quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO EDMUNDO LINS


No mês de setembro do ano de 2012, foi trabalhado com os alunos do nono ano do ensino fundamental da escola municipal Ministro Edmundo Lins, metodologias com a aplicação e interpretação da música como objeto histórico na sala de aula
A música como objeto histórico possui diversos significados que ao serem utilizadas como material didático pode trazer ao aluno o conhecimento cultural, político e social sobre a época em que esta foi produzida – como também o pensamento e a visão de mundo do compositor. Neste mesmo sentido se desenvolve também a capacidade de interpretação de textos e de leituras aos alunos, que além de estar presente na proposta dos PCNs do Ensino Fundamental, propõe que seja realizado nas aulas de História, o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, a contextualização e interpretação das diversas fontes históricas.
Através da música trabalhamos com os alunos como as transformações sociais políticas e culturais é representada e descrita através da música e pelo cantor que estava inserido no processo histórico.
A atividade realizada com os alunos teve como intuito avaliar principalmente a compreensão de textos e a capacidade de argumentação. Trabalhamos as músicas em conjunto com o conteúdo sobre o a entrada das multinacionais e dos bens de consumos no Brasil, e o impacto na população, que de certa forma incluíram esses bens e costumes importados. Este conteúdo abordou as discussões sobre o governo JK, e seu programa desenvolvimentista.
Através da música Esso, Shell de Juca Chaves criador de modinhas e sátiras políticas, onde podemos elencar aos alunos como essas importações de bens de costumes e padrões culturais foram recepcionados pela população, e foi descrita pelo cantor que estava inserido no processo histórico.
 E os resultados obtidos com a aplicação de atividades foram percebidos através do grande interesse dos alunos em participar das aulas e das discussões, além do grande número de alunos realizando as atividades. Na correção das atividades percebemos que os alunos conseguiram responder as questões de acordo com o que estava sendo pedido, além da melhora na interpretação de texto dos mesmos em relação às atividades anteriores e ao depoimento da professora sobre os alunos.
 Música trabalhada com os alunos:


Figura 1 Participação dos alunos, e colaboração da professora para a execução das atividades.



Bibliografia:

ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de    história. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.67, pp. 309-317. ISSN 0101-3262.  Acessado em: 20 de abril de 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300004
CHAVES, Juca. Esso, Shell. Disponível em: http://redenschi.multiply.com/reviews/item/578?&item_id=578&view:replies=reverse Acessado em: 10 de setembro de 2012.

Bolsista – Cilésia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário