segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reflexão sobre o trabalho com os alunos do EJA- Educação de Jovens e Adultos



A partir do mês de setembro foram desenvolvidas na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, atividades sob a supervisão do professor Mauro com a turma dos alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos -, tal experiência foi importante e gratificante, encerrada no inicio do mês de dezembro antes mesmo das turmas de ensino fundamental.
Apesar de iniciarem seu período de férias antes dos demais e não terem obrigação com relação a atividades ou provas, os alunos do EJA estavam ali presentes em todas as aulas esperando por uma nova informação ou algum saber que pudesse ser passado. Muito disso provoca uma reflexão sobre o comportamento maduro e disciplinado desses alunos que independente da nota buscam aprender cada vez mais, o que se deve também há vários fatores como ter passado o tempo de estudo regular, dificuldades financeiras devido a necessidade de adquirir um diploma do ensino regular, necessidade ou vontade de aprender entre outros.
O que mais se tornou gratificante pelo trabalho com os alunos foi o interesse por todo o tipo de tema, e a vontade que demonstraram pelo aprendizado. É claro que o ensino no EJA, geralmente é mais didático e interativo com os alunos, as turmas são menores e estabelecem maior diálogo e interação entre o discente e professor, com isso os alunos tiram mais dúvidas e sentem se mais a vontade de perguntar e esclarecer suas dificuldades com relação a matéria.
Isso tudo me levou a pensar como é importante o papel da Educação hoje. Independente das notas ou da conquista de um diploma de ensino regular, os alunos estão em busca de informação e tiram proveito de tudo que lhes é apresentado em sala de aula. Muito mais do que somente ensinar o conteúdo ditado do livro didático é necessário ao professor interação e proximidade com o aluno para que, conhecendo a realidade dele, seja possível trabalhar de modo mais dinâmico e passar para os alunos muitas informações além do conteúdo.
Com isso aprendi que ensinar é importante, porque por mais que o professor esteja apenas transmitindo o conteúdo curricular, ele ensina também valores como respeito, confiança, responsabilidade, carinho e admiração. Como todo trabalho a Educação de Jovens e Adultos tem também suas dificuldades, mas percebi que nesse trabalho, desenvolvido no período no qual estive na escola, há uma grande interação entre o aluno e professor, o que consequentemente gera uma maior aproximação do aluno com a disciplina.
Portanto, durante esse ano letivo enfrentando dificuldades e superando barreiras para o desenvolvimento da Educação desses Jovens, aprendi que a educação tem um papel fundamental na formação do cidadão e também na tomada de consciência, em como aprender, sempre acrescenta em nossas vidas.

Bibliografia:
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2006.
Texto de apoio para reflexão da prática docente:
Veiga, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP, Papirus,2011. P. 11-50.

Bolsista: Ariella Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário