quinta-feira, 18 de julho de 2013

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA



Foi realizada no mês de maio, na Escola Estadual Raul de Leoni, com a turma 209 (1º ano) uma oficina sobre o dia 13 de maio ou o dia da abolição da escravatura no Brasil. Esta proposta foi pensada pelo fato de a data não fazer parte do calendário de comemorações da escola e pela necessidade de debater com os alunos a aplicação da Lei 10.639 e a Lei de Cotas para negros.
Foram utilizadas duas aulas para realização desta atividade. A primeira parte foi teórica, fizemos leitura de três textos: Um descrevendo o processo de abolição de escravatura (retirado do livro didático da escola) e outros dois pequenos, propostos por mim abordando a condição do negro atualmente no país (retirados da internet).
Após leitura dos textos, fizemos um breve debate destacando pontos importantes  apontados nos textos.  Em seguida, partimos para segunda parte, esta de caráter prático. Os alunos se dividiram em grupos de 5 pessoas e construíram cartazes a partir das suas interpretações. Para finalizar a oficina, cada grupo apresentou seu cartaz ao restante da sala. 



Considero o resultado da oficina positivo, uma vez que o dia 13 de maio é uma data quando lembrada, somente é comemorada pela escola e/ou por setores da sociedade. A partir das leituras realizadas os alunos compreenderam que devemos comemorar, mas que desde a abolição através de a Lei Aurea no século XIX, a população negra não foi devidamente inclusa à sociedade. Fato que, consequentemente desenvolveu-se socialmente em nosso país o racismo e, que até os dias atuais não foi totalmente superado. Este momento propiciou aos alunos esta reflexão que os ajudou a compreender a aplicação da Lei 10.639 que obriga o ensino das culturas africana e afro-brasileira no ensino regular e a Lei de cotas que facilita o acesso de negros de baixa renda ao ensino superior.

Referência bibliográfica:
APOLINÁRIO, Raquel Maria. Projeto Araribá História 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo, 2007.


Bolsista: Rute Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário