sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Reforma Religiosa e Contra Reforma



          Na Escola Estadual Raul de Leoni, a professora Fátima Freitas, trabalhou em sala de aula o conteúdo sobre as Reformas Religiosas e Contra Reforma com os estudantes das turmas de 1° ano do Ensino Médio.
            O século XVI foi um período de profundas transformações na sociedade europeia. O Renascimento havia difundido um novo pensamento à população e a burguesia ativava o seu lucro através do comércio, sendo condenada pela igreja que considerava o lucro como pecado mortal e renegava as mudanças que vinham ocorrendo, se atendo aos antigos costumes feudais.
            Entretanto, a Igreja havia se tornado muito poderosa, com uma enorme ostentação do luxo se afastando dos seus principais dogmas de pobreza e humildade, deixando a sociedade descontente. Com o intuito de acumular mais riquezas, a Igreja se valia de estratégias como a venda de indulgencias e cargos eclesiásticos. Tudo isso fez com que ocorresse a chamada Reforma deflagrada por Martinho Lutero criando o Luteranismo sendo seguido por João Calvino e Henrique VII que criaram o Calvinismo e o Anglicanismo respectivamente.
            Nesse cenário, a Igreja se via obrigada a tomar medidas drásticas para conter a onda protestante que se alastrava na Europa. Entre as medidas tomadas pela Igreja estava a reabertura do Tribunal da Santa Inquisição e a publicação do Index, onde se encontrava uma lista de todos os livros considerados hereges por pregar contra os dogmas da Igreja. Além disso, em 1545 realizou-se o Concílio de Trento pelo qual a Igreja conseguiu provar que mesmo com as reformas ainda era poderosa. Entre as medidas tomadas nesse Concílio pode-se destacar o fortalecimento da autoridade do papa, a criação de regras para o clero, a interpretação da Bíblia somente pela Igreja e o surgimento de novas ordens religiosas.

            Após a exposição desse conteúdo os alunos pediram algo que sintetizasse este tema e decidimos optar pela apresentação de uma vídeo-aula, como forma de ilustrar aquilo que eles já haviam estudado. O vídeo intitulado “As Reformas Religiosas” foi produzido pelo Telecurso e se encontra disponível na internet no link <http://www.youtube.com/watch?v=ItzPm96KpLk>.(Segue o link do Plano de Aula)
Os alunos prestaram muita atenção e após a exibição passamos alguns exercícios de fixação da matéria e pedimos como trabalho para casa um pequeno texto que sintetizasse o que havíamos estudado. Os textos entregues pelos alunos foram satisfatórios demonstrando o empenho destes ao realizar esse tipo de atividade.
Na sala de aula fizemos uma breve correção de alguns textos lendo alguns trechos e explicando para os alunos aquilo que pode ser melhorado. Os alunos sugeriram que esse tipo de atividade seja feita com mais frequência, pois garante uma forma prazerosa de se aprender História. Além disso, essa foi uma maneira de fazer com que os alunos exercitassem a escrita, já que esta é uma das grandes dificuldades da turma.
O texto a seguir é da aluna Ariane que particularmente se diz interessada pelo tema:

“A Reforma e a Contrarreforma”
O processo de Reformas Religiosas teve inicio no século XVI tendo como causas abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica estava com o tempo perdendo sua identidade desde o final da Idade Média. Muitos estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente no que diz respeito ao celibato. O lucro e os juros eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos, mas por outro lado o Papa arrecadava dinheiro através da venda de indulgencias.
Um monge alemão, Martin Lutero, foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e criou 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Essas teses de Lutero condenavam a venda de indulgencias e propunham a fundação do Luteranismo como uma nova religião onde a salvação do homem ocorreria pelos atos praticados em vida e, sobretudo pela fé.
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fieis, bispos e papas reúnem-se na cidade de Trento na Itália para traçarem um plano de reação. Essa reunião denominado Concílio de Trento tomou medidas como a criação da Inquisição que punia e condenava os acusados de heresias e a criação do Index, um índice de livros proibidos com o objetivo de evitar a propagação de ideias contrárias a Igreja Católica.



Referências bobliográficas

 


COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
LUIZETTO, Flavio. Reformas Religiosas. SP: Contexto, 1989.
MARQUES, Adhemar M., BERUTTI, Flavio C., FARIA, Ricardo de Moura. História Moderna através de textos. SP: Contexto, 1997.
ROCHA, Antônio Penalves. O filme: um recurso didático no ensino de história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993.



Bolsista: Laís Maia




 

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