sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MANIFESTO DOS ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL EFFIE ROLFS

Em decorrência a todos os protestos que aconteceram simultaneamente à Copa das Confederações, e diante da enorme repercussão que teve, levei esse debate para dentro da sala juntamente com o grande apoio da professora Maria Alice Mota Araújo. Essa atividade foi motivada por alguns fatores importantes, o maior deles seria o esclarecimento sobre os verdadeiros motivos que contribuíram para a grande aderência popular ao movimento. Também pelo fato de que os alunos prestarão vestibular no fim do ano, bem como farão o Enem, e acreditamos que seria imprescindível eles saberem refletir e argumentar acerca desse tema.
Iniciamos o debate com um poema escrito por Maria Luisa Gomes Cavalcanti, uma menina de 13 anos que estuda no colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Em seu texto, Maria Luiza aborda com segurança e muita propriedade sobre o que acontecia no Brasil naquele momento. E foi baseados nesse poema que conversamos com  a turma e iniciamos o debate. Eles ficaram impressionados com a inteligência da menina ao escrever um texto que condessasse tudo o que viam e presenciavam.



Após discutirmos bastante sobre o tema, propomos que os alunos escrevessem um manifesto.  A proposta foi a de que eles pensassem em todas as insatisfações que a população no Brasil inteiro reivindicava, e olhando para a própria realidade, escrevessem um texto que ressaltasse as dificuldades e problemas.
Essa atividade deu muito certo pois conseguimos aliar pontos cruciais no ensino de história: estimulamos o pensamento crítico dos alunos, a escrita e uma nova posição diante da sociedade em que estão inseridos.
Aqui estão alguns dos manifestos que os alunos escreveram.







Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos. História em movimento: ensino médio. AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. São Paulo: Ática, 2010.
Poesia retirada do site: http://www.poetabrasileira.blogspot.com.br/

Bolsista: Daniela Nalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário