terça-feira, 6 de agosto de 2013

HISTÓRIA E MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS COM O PASSADO E O PRESENTE

    O mês de Julho, mês de férias escolares, o ambiente escolar é de plena agitação provocado pelas provas e final de semestre. Dessa forma, no intuito de amenizar as tensões entre os alunos provocados pelos testes e similares, o Pibid de História UFV da Escola Estadual Raul de Leoni propôs, de certa forma, uma dinamização no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com o objetivo de integrar ao conhecimento dos conteúdos a questão memorial, histórico e cultural do local de inserção aluno da escola.

    O projeto, de título “História, Memória e Representações sociais do Município de Viçosa: Possíveis Diálogos entre o passado e o presente” obteve como prerrogativa a de proporcionar e materializar o conhecimento histórico a partir da perspectiva do aluno e seu ambiente, dessa forma, propiciar aos alunos uma auto- reflexão sobre a História Local.

    Para a concretização do projeto, ocorreu uma reunião com a professora Fátima e os demais bolsistas a fim de discutir maneiras de como melhor abordar o tema proposto com os alunos e sua região. A partir de então, optou se em dividir nós bolsistas da escola Raul de Leoni em dois grupos cuja abordagem estava canalizada ao ideal de Patrimônio material e imaterial.

   Considerando que estava inserida no grupo de discussão sobre os possíveis diálogos de patrimônio imaterial na cidade de Viçosa, procurei abordar na sala em que acompanho uma discussão prévia sobre a importância do Patrimônio para a cidade. Portanto, dialogamos sobre o que é patrimônio? Qual a sua relação com a sociedade?

    Na turma 207 do segundo ano do Ensino Médio, a proposta de trabalho estava acoplada a valor do Patrimônio Imemorial, e a partir disso, foi realizado oficinas com o intuito dos alunos conhecerem sobre os respectivos no município de Viçosa e região. Com o interesse que os alunos demonstraram, houve interatividade, no qual, os alunos puderam exemplificar e assinalar as festas, tradições e comidas típicas que eles consideram como um bem que está de encontro com a identidade dos cidadãos.


    Para Eric Hobsbawm, “o passado é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana”, logo então, a minha proposta na turma estava imbuída de resgatar alguns conceitos da disciplina e a partir de então fazer com que os alunos pudessem materializar o conhecimento histórico a partir de uma contextualização com a História, Memória e a Histórica local, como por exemplo, buscando para o seu presente e sua realidade, os alunos mencionaram manifestações de cultura como o congado viçosense a marcha Nico Lopes, com o passar dos anos, transformou em tradição, não somente para os estudantes universitários, mas para toda a população. 

Marcha Nico Lopes de 1940

    O exercício de História, Memória e os possíveis diálogos entre a sala de aula não apenas de limitou ao espaço do ambiente da classe, já que os alunos além de pensar a relação patrimonial de Viçosa também estenderam o seu aprendizado por meio de entrevistas objetivando construir a memória da sociedade e levar informações sobre as riquezas da região por meio das manifestações culturais aqui presentes. 

Congado da cidade de Viçosa

    A partir dos diálogos com a turma, pude constatar que as atividades na turma 207 apresentaram como objetivo não somente levar o conhecimento para o ambiente estudantil, como também para a comunidade ligada à escola. Dessa forma, na exposição do Projeto foram apresentados os trabalhos feitos de cada turma participante, e assim, todos os alunos puderam ter contato com a produção das demais classes, de maneira que, possibilitou trocar conhecimento e experiências. 

Apresentação do projeto na Escola Estadual Raul de Leoni no dia 17/07/2013

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HOBSBAWM, Eric. “Introdução” In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/congado-na-microrregiao-de-vicosa, acesso em: 29/07/2013
Disponível  em: http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/TeCer/Educa%C3%A7%C3%A3o/Ufv/ufv0002.html, acesso em: 01/08/2013.

Bolsista: Bruna Barbosa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário