Na
Escola Estadual Raul de Leoni, a professora Fátima Freitas, trabalhou em sala
de aula o conteúdo sobre as Reformas Religiosas e Contra Reforma com os
estudantes das turmas de 1°
ano do Ensino Médio.
O século XVI foi um período de
profundas transformações na sociedade europeia. O Renascimento havia difundido
um novo pensamento à população e a burguesia ativava o seu lucro através do
comércio, sendo condenada pela igreja que considerava o lucro como pecado
mortal e renegava as mudanças que vinham ocorrendo, se atendo aos antigos
costumes feudais.
Entretanto, a Igreja havia se
tornado muito poderosa, com uma enorme ostentação do luxo se afastando dos seus
principais dogmas de pobreza e humildade, deixando a sociedade descontente. Com
o intuito de acumular mais riquezas, a Igreja se valia de estratégias como a
venda de indulgencias e cargos eclesiásticos. Tudo isso fez com que ocorresse a
chamada Reforma deflagrada por Martinho Lutero criando o Luteranismo sendo
seguido por João Calvino e Henrique VII que criaram o Calvinismo e o
Anglicanismo respectivamente.
Nesse cenário, a Igreja se via
obrigada a tomar medidas drásticas para conter a onda protestante que se
alastrava na Europa. Entre as medidas tomadas pela Igreja estava a reabertura do
Tribunal da Santa Inquisição e a publicação do Index, onde se encontrava uma lista de todos os livros considerados
hereges por pregar contra os dogmas da Igreja. Além disso, em 1545 realizou-se
o Concílio de Trento pelo qual a Igreja conseguiu provar que mesmo com as
reformas ainda era poderosa. Entre as medidas tomadas nesse Concílio pode-se
destacar o fortalecimento da autoridade do papa, a criação de regras para o
clero, a interpretação da Bíblia somente pela Igreja e o surgimento de novas
ordens religiosas.
Após a exposição desse conteúdo os alunos pediram algo que sintetizasse este tema e decidimos optar pela apresentação de uma vídeo-aula, como forma de ilustrar aquilo que eles já haviam estudado. O vídeo intitulado “As Reformas Religiosas” foi produzido pelo Telecurso e se encontra disponível na internet no link <http://www.youtube.com/watch?v=ItzPm96KpLk>.(Segue o link do Plano de Aula)
Após a exposição desse conteúdo os alunos pediram algo que sintetizasse este tema e decidimos optar pela apresentação de uma vídeo-aula, como forma de ilustrar aquilo que eles já haviam estudado. O vídeo intitulado “As Reformas Religiosas” foi produzido pelo Telecurso e se encontra disponível na internet no link <http://www.youtube.com/watch?v=ItzPm96KpLk>.(Segue o link do Plano de Aula)
Os
alunos prestaram muita atenção e após a exibição passamos alguns exercícios de
fixação da matéria e pedimos como trabalho para casa um pequeno texto que
sintetizasse o que havíamos estudado. Os textos entregues pelos alunos foram
satisfatórios demonstrando o empenho destes ao realizar esse tipo de atividade.
Na
sala de aula fizemos uma breve correção de alguns textos lendo alguns trechos e
explicando para os alunos aquilo que pode ser melhorado. Os alunos sugeriram
que esse tipo de atividade seja feita com mais frequência, pois garante uma
forma prazerosa de se aprender História. Além disso, essa foi uma maneira de
fazer com que os alunos exercitassem a escrita, já que esta é uma das grandes
dificuldades da turma.
O
texto a seguir é da aluna Ariane que particularmente se diz interessada pelo
tema:
“A Reforma e a Contrarreforma”
O processo de Reformas
Religiosas teve inicio no século XVI tendo como causas abusos cometidos pela
Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica
estava com o tempo perdendo sua identidade desde o final da Idade Média. Muitos
estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente no que diz respeito
ao celibato. O lucro e os juros eram vistos como práticas condenáveis pelos
religiosos, mas por outro lado o Papa arrecadava dinheiro através da venda de
indulgencias.
Um monge alemão, Martin
Lutero, foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja
Católica e criou 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
Essas teses de Lutero condenavam a venda de indulgencias e propunham a fundação
do Luteranismo como uma nova religião onde a salvação do homem ocorreria pelos
atos praticados em vida e, sobretudo pela fé.
Preocupados com os
avanços do protestantismo e com a perda de fieis, bispos e papas reúnem-se na
cidade de Trento na Itália para traçarem um plano de reação. Essa reunião
denominado Concílio de Trento tomou medidas como a criação da Inquisição que
punia e condenava os acusados de heresias e a criação do Index, um índice de
livros proibidos com o objetivo de evitar a propagação de ideias contrárias a
Igreja Católica.
Referências bobliográficas
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
LUIZETTO, Flavio. Reformas Religiosas. SP: Contexto, 1989.
MARQUES, Adhemar M.,
BERUTTI, Flavio C., FARIA, Ricardo de Moura. História Moderna através de textos. SP: Contexto, 1997.
ROCHA, Antônio Penalves. O filme: um recurso didático no ensino de história. São Paulo:
Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993.
Bolsista: Laís Maia
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