A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das
relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do
desenvolvimento da indústria bélica que aliados a crise mundial de 1929,
provocaram o crescimento do nacionalismo, assim como da extrema direita (os
regimes totalitários).
Tendo já estudado sobre a Primeira Guerra Mundial, crise
mundial de 1929, e sobre os regimes totalitários, é importante que os alunos
saibam interligar os fatos entre sí, para que entendam melhor os antecedentes,
causas e consequências da Segunda Guerra Mundial. (Veja o plano de aula)
O conteúdo foi trabalhado em 5 aulas de 50 minutos cada.
Sendo que, na primeira aula procurei gerar uma discussão em sala perguntando
aos alunos o que viestes entendiam de ‘Segunda Guerra Mundial’. Essa discussão
foi muito positiva, uma vez que, eles souberam ligar o fato a conteúdos
estudados anteriormente, e relembraram o que já haviam visto sobre o assunto no
9º ano.
Na segunda aula, foi proposta a elaboração de um trabalho que
consistia em dividir a sala em quatro grupos, onde cada grupo escolheria um
filme relacionado à 2ª Guerra, e em uma aula posterior apresentariam oralmente
para toda turma o que conseguiram aprender e identificar sobre o conteúdo no decorrer
do filme. Os filmes escolhidos pelos grupos foram: “A vida é bela”, “A Queda”, “O menino do pijama listrado” e “O pianista”.
Cada filme foca um aspecto do acontecimento, e a troca de informações durante
as apresentações orais foi muito positiva para toda turma. Foi pedido também,
para que os alunos entregassem um pequeno relatório antes da apresentação, que os
norteasse durante a mesma, e que confeccionassem um cartaz com a síntese e
informações sobre a produção do filme (como ano de produção, autor e suas
vertentes, e etc.).
Com os grupos já dividos, na terceira aula foram trabalhados
os acontecimentos importantes que antecederam a Segunda Guerra, abordando os
tópicos:
·
2ª Guerra, continuação da Primeira?
·
O que levou os países envolvidos a entrarem em
conflito?
·
A 2ª Guerra foi uma Guerra Política?
·
Formação de Alianças (Potências do Eixo e
Potências Aliadas)
·
Frente Popular na França
·
A Guerra Civil Espanhola, um ensaio para a 2ª
Guerra
Na
quarta aula foram trabalhados os seguintes tópicos:
·
Antecedentes, e o que aconteceu após
Hitler assumir a direção da Alemanha
·
As Vitórias Alemãs e seu poderio militar
extraordinário
·
A Virada da Guerra na Frente Russa, a
grande resistência soviética
·
A derrota do Terceiro Reich, o fim do
domínio fascista
·
Brasil e sua participação na 2ª Guerra
·
Consequências do Conflito, o que
aconteceu após o rendimento de Hitler
Com o conteúdo já
trabalhado em sala, na quinta aula aconteceram as apresentações dos trabalhos.
Mesmo com um tempo corrido para a elaboração e apresentação, os alunos
mostraram um empenho muito grande ao preparar as apresentações. Eles mostraram
domínio sobre a mensagem transmitida pelo filme e o mais importante, foram
capazes de relacionar e até mesmo questionar o conteúdo transmitido em sala com
a história contada pelos filmes. Foi uma experiência fantástica, onde até mesmo
os alunos que pouco se destacam durante a realização de atividades, se
mostraram interessados e envolvidos com o trabalho.
Referências:
·
VAINFAS, Ronaldo; ET all. História: o mundo por um fio: do século XX
ao XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.
·
GONÇALVES, Williams da Silva. A Segunda
Guerra Mundial. In: REIS FILHO, Daniel A., FERREIRA, Jorge & ZENHA, Celeste
(orgs). O século XX. Vol. 2: O tempo
das crises – Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2000, p. 165-193.
Bolsista: Iglia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário