam sobre o assunto; e por um vídeo que discute as dificuldades que os professores tem de usar as tecnologias em sala de aula e a sua má utilização em função disso, (ambos com link  abaixo), pretendemos discutir sobre o uso e mal uso das tecnologias na educação.
Para direcionarmos nossa discussão e debate a cerca do assunto, iremos propor algumas questões:
·         Como aliar as velhas tecnologias com as novas, de forma a melhorar a aprendizagem e não deixar o ensino maçante?
·         Equipar as escolas e não oferecer um suporte para que os professores aprendam a trabalhar com essas tecnologias, adianta?
·         Fechar os olhos e afastar o ensino das tecnologias é o caminho certo neste duelo entre tecnologias X capacitação docente?
                                                 
Vídeo sobre o uso da tecnologia nas escolas: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk.

Contamos com a colaboração de todos!!
Referências:
BRUNNER, José Joaquin. Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos (org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas? .São Paulo: Cortez. 2004. p. 17-73.
CARBONARI, Graciela. O computador na Escola. In: Contexto e Educação. Rio Grande do Sul: Editora ANIJUÍ. 2000. p. 21-29.
MARTÍNEZ, Jorge H. Gutiérrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas?. São Paulo: Cortez. 2004. P. 95-119.
SHIMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. "Investigando para ensinar História: Contribuições de uma pesquisa em colaboração". Disponível:http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt04/t045.pdf. acesso: 26 de setembro de 2012.


Bolsistas: Iglia Martins Ferreira e Roberta Avanci

Um comentário:

  1. Uma pequena e grande correção: o termo correto é TICs-Tecnologias da informação e comunicação. Termo usado pelo autor BRUNNER (2004) em Educação no encontro com as novas tecnologias. Desculpe o erro pessoal!

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