A
partir do projeto que está sendo desenvolvido na Escola Raul de Leoni : “
História, memória e representações do município de viçosa ’’, foram
desenvolvidas atividades para explicação do projeto e compreensão de alguns
conceitos necessários ao desenvolvimento do tema, dentre eles a idéia sobre o
Patrimônio.
O entendimento sobre o patrimônio público e como podemos conceituar esse termo, foi um debate proposto por mim e os alunos da turma do primeiro ano do ensino médio. Na duração de uma aula propus a apresentação de uma imagem de um bem tombado de viçosa, o colégio de viçosa, e suas representações antes e depois. Em um determinado período o colégio era um referencial em educação para a cidade e hoje em termos gerais é considerado como um resquício de uma arquitetura antiga e administrativa, perdendo em parte como símbolo educacional. A idéia era proporcionar aos alunos algum conhecimento sobre o patrimônio material que existe em viçosa, propondo através do suporte do texto e da imagem, confrontações sobre o que é patrimônio e como nossa relação diante do bem muda conforme o passar do tempo agregando a eles novos valores e ideologias.
Além disso, conceituamos o bem imaterial. Imaterial de uma cultura popular que é desenvolvida no município que incluem manifestações culturais como o congado que é uma dança de origem africana que é desenvolvidas nos distritos de São José do Triunfo e Airões (localidades próximas a cidade de viçosa). Mas também as manifestações de caráter alimentício, como o doce de leite viçosa, por exemplo considerado um bem imaterial da cidade; e é conhecido em todo o território nacional.
Com isso, houve por parte dos alunos um interesse de compreender o que era patrimônio e quais suas representações na cidade. Acredito que a necessidade de propor essa atividade foi positiva, pois aproximou conceitos abstratos como patrimônio, memória e identidade da materialidade. Os alunos conseguiram visualizar como era importante a preservação do bem e como cada um de nós pode contribuir para isso. O objetivo central da atividade era de desenvolver esses conceitos, e foi alcançado com sucesso uma vez que houve um dialogo com os alunos após a explicação.
Portanto, considerando a necessidade de desenvolver a materialidade histórica de alguns temas, notei que essa visualização torna possível uma maior aproximação dos alunos com a realidade da cidade ou talvez com a sua própria realidade. Estimulando neles uma identificação com o tema e quem sabe uma melhor assimilação com os temas que já foram trabalhados ou que ainda serão explorados no livro didático. Não deixando de lado que este fator é extremamente positivo para aproximação dos alunos com a disciplina de história.
Abaixo, seguem as imagens disponíveis no link:
Colégio de viçosa antes e em seguida sua atual
configuração:
BIBLIOGRAFIA:
História das sociedades sem Estado ás monarquias
absolutistas,volume 1. Ronaldo Vainfas (ET AL) São Paulo,Saraiva, 2010
Le Goff, Jacques. Documento / Monumento. História e Memória. Campinas, São Paulo. Editora da Unicamp, 1990. P. 535-549.
Bolsista: Ariella Moreira
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