domingo, 13 de outubro de 2013

Análises de charges sobre Vargas e Guerra Fria



A partir do que está sendo trabalhado pelo Professor Mauro, na turma do 9º ano na Escola Estadual Ministro Edmundo Lins foi realizada um atividade de reforço sobre o período Varguista e o período da Guerra Fria com utilização de charges em sala de aula.
A charge em sala de aula é utilizada como alternativa para propor um ensino mais dinâmico e diferenciado, sendo assim, apresenta um conteúdo satírico e critico de um determinado fato, desse modo abre-se precedente a discussão sobre o que aconteceu e quais suas principais consequências. A charge também contribui para que os alunos consigam entender por meio da linguagem visual os fatos históricos ou criticas comuns de um determinado período por eles mesmos.
Com isso durante uma aula de reforço para a turma do 9 ano, foram passadas duas charges que seguem abaixo: 



Nessa primeira charge o objetivo principal era divulgar aos alunos as várias posturas assumidas pelo governo Varguista as quais são demonstradas pelas vestimentas que evoluem de modo a retratar desde a postura de tomada do poder com o apoio dos militares (tenentes), até o fim de sua carreira presidencialista pela utilização da imagem do suicida. Como não foi possível dar todo o conteúdo sobre a “Era Vargas”, essa charge foi analisada com os alunos comentando e discutindo as imagens e não propondo uma atividade escrita.
A segunda charge apresentada foi à seguinte:





Após os estudantes já tomarem contato com o tema Guerra Fria foi realizada uma discussão com os alunos sobre como esta fora uma guerra silenciosa e direta em que as nações que disputam a hegemonia global lutavam com o grande poder bélico, mas devido a uma ameaça de guerra nuclear se atacam com “flechas”; compreendendo aqui o sentido das flechas como a participação dos países em outras guerras que aconteceram no período na conquista de aliados.
A avaliação da atividade foi realizada em texto analítico da charge, no qual os estudantes escreveram um mínimo de 2 linhas até 5 linhas o que compreenderam sobre a critica da mesma. Portanto os objetivos iniciais foram alcançados com sucesso, após a atividade a aula foi encerrada e as atividades corrigidas e entregues ao professor Mauro.


As imagens estão disponíveis em:

Bibliografia:
BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Veiga, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP, Papirus,2011. P. 11-50.



 Bolsista: Ariella Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário