No mês de Julho, na Escola Estadual Raul de Leoni,
realizamos a exposição da primeira parte do nosso Projeto: “História, Memória e
Representações Sociais do Município de Viçosa: Possíveis Diálogos entre o
passado e o presente”. Esse projeto tem como principal objetivo fazer com que
os alunos conheçam melhor a cidade onde eles vivem fazendo com que eles se
sintam parte importante desta e que consigam ver as transformações ocorridas na
cidade e como elas refletem hoje na vida das pessoas.
No primeiro momento propusemos que os alunos fizessem
entrevistas com pessoas de diferentes idades questionando-as sobre
características da cidade de Viçosa, os seus lugares mais importantes e o que
elas entendiam por Patrimônio Histórico. As respostas destas entrevistas trouxeram
valiosas informações e decidimos como ponto de partida, dividir o trabalho em
Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, pois a maioria dos alunos relataram
esses dois tipos de Patrimônio, sem saberem ao certo o que eles significavam.
Na sala 106, trabalhamos com o conceito de Patrimônio
Material e a sala foi dividida em três grupos para a confecção de
cartazes. Os locais escolhidos para essa
sala foram: A Casa Arthur Bernardes, A Estação Ferroviária e a Praça do
Rosário. A Casa Arthur Bernardes, por
exemplo, foi a mais citada nos trabalhos nas palavras dos alunos: como “sendo
importante por ser uma casa onde um Ex-presidente já morou”. Alguns alunos
acharam interessante comparar a função exercida pela Estação quando foi
construída e nos dias de hoje. A Praça do Rosário também despertou a atenção
dos alunos, fazendo com que eles procurassem as mudanças que ocorreram em
vários prédios que nela são localizados. Olharam com ar de curiosidade ao
perceberem que no lugar da prefeitura havia uma igreja e que alguns prédios,
como o que funciona um sacolão de verduras, já foi uma boate. Além disso, eles
compararam de forma interessante, os aspectos culturais, analisando as roupas
das pessoas e os motivos delas irem para a praça antigamente e nos dias de
hoje.
Os cartazes produzidos, as entrevistas e os
demais trabalhos do projeto foram expostos no dia 17/07 na Escola e contou com
a presença de alunos, professores, bolsistas e do coordenador do Pibid de
História Professor Ângelo Assis. Foi um momento em que os alunos puderam ter
contato com trabalhos de outras turmas e que as pessoas puderam ler e ver um
pouquinho mais sobre a cidade de Viçosa. Para ilustrar a ideia de Patrimônio
Imaterial, levamos produtos fabricados em Viçosa, como doce de leite, iogurte,
pão de queijo, o que atraiu ainda mais a atenção dos alunos
Fotos do dia do projeto: a
exposição e todos os bolsistas juntamente com a Professora Fátima e o
coordenador do Pibid de História Professor Ângelo Assis.
BIBLIOGRAFIA:
LE GOFF, Jacques. "A Nova História". In: LE GOFF, Jacques. A Nova História. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIMA, Idelsuite de Souza. Abordagem Do Ensino Da História Local Nos Livros Didáticos Séries Iniciais. Acesso em: 20/03/2012. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0801.htm. Acessado em: 3/06/2013
Bolsista: Laís Maia
BIBLIOGRAFIA:
LE GOFF, Jacques. "A Nova História". In: LE GOFF, Jacques. A Nova História. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIMA, Idelsuite de Souza. Abordagem Do Ensino Da História Local Nos Livros Didáticos Séries Iniciais. Acesso em: 20/03/2012. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0801.htm. Acessado em: 3/06/2013
Bolsista: Laís Maia
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