quarta-feira, 2 de outubro de 2013

As implicações da Revolução Cubana e a apropriação de sua imagem pela mídia

Segue a sugestão de um plano de aula para 8º ou 9º ano do ensino fundamental a respeito da Revolução Cubana e as ideologias e significados que a circundam até hoje.

APRESENTAÇÃO:

A Revolução Cubana é um tema interessante porque permite trabalhar conceitos como: revolução e a idéia de violência. Por que a violência é o caminho que muitos movimentos e manifestações sociais encontram a priori para solucionar os problemas vigentes na sociedade? E, como a intencionalidade produzida pela mídia – como à imagem de Cuba ou de Che Guevara - pode vir a interferir em nosso modo de pensar?
CONTEÚDO:
·         Antecedentes históricos da Revolução Cubana;
·         O conceito de Revolução;
·         Contextualização da Revolução Cubana;
·         Implicações entre Revolução Cubana e a Mídia;
·         A apropriação da figura de Che Guevara.
OBJETIVOS GERAIS:

Analisar as condições que levaram à Revolução Cubana e à idolatria a figura de Che Guevara. Como a mídia e as pessoas se apropriaram da imagem de Che Guevara - o revolucionário comunista que se tornou “ícone” do capitalismo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Refletir a respeito sobre a “moralização” da imagem de Cuba que é divulgada pela mídia norte-americana: apresentando Cuba como um país terrorista, ameaçador, corrupto e tirânico. Apresentar uma reflexão sobre até que ponto essa imagem que é divulgada pelos EUA é verídica e como a mídia pode influenciar tanto o comportamento das pessoas, até chegar o ponto de se pensar que tudo o que ela produz é uma “verdade” deixando de lado a existência da “intencionalidade”. Como os EUA podem pensar que ele tem o direito de interferir e fazer o que bem entender com outras nações?

METODOLOGIA:
1º momento: Apresentar os antecedentes que condicionou a Revolução Cubana acontecer;
2º momento: Trabalhar o conceito de “Revolução”. Indagar aos alunos sobre o que eles pensam que seja “Revolução”. Apresentar duas idéias de Revolução: uma que pode simbolizar o retorno as raízes; como também o rompimento com um antigo regime e a inserção de uma nova ordem. Dialogar com os alunos como o conceito pode estar relacionado com a ação implementada em Cuba pelo grupo de revolucionários;
3º momento: Contextualizar a Revolução Cubana apresentando os seus principais pontos para os alunos.
4º momento: Discutir com os alunos como a mídia pode vir a interferir no comportamento e no modo de pensar das pessoas.
Devido às rivalidades entre EUA e Cuba, como a mídia norte-americana apresenta a imagem de Cuba - país corrupto e terrorista. Assim, como uma imagem parecida deve ser produzida por Cuba em relação aos EUA. Entretanto, a questão é pensar: qual o impacto dessas informações ao público? Sendo preciso colocar em pauta para os alunos que a mídia tem suas intencionalidades, por isso o objetivo é induzir o senso crítico nos alunos com relação ao papel da mídia.
5º momento: Por fim, discutir a respeito da apropriação da figura de Che Guevara. Como a publicidade e os jovens assimilam e apropriam da imagem de Che. Será que existe por parte dos jovens - que usam produtos, a exemplo das camisas impressas com o seu rosto – o conhecimento de quem foi Che Guevara? Como essa imagem vem sendo apropriada por eles?
 

“Che Guevara” por Fabian Ciarolo. Disponível em: http://nnaked.files.wordpress.com/2012/02/che-guevara_fabciraolo.gif?w=710.
 

“Guerrillero heroico” por Alberto Díaz Korda. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/CheHigh.jpg/230px-CheHigh.jpg.

“Che Guevara palestino” por Latuff. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/09/291128.shtml.


RECURSOS:
·         Imagens: “Che Guevara” por Fabian Ciarolo; “Che Guevara bebendo Coca-Cola – autoria desconhecida”; “Che Guevara palestino” por Latuff; Che Guevara “Guerrillero heroico” por Alberto Díaz Korda; Mapa de Sierra Maestra (Cuba).
·         Quadro de giz;
ATIVIDADES:
A partir das discussões realizadas a respeito da Revolução Cubana e de sua imagem na atualidade e, com relação às imagens “distorcidas” de Che Guevara, propõe-se uma atividade para que os estudantes redijam um texto respondendo a seguinte pergunta: se estivesse vivo, o que Che Guevara acharia do presente de Cuba? E, com relação a sua imagem como “ícone pop” da propaganda capitalista? Procurando relacionar os eventos à tensão entre norte-americanos e cubanos, além de levar em conta o debate atual sobre a luta contra o terrorismo e o respeito aos direitos humanos. 
BIBLIOGRAFIA:
AYERBE, L. F. . A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. v. 2000. 134 p
SADER, Eder (org.) Che Guevara – Política. São Paulo, Expressão Popular, 2004, p. 81-97.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural, 1989, PP.389-404

Bolsista: Maria Belico




Nenhum comentário:

Postar um comentário