sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: PROGRESSO PELO BEM NACIONAL VERSUS ENTENDIMENTO DE DIFERENÇAS.



A professora, Maria Alice Mota Araújo, trabalhou a independência dos Estados Unidos com os estudantes das turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Effie Rolfs. Por ser o início da colonização inglesa na América do Norte feita através da imigração, organizamos uma atividade sobre os movimentos migratórios aos Estados Unidos e os preconceitos e problemas destes no país.
O objetivo da atividade era demonstrar aos alunos como a imigração que no inicio do processo de colonização americana era vista com bons olhos passou a ser um problema para os Estados Unidos. Este passou a tratar as leis imigratórias com mais severidade e travando verdadeiras restrições a imigração. Alegando que os imigrantes fazem concorrência á mão de obra local e sobrecarregam o sistema previdenciário. Além de aumentar os índices de criminalidade.
A intenção também era mostrar aos estudantes a situação vivida pelas pessoas interessadas em trabalhar e melhorar a situação financeira nos Estados Unidos, e também como que a história se relaciona ao longo do tempo. Desse modo, apresentamos a Constituição do país, ressaltando a parte sobre a imigração, reportagens que descrevem a situação salarial, previdenciária e os preconceitos sofridos pelos estrangeiros na América do Norte. Segue o planejamento da aula:  Clique aqui
A atividade se baseou nas reportagens e na apresentação da música “Clandestino” de Manu Chao, que demonstra em sua letra uma realidade do imigrante ilegal, além da música as ideias do cantor sobre a necessidade de interação das culturas também foi apresentada. Instigando um debate com a turma sobre as vantagens e desvantagens de ser imigrante. Seguem no link as notícias e textos utilizados na discussão: Clique aqui
Após o debate em sala de aula, foi solicitado que os estudantes organizassem um texto sobre as vantagens e desvantagens, sobre a xenofobia e as soluções para os movimentos migratórios nos Estados Unidos e demais países. Após a correção dos textos percebemos que a atividade aumentou a percepção dos estudantes em relação às viagens e vida no exterior, fazendo-os refletirem sobre modos de convivência e as diferenças entre culturas.
Por fim, percebemos que a atividade foi muito produtiva, alguns estudantes sentiram-se à vontade para debater acerca da imigração e pela leitura dos textos produzidos, percebemos que ideias sobre a migração foram estimuladas e que os alunos demonstraram interesse pelo assunto.

Seguem imagens utilizadas na aula e retiradas  do site de notícias último segundo.




Documentos:
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Constituição dos Estados Unidos da América. 1787, disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br, acesso em: 15 de março de 2013.
Notícias do jornal online “último segundo”, música “clandestinos”.

Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo.  Capítulo14- A Independência dos Estados Unidos. In: História em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea.1º Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012, p.169-178.
PETTA, Nicolina Luiza de; OJEDA Eduardo Aparicio Baez; DELFINI, Luciano. “ Capítulo 36- Tendências do mundo atual”. IN: História: Uma abordagem integrada. 1ª ed., São Paulo: Editora Moderna, 2005, p338-346.
SILVEIRA, Raquel da. “Manu Chao: a mescla do intelectual quiebra ley”. Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: http://www.ufjf.br/portal/, acesso em: 17 de março de 2013.

Bolsistas: Roberta Avanci e Sara Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário