O I Seminário realizado
pelo PIBID intitulado "Propostas, Perspectivas e Métodos no Ensino"
foi iniciado no dia 22 de março com a palavra da Secretária de Educação do
Município de Viçosa, Glaucia Coutinho Ramos d’Antonino que contou sobre a
importância de eventos como o que foi proposto para os dias 22 e 23 de março,
ao ler um texto ressaltou a importância de se dar atenção ao profissional da
educação e o grande papel de formação que este detêm na sociedade.
A coordenadora geral do
PIBID, Aparecida de Fátima Andrade da Silva,
ressaltou sua emoção ao ver tantos professores se preocupando em melhor se
preparar para buscar formas de melhoria da educação e o prefeito, Dr. Celito,
ressaltou que essa é uma grande iniciativa para a educação viçosense, dizendo
que esse é um pequeno passo de muitos que ainda devem ser efetivados para o
oferecimento de uma melhor educação a população da cidade.
O professor João Valdir
Alves de Souza, graduado em Ciências Sociais e mestre em educação pela UFMG tem
também doutorado em educação na PUC de São Paulo e pós-doutorado na UNB sendo
hoje professor associado da UFMG com trabalhos na sociologia da educação
proferiu a palestra de abertura do seminário.
Começou sua fala,
dizendo sobre a importância de eventos como esse seminário para a formação e
análise das condições de trabalho do docente. A partir daí ele ressaltou os
deveres do professor, dizendo que este é formado para transmitir o saber de
modo a contemplar todos os tipos de estudantes, adequando seus modelos e
transmissão do conhecimento.
Conduziu a discussão
levando em conta também a falta de interesse sobre seguir carreira na docência,
pelo baixo salário e falta de prestígio dentro de nossa sociedade, citando
exemplos de como era visto o professor em alguns anos atrás e hoje. A tarefa do
professor de saber articular os conhecimentos e ser preocupado em melhor
demonstrá-los a seus estudantes foi também ressaltada, dizendo que de nada
adianta tentar ensinar se o próprio professor não sabe se expressar ou não
consegue adequar seus conteúdos a aulas que sejam mais interativas, também ressaltando
a importância de saber avaliar os estudantes.
A palestra foi se
encaminhando ao fim com as ideias do professor sobre o interesse que o docente
deve ter para passar aos seus estudantes o conteúdo desejado, concluindo que sem
interesse do próprio professor não há como perceber avanços na educação e
aprendizagem.
No dia 23 de março, das
8:00h ao 12:00h ocorreram minicursos aos professores da rede municipal de
educação e a outros envolvidos na área, desse modo o espaço foi aberta a
estudantes e professores da rede estadual de educação que tivessem interessados
na temáticas trabalhadas nos minicursos. O PIBID da História organizou dois
deles: Didática alternativa ao ensino de História e O uso da história local e regional como uma ferramenta auxiliar para o
ensino de História.
Na sala do minicurso
Didática alternativa ao ensino de História, obtivemos uma discussão sobre a
prática docente e os modelos tradicionais de ensino, ressaltando sua
importância, mas também a necessidade de busca de maior interação entre o
professor e o estudante, para a construção do conhecimento, após esta
apresentação passamos a demonstrar a utilização de músicas, filmes e imagens em
sala de aula.
Os professores que
dessa oficina participaram demonstraram muito interesse e disposição para
colocar em prática alguns dos aspectos por nós apresentados, desse modo o
minicurso transcorreu com muita tranquilidade e envolvimento dos docentes em
discussões que demonstraram as dificuldades e motivação daqueles participantes.
Na outra oficina também
realizada pelo PIBID de História, foi discutida a importância do ensino sobre
História Local nas escolas. De início, foi feito um panorama geral sobre a
História dita Positivista até a “Nova História”, o que essas correntes
historiográficas acreditavam ser documento e a forma de utilizá-los. Daí partiu-se
para a discussão das questões mais práticas recorrentes dessa temática.
Começou-se então a pensar sobre a educação atualmente e vários reflexos dessas
novas perspectivas e demandas.
Após esse cenário
geral, discutimos juntamente de professores das esferas públicas municipal e
estadual sobre a dialética que enfrentam, uma vez que o livro didático não traz
conteúdos específicos, dificultando-os lecionar e fazer debates sobre a
história local e regional dos alunos. Assim, propusemos formas para que os
professores conseguissem adequar o conteúdo que deveria ser passado conciliando
com acontecimentos da própria cidade dos alunos.
Os professores se
interessaram muito quando foi trabalhado sobre a formulação de cartilhas
paradidáticas sobre História Local. Esses materiais trazem benefícios como:
estimulam o aluno a pesquisar e conhecer sua historia e a da sua região,
consegue estabelecer links entre
acontecimentos nacionais e regionais, se posiciona como sujeito da história,
entre outros.
Percebemos que tanto
as oficinas realizadas pelo PIBID de História quanto as que foram propostas
pelos outros cursos da UFV ajudaram muito tanto os professores quanto
graduandos ao tangerem pontos práticos da realidade escolar.
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