A professora, Maria
Alice Mota Araújo, trabalhou a independência dos Estados Unidos com os
estudantes das turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Effie Rolfs.
Por ser o início da colonização inglesa na América do Norte feita através da
imigração, organizamos uma atividade sobre os movimentos migratórios aos
Estados Unidos e os preconceitos e problemas destes no país.
O objetivo da atividade era
demonstrar aos alunos como a imigração que no inicio do processo de colonização
americana era vista com bons olhos passou a ser um problema para os Estados
Unidos. Este passou a tratar as leis imigratórias com mais severidade e
travando verdadeiras restrições a imigração. Alegando que os imigrantes fazem
concorrência á mão de obra local e sobrecarregam o sistema previdenciário. Além
de aumentar os índices de criminalidade.
A intenção também era mostrar
aos
estudantes a situação vivida pelas pessoas interessadas em trabalhar e melhorar
a situação financeira nos Estados Unidos, e também como que a história se
relaciona ao longo do tempo. Desse modo, apresentamos a Constituição do país,
ressaltando a parte sobre a imigração, reportagens que descrevem a situação
salarial, previdenciária e os preconceitos sofridos pelos estrangeiros na
América do Norte. Segue o planejamento da aula: Clique aqui
A atividade se baseou
nas reportagens e na apresentação da música “Clandestino” de Manu Chao, que
demonstra em sua letra uma realidade do imigrante ilegal, além da música as
ideias do cantor sobre a necessidade de interação das culturas também foi
apresentada. Instigando um debate com a turma sobre as vantagens e desvantagens
de ser imigrante. Seguem no link as notícias e textos utilizados na discussão: Clique aqui
Após o debate em sala
de aula, foi solicitado que os estudantes organizassem um texto sobre as
vantagens e desvantagens, sobre a xenofobia e as soluções para os movimentos
migratórios nos Estados Unidos e demais países. Após a correção dos textos
percebemos que a atividade aumentou a percepção dos estudantes em relação às
viagens e vida no exterior, fazendo-os refletirem sobre modos de convivência e
as diferenças entre culturas.
Por fim, percebemos que
a atividade foi muito produtiva, alguns estudantes sentiram-se à vontade para
debater acerca da imigração e pela leitura dos textos produzidos, percebemos
que ideias sobre a migração foram estimuladas e que os alunos demonstraram
interesse pelo assunto.
Seguem imagens utilizadas na aula e retiradas do site de notícias último segundo.
Documentos:
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Constituição dos Estados Unidos da América.
1787, disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br,
acesso em: 15 de março de 2013.
Notícias do jornal online “último
segundo”, música “clandestinos”.
Bibliografia:
AZEVEDO,
Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo.
Capítulo14- A Independência dos Estados Unidos. In: História em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea.1º
Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012, p.169-178.
PETTA,
Nicolina Luiza de; OJEDA Eduardo Aparicio Baez; DELFINI, Luciano. “ Capítulo
36- Tendências do mundo atual”. IN: História: Uma abordagem integrada.
1ª ed., São Paulo: Editora Moderna, 2005, p338-346.
SILVEIRA,
Raquel da. “Manu Chao: a mescla do intelectual quiebra ley”. Portal da Universidade Federal de Juiz de
Fora. Disponível em: http://www.ufjf.br/portal/, acesso em: 17 de março de 2013.
Bolsistas:
Roberta Avanci e Sara Helena
Nenhum comentário:
Postar um comentário