quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O LÚDICO EM SALA DE AULA: O ANTIGO EGITO NO JOGO “A FORCA”

Em uma das atividades do PIBID de História realizada na Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins” , foi desenvolvida uma dinâmica diversificada de trabalho para se trabalhar os conteúdos referentes ao Antigo Egito, capítulo 7 do livro didático referente ao 6º ano do ensino Fundamental, o uso do lúdico em sala de aula foi utilizado na forma do jogo popularmente conhecido como “forca”.

A partir de observações realizadas ao longo do processo de trabalho na referida escola, se mostrou muito presente e corriqueiro aos alunos, em momentos de troca de horários principalmente a adesão dos mesmos em “correrem” ao quadro negro e iniciarem a brincadeira tão apreciada e buscada pelos mesmos, a “forca”. Tal jogo, como muitos outros atraem a atenção dos alunos, assim como os instigam a participar das discussões em sala de aula, ou mesmo como afirma a Doutora em psicologia pela Mackenzie, Débora Tereza Mansur Silva , “... despertando, desde cedo, um espírito participativo, de cooperação e solidariedade”. Tal proposta de atividade contou principalmente com a participação dos alunos para o desenvolvimento da mesma, tendo visto a facilidade em trabalhar em algo diferente no ensino, porém próximo aos alunos.

A atividade teve duração uma aula de 50 minutos, no intuito de introduzir o capítulo referente ao Antigo Egito, onde se abordou aspectos da cultura dos mesmos, costumes, tradições, localização geográfica, religião, vida em sociedade. A metodologia utilizada foi baseada na divisão dos alunos em duplas, no intuito de uma aula ser suficiente a esta introdução ao capítulo, onde cada dupla recebeu uma palavra-chave referente aos estudos do Egito. A cada dupla que se apresentasse e o restante da sala tentasse adivinhar a palavra, logo após sua descoberta era feito um trabalho rápido de pesquisa no livro didático sobre a palavra-chave. Esse processo foi acontecendo de forma que a cada nova questão levantada através do jogo, fosse se discorrendo sobre os aspectos gerais do Antigo Egito.

Os objetivos em geral foram alcançados, principalmente na tentativa de maior participação dos alunos em sala de aula, assim como eles próprios demonstraram maior interesse sobre o conteúdo propriamente dito. Tal atividade serviu principalmente a aproximar os alunos a prática da leitura e pesquisa, o que em determinadas aulas se mostrou um agravante aos mesmos, pelo desinteresse em ter que se fazer uma leitura sem nenhum incentivo que os fariam interagir entre eles próprios e o conhecimento em si. A de se ressaltar também que o uso desta atividade lúdica, enfatiza que não só as fontes tecnológicas chamam a atenção dos alunos, que em determinados meios possui diversas restrições estruturais quanto ao seu uso. O quadro negro, o giz, e a criatividade se constituem ,ainda,como excelentes meios de aprendizagem.

REFERÊNCIAS:
BRAIEK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Beecho. História. Das cavernas ao terceiro milênio, 6º ano. 2. Edição. SP: Editora Moderna, 2006.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2003.
“A História dos jogos”.<http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp> acessado: 17\06\2013.

Bolsista:  Wadson Ribas de Almeida

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