Foi realizada no mês de
maio, na Escola Estadual Raul de Leoni, com a turma 209 (1º ano) uma oficina
sobre o dia 13 de maio ou o dia da abolição da escravatura no Brasil. Esta
proposta foi pensada pelo fato de a data não fazer parte do calendário de
comemorações da escola e pela necessidade de debater com os alunos a aplicação
da Lei 10.639 e a Lei de Cotas para negros.
Foram utilizadas duas
aulas para realização desta atividade. A primeira parte foi teórica, fizemos
leitura de três textos: Um descrevendo o processo de abolição de escravatura
(retirado do livro didático da escola) e outros dois pequenos, propostos por
mim abordando a condição do negro atualmente no país (retirados da internet).
Após leitura dos
textos, fizemos um breve debate destacando pontos importantes apontados nos textos. Em seguida, partimos para segunda parte, esta
de caráter prático. Os alunos se dividiram em grupos de 5 pessoas e construíram
cartazes a partir das suas interpretações. Para finalizar a oficina, cada grupo
apresentou seu cartaz ao restante da sala.
Considero
o resultado da oficina positivo, uma vez que o dia 13 de maio é uma data quando
lembrada, somente é comemorada pela escola e/ou por setores da sociedade. A
partir das leituras realizadas os alunos compreenderam que devemos comemorar,
mas que desde a abolição através de a Lei Aurea no século XIX, a população
negra não foi devidamente inclusa à sociedade. Fato que, consequentemente
desenvolveu-se socialmente em nosso país o racismo e, que até os dias atuais
não foi totalmente superado. Este momento propiciou aos alunos esta reflexão
que os ajudou a compreender a aplicação da Lei 10.639 que obriga o ensino das
culturas africana e afro-brasileira no ensino regular e a Lei de cotas que
facilita o acesso de negros de baixa renda ao ensino superior.
Referência
bibliográfica:
APOLINÁRIO,
Raquel Maria. Projeto Araribá História
9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo, 2007.
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