A Superintendente do Centro de Estudos e
Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Anna Helena Altenfelder,
levanta uma boa análise do retrato da educação no Brasil, aborda a respeito da
falta de atenção que o Ensino Fundamental II tem dentro das políticas
educacionais, como também demonstra os principais problemas e soluções para a
melhoria do desempenho dos estudantes dessa fase do ensino. Veja a entrevista
na íntegra (Clique aqui) e deixe sua opinião a respeito das soluções indicadas
pela pedagoga.
Bolsistas: Daniela Nalon e Sara Helena
A minha questão diante de um balanço como o apresentado é se a responsabilidade de estruturação do ensino deve ser considerada como tarefa do Estado, isso porque o que percebo em professores do ensino fundamental II é uma descrença no próprio estudante, muitas vezes o percebendo ainda como indivíduo infantilizado que só vai conseguir adquirir o que lhe é passado, esquecendo-se de que nesta fase deve haver uma valorização e abertura para o debate e diálogo em sala de aula.
ResponderExcluirÉ interessante utilizar da fala da pedagoga sobre a falta de definição e atenção nessa fase do ensino ou pelo governo municipal ou estadual, se essa falta de atenção existe, acredito que quem adentra a sala de aula, seja da instituição que for ou nível de aprendizagem deve se empenhar em melhorar no que pode, pois esperar do governo todas as resoluções não é nem mais eficaz nem a melhor saída.