quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os Cuxitas: A construção de um grande império negro e suas influências culturais estrangeiras



O professor Mauro Rene Figueiredo Salgado, trabalhou o Reino de Cuxe com os alunos do 6º ano (Ensino Fundamental) da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, onde foram discutidas as principais questões desse povo africano tão antigo e que desapareceu no decorrer dos séculos. Através disso desenvolvi com os alunos uma atividade que abrangesse o tema, como as diferentes fases do reino, as influências culturais recebidas de outros povos, como a dos egípcios, perceptíveis em suas características arquitetônicas e religiosas, na escrita inicialmente copiada dos hieróglifos sendo a própria escrita desse povo a cursiva, criada mais tardiamente, talvez originada dos gregos. Também temos nessa apresentação possíveis explicações quanto à decadência de um enorme e potente império.



Apedemak, maior divindade do povo cuxita

Escrita cursiva Meroítica


A atividade foi desenvolvida em círculo através de um jogo de perguntas e respostas feitas através do sorteio, onde havia um pote contendo várias questões sobre o assunto, além delas havia também surpresas como bombons, pirulitos, balas e doces, o que estimulava aos alunos a participarem com mais empenho na atividade, porém havia também outros possíveis sorteios como de algo que solicitava que o aluno escolhesse alguém da turma para responder a pergunta sorteada, passar para o colega do lado ou coisas do tipo. As atividades foram baseadas nas aulas licenciadas pelo professor e supervisor do PIBID de História da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e também por uma breve exposição didática feita por mim bolsista do PIBID de História atuante no 6º ano da escola especificada. (Clique para ver as perguntas que foram sorteadas durante a atividade)
            O objetivo da atividade foi além de explanar as principais questões em torno do assunto, discutir com os alunos até que ponto uma cultura estrangeira pode influenciar um povo, mostrando-lhes que no caso dos Cuxitas, eles não perderam seus hábitos, costumes e tradições, e que mesmo recebendo influências dos egípcios devido a localidade do Reino, atual Sudão banhado pelo mesmo Rio Nilo, os Cuxitas foram capazes de se estabelecerem, vencerem e dominarem um povo que foi responsável pelo desenrolar de sua história. (Clique para ver o Planejamento de Aula)
A atividade tornou o ambiente de sala de aula em total interação dos alunos com o assunto, com o professor, com o bolsista e com eles próprios, uma maneira de coloca-los dentro da relação ensino-aprendizagem, onde sua voz fez sentido na construção do conhecimento. 
Referências Bibliográficas:

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio – Dos primeiros seres humanos à queda do Império Romano. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
DAVIDSON, Basil. À descoberta do passado de África. Lisboa: Sá da Costa, 1981.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
Segue o link de onde as imagens foram retiradas:


Bolsista do PIBID de História: Carlos Rodrigo Ferreira Barros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário