terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os Estudos de Africanidades na Escola: O dia da Consciência Negra



Ao longo dos anos, apesar de o Brasil ser um país de multicultural, ainda há a predominância de uma abordagem, no conteúdo didático e no método de ensino aprendizagem, pautada no tradicionalismo, a qual prioriza o estudo dos grandes homens políticos. Pensando nisso, eu e a supervisora Fátima Freitas da Escola Raul de Leoni, no momento em que era apresentado o conteúdo: Brasil na Crise da Escravidão, durante o mês da conscientização sobre a cultura negra africana, propomos, para os ambientes escolares, conceitos primordiais para se entender a importância dessa cultura no crescimento e desenvolvimento da nossa nação.
Sendo assim, para complementar a explicação da matéria, e também já percebendo o interesse dos alunos do segundo ano do ensino médio da turma 208 quanto à utilização do recurso do cinema em sala de aula, foi transmitido o filme “Besouro”, um filme brasileiro dirigido por João Daniel Tikhomiroff, que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários.
            O objetivo da exibição do filme foi fazer com que os alunos percebessem e relacionassem, a importância do negro nas suas formas de trabalho e transmissão da sua cultura para o processo de criação da identidade do povo brasileiro. Portanto, atentei durante a exibição, sobre as práticas religiosas e o sobre a capoeira.



            A partir da apresentação do filme, foi proposto para os alunos um exercício de reflexão do conteúdo aprendido na semana anterior, no qual, os alunos deveriam argumentar, em duplas ou trios, perguntas referentes sobre o processo de cultivo do café e a crise no sistema escravista, apresentando também um papel de defesa contra o racismo e dissertando sobre conquistas da cultura africana no espaço brasileiro, no intento de serem realizados paralelos entre as expressividades e conquistas dos mesmos no cenário internacional.
            No momento do exercício de reflexão, os alunos evidenciaram sobre a questão da capoeira, das práticas, ritos e crenças da cultura negra fazendo paralelo com questões dos dias de hoje, por exemplo, destacaram sobre a influência dos seus descendentes não somente no aspecto nacional, como Joaquim Barbosa, mas também figuras de prestígio no cenário internacional como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e  Martin Luther King.


 

Bibliografia:
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
ALMEIDA, Larissa e CARIBÉ, Ana Luiza. "O filme em sala de aula: como usar". Revista Eletrônica. O Olho da História. Disponível em: www.oolhodahistoria.ufba.br. Acesso em: 02/03/2013.

Fontes:http://www.besouroofilme.com.br/SCIFI NEWS – Cinema, TV, DVD – Ano 13 – Edição 140 – Outubro 2009.



 Bolsista: Bruna Barbosa da Silva

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