Segue a sugestão de um plano de aula
para 8º ou 9º ano do ensino fundamental a respeito da Revolução Cubana e as
ideologias e significados que a circundam até hoje.
APRESENTAÇÃO:
A
Revolução Cubana é um tema interessante porque permite trabalhar conceitos
como: revolução e a idéia de violência. Por que a violência é o
caminho que muitos movimentos e manifestações sociais encontram a priori para
solucionar os problemas vigentes na sociedade? E, como a intencionalidade
produzida pela mídia – como à imagem de Cuba ou de Che Guevara - pode vir a
interferir em nosso modo de pensar?
CONTEÚDO:
·
Antecedentes históricos da Revolução
Cubana;
·
O conceito de Revolução;
·
Contextualização da Revolução Cubana;
·
Implicações entre Revolução Cubana e a
Mídia;
·
A apropriação da figura de Che Guevara.
OBJETIVOS GERAIS:
Analisar as condições que levaram à Revolução Cubana e à idolatria a figura de Che Guevara. Como a mídia e as pessoas se apropriaram da imagem de Che Guevara - o revolucionário comunista que se tornou “ícone” do capitalismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Refletir a respeito
sobre a “moralização” da imagem de Cuba que é divulgada pela mídia
norte-americana: apresentando Cuba como um país terrorista, ameaçador, corrupto
e tirânico. Apresentar uma reflexão sobre até que ponto essa imagem que é
divulgada pelos EUA é verídica e como a mídia pode influenciar tanto o
comportamento das pessoas, até chegar o ponto de se pensar que tudo o que ela produz
é uma “verdade” deixando de lado a existência da “intencionalidade”. Como os
EUA podem pensar que ele tem o direito de interferir e fazer o que bem entender
com outras nações?
METODOLOGIA:
1º momento: Apresentar
os antecedentes que condicionou a Revolução Cubana acontecer;
2º momento: Trabalhar
o conceito de “Revolução”. Indagar aos alunos sobre o que eles pensam que seja
“Revolução”. Apresentar duas idéias de Revolução: uma que pode simbolizar o
retorno as raízes; como também o rompimento com um antigo regime e a inserção
de uma nova ordem. Dialogar com os alunos como o conceito pode estar
relacionado com a ação implementada em Cuba pelo grupo de revolucionários;
3º momento:
Contextualizar a Revolução Cubana apresentando os seus principais pontos para
os alunos.
4º momento:
Discutir com os alunos como a mídia pode vir a interferir no comportamento e no
modo de pensar das pessoas.
Devido
às rivalidades entre EUA e Cuba, como a mídia norte-americana apresenta a
imagem de Cuba - país corrupto e terrorista. Assim, como uma imagem parecida
deve ser produzida por Cuba em relação aos EUA. Entretanto, a questão é pensar:
qual o impacto dessas informações ao público? Sendo preciso colocar em pauta para
os alunos que a mídia tem suas intencionalidades, por isso o objetivo é induzir
o senso crítico nos alunos com relação ao papel da mídia.
5º momento:
Por fim, discutir a respeito da apropriação da figura de Che Guevara. Como a
publicidade e os jovens assimilam e apropriam da imagem de Che. Será que existe
por parte dos jovens - que usam produtos, a exemplo das camisas impressas com o
seu rosto – o conhecimento de quem foi Che Guevara? Como essa imagem vem sendo apropriada
por eles?
“Che Guevara” por
Fabian Ciarolo. Disponível em: http://nnaked.files.wordpress.com/2012/02/che-guevara_fabciraolo.gif?w=710.
|
“Guerrillero heroico” por Alberto Díaz Korda.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/CheHigh.jpg/230px-CheHigh.jpg.
|
“Che Guevara palestino” por
Latuff. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/09/291128.shtml.
|
“Che
Guevara bebendo Coca-Cola”, autoria desconhecida. Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2o0WvwdVsoRGRp-z87-Ly43vvvmXFbMK3mdN28F3-mgc8Yq9-v64C2Uc6y3WHPuK7m0vJpyeqXVvSWQmcsIYTqC7UD7hq7CLQa_OVifndUzZ_6LNQns2rNte2Hk8Fz13l8DHZ4fd184GO/s640/202404.jpg.
|
RECURSOS:
·
Imagens: “Che Guevara” por Fabian Ciarolo;
“Che
Guevara bebendo Coca-Cola – autoria desconhecida”; “Che Guevara palestino” por
Latuff; Che Guevara “Guerrillero heroico” por Alberto Díaz
Korda; Mapa de Sierra Maestra (Cuba).
·
Quadro de giz;
ATIVIDADES:
A partir das discussões realizadas a respeito da Revolução Cubana
e de sua imagem na atualidade e, com relação às imagens “distorcidas” de Che
Guevara, propõe-se uma atividade para que os estudantes redijam um texto
respondendo a seguinte pergunta: se estivesse vivo, o que Che Guevara acharia
do presente de Cuba? E, com relação a sua imagem como “ícone pop” da propaganda
capitalista? Procurando relacionar os eventos à tensão entre norte-americanos e
cubanos, além de levar em conta o debate atual sobre a luta contra o terrorismo
e o respeito aos direitos humanos.
BIBLIOGRAFIA:
AYERBE, L. F. . A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. v. 2000. 134 p
SADER, Eder (org.) Che Guevara – Política. São Paulo, Expressão Popular, 2004, p. 81-97.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São
Paulo: Trajetória Cultural, 1989, PP.389-404
Bolsista: Maria Belico
Nenhum comentário:
Postar um comentário