No mês de setembro do ano de 2012, foi trabalhado com os alunos do nono ano do ensino fundamental da escola municipal Ministro Edmundo Lins, metodologias com a aplicação e interpretação da música como objeto histórico na sala de aula
A música como objeto
histórico possui diversos significados que ao serem utilizadas como material
didático pode trazer ao aluno o conhecimento cultural, político e social sobre
a época em que esta foi produzida – como também o pensamento e a visão de mundo
do compositor. Neste mesmo sentido se desenvolve também a capacidade de
interpretação de textos e de leituras aos alunos, que além de estar presente na
proposta dos PCNs do Ensino Fundamental, propõe que seja realizado nas aulas de
História, o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, a contextualização
e interpretação das diversas fontes históricas.
Através da música trabalhamos
com os alunos como as transformações sociais políticas e culturais é
representada e descrita através da música e pelo cantor que estava inserido no
processo histórico.
A atividade realizada com os alunos teve
como intuito avaliar principalmente a compreensão de textos e a capacidade de
argumentação. Trabalhamos as músicas em conjunto com o conteúdo sobre o a
entrada das multinacionais e dos bens de consumos no Brasil, e o impacto na
população, que de certa forma incluíram esses bens e costumes importados. Este
conteúdo abordou as discussões sobre o governo JK, e seu programa
desenvolvimentista.
Através da música Esso, Shell de Juca Chaves criador de modinhas e sátiras políticas, onde podemos
elencar aos alunos como essas importações de bens de costumes e padrões
culturais foram recepcionados pela população, e foi descrita pelo cantor que
estava inserido no processo histórico.
E os resultados obtidos com a aplicação de
atividades foram percebidos através do grande interesse dos alunos em
participar das aulas e das discussões, além do grande número de alunos
realizando as atividades. Na correção das atividades percebemos que os alunos
conseguiram responder as questões de acordo com o que estava sendo pedido, além
da melhora na interpretação de texto dos mesmos em relação às atividades
anteriores e ao depoimento da professora sobre os alunos.
Música trabalhada com os alunos:
Figura 1 Participação dos alunos, e colaboração da professora
para a execução das atividades.
|
Bibliografia:
ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.67, pp. 309-317. ISSN
0101-3262. Acessado em: 20 de abril de 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300004
CHAVES, Juca. Esso, Shell.
Disponível em: http://redenschi.multiply.com/reviews/item/578?&item_id=578&view:replies=reverse
Acessado em: 10 de setembro de 2012.
Bolsista
– Cilésia Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário