O professor Mauro Rene Figueiredo
Salgado, trabalhou o Reino de Cuxe com os alunos do 6º ano (Ensino Fundamental)
da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, onde foram discutidas as principais
questões desse povo africano tão antigo e que desapareceu no decorrer dos
séculos. Através disso desenvolvi com os alunos uma atividade que abrangesse o
tema, como as diferentes fases do reino, as influências culturais recebidas de
outros povos, como a dos egípcios, perceptíveis em suas características
arquitetônicas e religiosas, na escrita inicialmente copiada dos hieróglifos sendo
a própria escrita desse povo a cursiva, criada mais tardiamente, talvez originada
dos gregos. Também temos nessa apresentação possíveis explicações quanto à
decadência de um enorme e potente império.
Apedemak,
maior divindade do povo cuxita
|
Escrita
cursiva Meroítica
|
A atividade foi desenvolvida em círculo
através de um jogo de perguntas e respostas feitas através do sorteio, onde
havia um pote contendo várias questões sobre o assunto, além delas havia também
surpresas como bombons, pirulitos, balas e doces, o que estimulava aos alunos a
participarem com mais empenho na atividade, porém havia também outros possíveis
sorteios como de algo que solicitava que o aluno escolhesse alguém da turma
para responder a pergunta sorteada, passar para o colega do lado ou coisas do
tipo. As atividades foram baseadas nas aulas licenciadas pelo professor e
supervisor do PIBID de História da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e
também por uma breve exposição didática feita por mim bolsista do PIBID de
História atuante no 6º ano da escola especificada. (Clique para ver as perguntas que foram sorteadas durante a atividade)
O
objetivo da atividade foi além de explanar as principais questões em torno do
assunto, discutir com os alunos até que ponto uma cultura estrangeira pode
influenciar um povo, mostrando-lhes que no caso dos Cuxitas, eles não perderam
seus hábitos, costumes e tradições, e que mesmo recebendo influências dos
egípcios devido a localidade do Reino, atual Sudão banhado pelo mesmo Rio Nilo,
os Cuxitas foram capazes de se estabelecerem, vencerem e dominarem um povo que
foi responsável pelo desenrolar de sua história. (Clique para ver o Planejamento de Aula)
A atividade tornou o
ambiente de sala de aula em total interação dos alunos com o assunto, com o
professor, com o bolsista e com eles próprios, uma maneira de coloca-los dentro
da relação ensino-aprendizagem, onde sua voz fez sentido na construção do
conhecimento.
Referências
Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam
Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio – Dos primeiros seres humanos à queda do Império Romano. 2ª ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
DAVIDSON, Basil. À descoberta do passado
de África. Lisboa: Sá da Costa, 1981.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a
lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
Segue
o link de onde as imagens foram retiradas:
https://www.google.com.br/search?q=apedemak&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=pjRMUva1LJH1qQGh14DYCQ&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1440&bih=805&dpr=1#facrc=_&imgdii=_&imgrc=1Y5Tqcd8fHg8IM%3A%3BWcjBlT80_7dZ3M%3Bhttp%253A%252F%252F25.media.tumblr.com%252F4ff943742a132961461e7be46586ff54%252Ftumblr_mj4t0l1hhK1rarbdeo4_400.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fdiasporicroots.tumblr.com%252Fpost%252F44545228797%3B327%3B447
Bolsista
do PIBID de História: Carlos Rodrigo Ferreira Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário