Muitos
são os benefícios alcançados pelo uso de
recursos tecnológicos na educação. Porém, é preciso que o professor conheça
tais ferramentas que tem à sua disposição, se quiser que o aprendizado
realmente aconteça. O uso das tecnologias na escola vai além de disponibilizar
tais recursos; ele implica em: aliar método e metodologia na busca de um ensino
mais interativo.
Existem
muitos programas disponíveis para montagem e exibições de slides, de atividades
interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem e não foram preparados
para utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios
do professor, tornar a aula mais interessante, interativa, inteligente e
criativa é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a
tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula é fundamental que a
metodologia utilizada seja pensada e adaptada aos recursos tecnológicos que a
modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a
validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.
Durante
a disciplina EDU 350 - Novas tecnologias aplicadas ao ensino, cursada na UFV
pelas autoras desta notícia, nos deparamos com discussões sobre o uso das TCNs
na realidade escolar brasileira. E a partir do debate traçado em sala de aula,
relacionando nossa experiência como estudantes e a nossa realidade vivida em
sala de aula através do PIBID de História, pensamos em abrir o tema para debate.
Assim, com base na notícia do jornal “O Povo”, que traça uma
reportagem sobre a inclusão das escolas nesse processo apresentando o que os
professores, diretores e alunos pensam sobre o assunto; e por um vídeo que discute as dificuldades que os professores tem
de usar as tecnologias em sala de aula e a sua má utilização em função disso, (ambos
com link abaixo), pretendemos discutir sobre o uso e
mal uso das tecnologias na educação.
Para
direcionarmos nossa discussão e debate a cerca do assunto, iremos propor algumas
questões:
·
Como aliar as velhas
tecnologias com as novas, de forma a melhorar a aprendizagem e não deixar o ensino
maçante?
·
Equipar as escolas e
não oferecer um suporte para que os professores aprendam a trabalhar com essas
tecnologias, adianta?
·
Fechar os olhos e
afastar o ensino das tecnologias é o caminho certo neste duelo entre
tecnologias X capacitação docente?
Noticia do jornal O povo: http://www.virtual.ufc.br/portal/reportagem-do-jornal-o-povo-discute-uso-da-tecnologia-na-educa%C3%A7%C3%A3o.aspx.
Contamos com a
colaboração de todos!!
BRUNNER, José Joaquin.
Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos (org.).
Educação e novas tecnologias: esperança
ou incertezas? .São Paulo: Cortez. 2004. p. 17-73.
CARBONARI, Graciela. O
computador na Escola. In: Contexto e Educação.
Rio Grande do Sul: Editora ANIJUÍ. 2000. p. 21-29.
MARTÍNEZ, Jorge H.
Gutiérrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos
(org.). Educação e novas tecnologias:
esperança ou incertezas?. São Paulo: Cortez. 2004. P. 95-119.
SHIMIDT, Maria
Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. "Investigando para ensinar História:
Contribuições de uma pesquisa em colaboração". Disponível:http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt04/t045.pdf.
acesso: 26 de setembro de 2012.
Bolsistas: Iglia
Martins Ferreira e Roberta Avanci
Uma pequena e grande correção: o termo correto é TICs-Tecnologias da informação e comunicação. Termo usado pelo autor BRUNNER (2004) em Educação no encontro com as novas tecnologias. Desculpe o erro pessoal!
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