A partir do que está
sendo trabalhado pelo Professor Mauro, na turma do 9º ano na Escola Estadual
Ministro Edmundo Lins foi realizada um atividade de reforço sobre o período
Varguista e o período da Guerra Fria com utilização de charges em sala de aula.
A charge em sala de
aula é utilizada como alternativa para propor um ensino mais dinâmico e
diferenciado, sendo assim, apresenta um conteúdo satírico e critico de um
determinado fato, desse modo abre-se precedente a discussão sobre o que
aconteceu e quais suas principais consequências. A charge também contribui para
que os alunos consigam entender por meio da linguagem visual os fatos históricos
ou criticas comuns de um determinado período por eles mesmos.
Com isso durante uma
aula de reforço para a turma do 9 ano, foram passadas duas charges que seguem
abaixo:
Nessa primeira charge o
objetivo principal era divulgar aos alunos as várias posturas assumidas pelo
governo Varguista as quais são demonstradas pelas vestimentas que evoluem de
modo a retratar desde a postura de tomada do poder com o apoio dos militares
(tenentes), até o fim de sua carreira presidencialista pela utilização da
imagem do suicida. Como não foi possível dar todo o conteúdo sobre a “Era
Vargas”, essa charge foi analisada com os alunos comentando e discutindo as
imagens e não propondo uma atividade escrita.
A segunda charge apresentada foi à
seguinte:
Após os estudantes já
tomarem contato com o tema Guerra Fria foi realizada uma discussão com os alunos
sobre como esta fora uma guerra silenciosa e direta em que as nações que disputam
a hegemonia global lutavam com o grande poder bélico, mas devido a uma ameaça
de guerra nuclear se atacam com “flechas”; compreendendo aqui o sentido das flechas
como a participação dos países em outras guerras que aconteceram no período na
conquista de aliados.
A avaliação da
atividade foi realizada em texto analítico da charge, no qual os estudantes escreveram
um mínimo de 2 linhas até 5 linhas o que compreenderam sobre a critica da mesma.
Portanto os objetivos iniciais foram alcançados com sucesso, após a atividade a
aula foi encerrada e as atividades corrigidas e entregues ao professor Mauro.
As imagens estão disponíveis em:
Bibliografia:
BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro
milênio. 2 ed. São Paulo: Moderna,
2006.
Veiga,
Ilma Passos Alencastro. Técnicas de
ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP, Papirus,2011. P. 11-50.
Bolsista: Ariella Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário