terça-feira, 6 de agosto de 2013

“IV DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES - O ENSINO EM QUESTÃO”: A HISTÓRIA LOCAL EM SALA DE AULA

   Nos dias 16 e 17 de julho aconteceu um evento que foi organizado pelos PIBIDs da Universidade Federal de Viçosa. Este intitulou-se  “IV Diálogos Interdisciplinares - O Ensino em Questão”. Foram oferecidas palestras e minicursos, ambos organizados pelo PIBID da Geografia contemplando temas relacionados ao cotidiano escolar.
   Para os minicursos, supervisores, coordenadores juntamente com os bolsistas pensaram em oficinas que viessem de encontro às necessidades que os professores da região possuem em seu cotidiano. O PIBID da História ofereceu dois minicursos considerados essenciais e complementares entre si. Foram eles: “As fontes alternativas para o ensino de História: como usar” e  “A História Local em Sala de Aula”
   No minicurso que abordou o tema “A História Local” estiveram presentes cerca de quinze pessoas. O mais interessante foi que os participantes da oficina integravam outros  PIBIDs da instituição. Esse fato colaborou para que acontecesse uma conversa na qual todos compartilhavam as dificuldades encontradas, como os pontos positivos do programa e da experiência.
   Conversamos também a respeito do livro didático, sobre seus problemas e deficiências, do mesmo modo que ainda representa um importante material de estudo e apoio tanto por parte do aluno quanto pelo professor. A análise que os bolsistas fizeram pode ser adquirida pelo link: https://docs.google.com/file/d/1kVj1dWj7929Za6Y6oYWOItGHZf__kxYtStm1-0wnUJI3G9seiA28iwfSiaLw/edit?usp=sharing
   O minicurso contou com uma cartilha formulada pelos próprios bolsistas contendo um material riquíssimo, para que pudessem reproduzir o que aprenderam na oficina como também formular seus próprios métodos. Essa foi a cartilha que os bolsistas distribuíram para os participantes: https://docs.google.com/file/d/1svh9Buh9nPtDxsu_pUXGIKotK5Nty3ak2m-s1C74il46bfHrggumglCwAqGT/edit?pli=1
 Mostramos que é mais simples do que parece ensinar sobre a História Local em sala de aula e demonstramos para os participantes como fazê-la. Ao fim das exposições e debates realizados, propomos aos participantes que eles formulassem o seu próprio plano de aula. Nele, mostraram que realmente conseguiram compreender a essência do minicurso e o resultado foi muito satisfatório. Cada participante, motivado por sua experiência e local de atuação formularam trabalhos distintos entre si, mas que se complementavam e atingiam o resultado que pretendíamos alcançar.

  Sabemos que ainda há muito a ser feito e melhorado, mas a partir dessa experiência enriquecedora percebemos que por vezes, o que falta tanto entre professores quanto entre licenciandos é uma oportunidade de  conhecer métodos e formas de aplicar um determinado conteúdo. E essa oficina foi o pontapé de muitas outras.
Participantes da oficina 
Bolsista: Daniela Nalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário