Ao longo dos anos,
apesar de o Brasil ser um país de multicultural, ainda há a predominância de uma
abordagem, no conteúdo didático e no método de ensino aprendizagem, pautada no tradicionalismo,
a qual prioriza o estudo dos grandes homens políticos. Pensando nisso, eu e a
supervisora Fátima Freitas da Escola Raul de Leoni, no momento em que era
apresentado o conteúdo: Brasil na Crise da Escravidão, durante o mês da
conscientização sobre a cultura negra africana, propomos, para os ambientes
escolares, conceitos primordiais para se entender a importância dessa cultura
no crescimento e desenvolvimento da nossa nação.
Sendo assim, para
complementar a explicação da matéria, e também já percebendo o interesse dos
alunos do segundo ano do ensino médio da turma 208 quanto
à utilização do recurso do cinema em sala de aula, foi transmitido o filme “Besouro”,
um filme brasileiro dirigido por João Daniel Tikhomiroff, que conta a vida de
Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram
atribuídos feitos heroicos e lendários.
O objetivo da exibição do filme foi fazer
com que os alunos percebessem e relacionassem, a importância do negro nas suas
formas de trabalho e transmissão da sua cultura para o processo de criação da
identidade do povo brasileiro. Portanto, atentei durante a exibição, sobre as
práticas religiosas e o sobre a capoeira.
A partir da apresentação do filme, foi
proposto para os alunos um exercício de reflexão do conteúdo aprendido na
semana anterior, no qual, os alunos deveriam argumentar, em duplas ou trios,
perguntas referentes sobre o processo de cultivo do café e a crise no sistema
escravista, apresentando também um papel de defesa contra o racismo e
dissertando sobre conquistas da cultura africana no espaço brasileiro, no
intento de serem realizados paralelos entre as expressividades e conquistas dos
mesmos no cenário internacional.
No
momento do exercício de reflexão, os alunos evidenciaram sobre a questão da
capoeira, das práticas, ritos e crenças da cultura negra fazendo paralelo com
questões dos dias de hoje, por exemplo, destacaram sobre a influência dos seus descendentes
não somente no aspecto nacional, como Joaquim Barbosa, mas também figuras de
prestígio no cenário internacional como o presidente dos Estados Unidos, Barack
Obama e Martin Luther King.
Bibliografia:
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo:
Saraiva, 2005. Volume único.
ALMEIDA,
Larissa e CARIBÉ, Ana Luiza. "O filme em sala de aula: como usar". Revista
Eletrônica. O Olho da História. Disponível em: www.oolhodahistoria.ufba.br. Acesso em: 02/03/2013.
Fontes:http://www.besouroofilme.com.br/SCIFI
NEWS – Cinema, TV, DVD – Ano 13 – Edição 140 – Outubro 2009.
Bolsista: Bruna Barbosa da Silva
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