terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Segunda Guerra Mundial



A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica que aliados a crise mundial de 1929, provocaram o crescimento do nacionalismo, assim como da extrema direita (os regimes totalitários).
Tendo já estudado sobre a Primeira Guerra Mundial, crise mundial de 1929, e sobre os regimes totalitários, é importante que os alunos saibam interligar os fatos entre sí, para que entendam melhor os antecedentes, causas e consequências da Segunda Guerra Mundial. (Veja o plano de aula)
O conteúdo foi trabalhado em 5 aulas de 50 minutos cada. Sendo que, na primeira aula procurei gerar uma discussão em sala perguntando aos alunos o que viestes entendiam de ‘Segunda Guerra Mundial’. Essa discussão foi muito positiva, uma vez que, eles souberam ligar o fato a conteúdos estudados anteriormente, e relembraram o que já haviam visto sobre o assunto no 9º ano.
Na segunda aula, foi proposta a elaboração de um trabalho que consistia em dividir a sala em quatro grupos, onde cada grupo escolheria um filme relacionado à 2ª Guerra, e em uma aula posterior apresentariam oralmente para toda turma o que conseguiram aprender e identificar sobre o conteúdo no decorrer do filme. Os filmes escolhidos pelos grupos foram: “A vida é bela”, “A Queda”, “O menino do pijama listrado” e “O pianista”. Cada filme foca um aspecto do acontecimento, e a troca de informações durante as apresentações orais foi muito positiva para toda turma. Foi pedido também, para que os alunos entregassem um pequeno relatório antes da apresentação, que os norteasse durante a mesma, e que confeccionassem um cartaz com a síntese e informações sobre a produção do filme (como ano de produção, autor e suas vertentes, e etc.).
Com os grupos já dividos, na terceira aula foram trabalhados os acontecimentos importantes que antecederam a Segunda Guerra, abordando os tópicos:
·         2ª Guerra, continuação da Primeira?
·         O que levou os países envolvidos a entrarem em conflito?
·         A 2ª Guerra foi uma Guerra Política?
·         Formação de Alianças (Potências do Eixo e Potências Aliadas)
·         Frente Popular na França
·         A Guerra Civil Espanhola, um ensaio para a 2ª Guerra
Na quarta aula foram trabalhados os seguintes tópicos:
·         Antecedentes, e o que aconteceu após Hitler assumir a direção da Alemanha
·         As Vitórias Alemãs e seu poderio militar extraordinário
·         A Virada da Guerra na Frente Russa, a grande resistência soviética
·         A derrota do Terceiro Reich, o fim do domínio fascista
·         Brasil e sua participação na 2ª Guerra
·         Consequências do Conflito, o que aconteceu após o rendimento de Hitler


Com o conteúdo já trabalhado em sala, na quinta aula aconteceram as apresentações dos trabalhos. Mesmo com um tempo corrido para a elaboração e apresentação, os alunos mostraram um empenho muito grande ao preparar as apresentações. Eles mostraram domínio sobre a mensagem transmitida pelo filme e o mais importante, foram capazes de relacionar e até mesmo questionar o conteúdo transmitido em sala com a história contada pelos filmes. Foi uma experiência fantástica, onde até mesmo os alunos que pouco se destacam durante a realização de atividades, se mostraram interessados e envolvidos com o trabalho.
 
Aulas ministradas pela Prof. Maria de Fátima Freitas, e atividades desenvolvidas pela bolsista Iglia T. Martins Ferreira. Conteúdo direcionado ao 3º ano, turma 312, da E. E. Raul de Leoni – Viçosa, MG.

Referências:
·         VAINFAS, Ronaldo; ET all. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.
·         GONÇALVES, Williams da Silva. A Segunda Guerra Mundial. In: REIS FILHO, Daniel A., FERREIRA, Jorge & ZENHA, Celeste (orgs). O século XX. Vol. 2: O tempo das crises – Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 165-193.

     Bolsista: Iglia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário