terça-feira, 6 de agosto de 2013

PROJETO: “HISTÓRIA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE O PASSADO E O PRESENTE”.

   No mês de Julho, na Escola Estadual Raul de Leoni, realizamos a exposição da primeira parte do nosso Projeto: “História, Memória e Representações Sociais do Município de Viçosa: Possíveis Diálogos entre o passado e o presente”. Esse projeto tem como principal objetivo fazer com que os alunos conheçam melhor a cidade onde eles vivem fazendo com que eles se sintam parte importante desta e que consigam ver as transformações ocorridas na cidade e como elas refletem hoje na vida das pessoas.

   No primeiro momento propusemos que os alunos fizessem entrevistas com pessoas de diferentes idades questionando-as sobre características da cidade de Viçosa, os seus lugares mais importantes e o que elas entendiam por Patrimônio Histórico. As respostas destas entrevistas trouxeram valiosas informações e decidimos como ponto de partida, dividir o trabalho em Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, pois a maioria dos alunos relataram esses dois tipos de Patrimônio, sem saberem ao certo o que eles significavam.

   Na sala 106, trabalhamos com o conceito de Patrimônio Material e a sala foi dividida em três grupos para a confecção de cartazes.  Os locais escolhidos para essa sala foram: A Casa Arthur Bernardes, A Estação Ferroviária e a Praça do Rosário.  A Casa Arthur Bernardes, por exemplo, foi a mais citada nos trabalhos nas palavras dos alunos: como “sendo importante por ser uma casa onde um Ex-presidente já morou”. Alguns alunos acharam interessante comparar a função exercida pela Estação quando foi construída e nos dias de hoje. A Praça do Rosário também despertou a atenção dos alunos, fazendo com que eles procurassem as mudanças que ocorreram em vários prédios que nela são localizados. Olharam com ar de curiosidade ao perceberem que no lugar da prefeitura havia uma igreja e que alguns prédios, como o que funciona um sacolão de verduras, já foi uma boate. Além disso, eles compararam de forma interessante, os aspectos culturais, analisando as roupas das pessoas e os motivos delas irem para a praça antigamente e nos dias de hoje.

   Os cartazes produzidos, as entrevistas e os demais trabalhos do projeto foram expostos no dia 17/07 na Escola e contou com a presença de alunos, professores, bolsistas e do coordenador do Pibid de História Professor Ângelo Assis. Foi um momento em que os alunos puderam ter contato com trabalhos de outras turmas e que as pessoas puderam ler e ver um pouquinho mais sobre a cidade de Viçosa. Para ilustrar a ideia de Patrimônio Imaterial, levamos produtos fabricados em Viçosa, como doce de leite, iogurte, pão de queijo, o que atraiu ainda mais a atenção dos alunos



Fotos do dia do projeto: a exposição e todos os bolsistas juntamente com a Professora Fátima e o coordenador do Pibid de História Professor Ângelo Assis.

BIBLIOGRAFIA:
LE GOFF, Jacques. "A Nova História". In: LE GOFF, Jacques. A Nova História. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIMA, Idelsuite de Souza. Abordagem Do Ensino Da História Local Nos Livros Didáticos Séries Iniciais. Acesso em: 20/03/2012. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0801.htm. Acessado em: 3/06/2013

Bolsista: Laís Maia

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