O mês de Julho,
mês de férias escolares, o ambiente escolar é de plena agitação provocado pelas
provas e final de semestre. Dessa forma, no intuito de amenizar as tensões
entre os alunos provocados pelos testes e similares, o Pibid de História UFV da
Escola Estadual Raul de Leoni propôs, de certa forma, uma dinamização no
processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com o objetivo de integrar ao
conhecimento dos conteúdos a questão memorial, histórico e cultural do local de
inserção aluno da escola.
O projeto, de
título “História, Memória e Representações sociais do Município de Viçosa:
Possíveis Diálogos entre o passado e o presente” obteve como prerrogativa a de
proporcionar e materializar o conhecimento histórico a partir da perspectiva do
aluno e seu ambiente, dessa forma, propiciar aos alunos uma auto- reflexão
sobre a História Local.
Para a
concretização do projeto, ocorreu uma reunião com a professora Fátima e os
demais bolsistas a fim de discutir maneiras de como melhor abordar o tema
proposto com os alunos e sua região. A partir de então, optou se em dividir nós
bolsistas da escola Raul de Leoni em dois grupos cuja abordagem estava
canalizada ao ideal de Patrimônio material e imaterial.
Considerando que
estava inserida no grupo de discussão sobre os possíveis diálogos de patrimônio
imaterial na cidade de Viçosa, procurei abordar na sala em que acompanho uma
discussão prévia sobre a importância do Patrimônio para a cidade. Portanto,
dialogamos sobre o que é patrimônio? Qual a sua relação com a sociedade?
Na turma 207 do
segundo ano do Ensino Médio, a proposta de trabalho estava acoplada a valor do
Patrimônio Imemorial, e a partir disso, foi realizado oficinas com o intuito
dos alunos conhecerem sobre os respectivos no município de Viçosa e região. Com
o interesse que os alunos demonstraram, houve interatividade, no qual, os
alunos puderam exemplificar e assinalar as festas, tradições e comidas típicas
que eles consideram como um bem que está de encontro com a identidade dos
cidadãos.
Para Eric
Hobsbawm, “o passado é uma dimensão permanente da consciência humana, um
componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana”,
logo então, a minha proposta na turma estava imbuída de resgatar alguns
conceitos da disciplina e a partir de então fazer com que os alunos pudessem
materializar o conhecimento histórico a partir de uma contextualização com a
História, Memória e a Histórica local, como por exemplo, buscando para o seu
presente e sua realidade, os alunos mencionaram manifestações de cultura como o
congado viçosense a marcha Nico Lopes, com o passar dos anos, transformou em
tradição, não somente para os estudantes universitários, mas para toda a
população.
![]() |
Marcha Nico Lopes de 1940 |
O exercício de
História, Memória e os possíveis diálogos entre a sala de aula não apenas de
limitou ao espaço do ambiente da classe, já que os alunos além de pensar a
relação patrimonial de Viçosa também estenderam o seu aprendizado por meio de
entrevistas objetivando construir a memória da sociedade e levar informações
sobre as riquezas da região por meio das manifestações culturais aqui
presentes.
![]() |
Congado da cidade de Viçosa |
A partir dos
diálogos com a turma, pude constatar que as atividades na turma 207
apresentaram como objetivo não somente levar o conhecimento para o ambiente
estudantil, como também para a comunidade ligada à escola. Dessa forma, na
exposição do Projeto foram apresentados os trabalhos feitos de cada turma
participante, e assim, todos os alunos puderam ter contato com a produção das
demais classes, de maneira que, possibilitou trocar conhecimento e
experiências.
![]() |
Apresentação do projeto na Escola Estadual Raul de Leoni no dia 17/07/2013 |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
HOBSBAWM,
Eric. “Introdução” In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/congado-na-microrregiao-de-vicosa, acesso
em: 29/07/2013
Disponível em:
http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/TeCer/Educa%C3%A7%C3%A3o/Ufv/ufv0002.html,
acesso em: 01/08/2013.
Bolsista: Bruna Barbosa da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário