Nos
dias 16 e 17 de julho aconteceu um evento que foi organizado pelos PIBIDs da
Universidade Federal de Viçosa. Este intitulou-se “IV Diálogos Interdisciplinares - O Ensino em
Questão”. Foram oferecidas palestras e minicursos, ambos organizados pelo PIBID
da Geografia contemplando temas relacionados ao cotidiano escolar.
Para
os minicursos, supervisores, coordenadores juntamente com os bolsistas pensaram
em oficinas que viessem de encontro às necessidades que os professores da região
possuem em seu cotidiano. O PIBID da História ofereceu dois minicursos
considerados essenciais e complementares entre si. Foram eles: “As fontes
alternativas para o ensino de História:
como usar” e “A História Local em Sala
de Aula”
No
minicurso que abordou o tema “A História Local” estiveram presentes cerca de
quinze pessoas. O mais interessante foi que os participantes da oficina
integravam outros PIBIDs da instituição.
Esse fato colaborou para que acontecesse uma conversa na qual todos compartilhavam
as dificuldades encontradas, como os pontos positivos do programa e da experiência.
Conversamos
também a respeito do livro didático, sobre seus problemas e deficiências, do
mesmo modo que ainda representa um importante material de estudo e apoio tanto
por parte do aluno quanto pelo professor. A análise que os bolsistas fizeram
pode ser adquirida pelo link: https://docs.google.com/file/d/1kVj1dWj7929Za6Y6oYWOItGHZf__kxYtStm1-0wnUJI3G9seiA28iwfSiaLw/edit?usp=sharing
O
minicurso contou com uma cartilha formulada pelos próprios bolsistas contendo
um material riquíssimo, para que pudessem reproduzir o que aprenderam na
oficina como também formular seus próprios métodos. Essa foi a cartilha que os
bolsistas distribuíram para os participantes: https://docs.google.com/file/d/1svh9Buh9nPtDxsu_pUXGIKotK5Nty3ak2m-s1C74il46bfHrggumglCwAqGT/edit?pli=1
Mostramos
que é mais simples do que parece ensinar sobre a História Local em sala de aula
e demonstramos para os participantes como fazê-la. Ao fim das exposições e
debates realizados, propomos aos participantes que eles formulassem o seu próprio
plano de aula. Nele, mostraram que realmente conseguiram compreender a essência
do minicurso e o resultado foi muito satisfatório. Cada participante, motivado
por sua experiência e local de atuação formularam trabalhos distintos entre si,
mas que se complementavam e atingiam o resultado que pretendíamos alcançar.
Sabemos
que ainda há muito a ser feito e melhorado, mas a partir dessa experiência
enriquecedora percebemos que por vezes, o que falta tanto entre professores
quanto entre licenciandos é uma oportunidade de conhecer métodos e formas de aplicar um
determinado conteúdo. E essa oficina foi o pontapé de muitas outras.
![]() |
Participantes da oficina |
Bolsista: Daniela Nalon
Nenhum comentário:
Postar um comentário