quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OS POVOS DO DESERTO: BERBERES - Análise da cultura e dos conflitos políticos utilizando filme e reportagem



Diante da apresentação do professor, Mauro Rene Salgado, sobre os Berberes, civilização constituída nos tempos primitivos no Norte da África, em uma parte do Deserto do Saara. Foi elaborada atividade tendo como objetivo a reflexão dos alunos sobre a cultura e os conflitos políticos que envolveram esse grupo. Por ser uma civilização pouco conhecida em nossa sociedade, e tendo em vista, a necessidade de relacionar o cotidiano dos alunos com ensino de História, optou-se pelo uso de filmes para melhorar o entendimento a respeito do que era apresentado.
Para essa atividade foi escolhido o filme, O vento e o leão, direção de John Milius, 1975. Este filme foi baseado na história real de Ion Perdicaris, norte-americano que vivia no Tange no inicio do século XX. Em 1904, no Marrocos, a personagem norte-americana, Eden Perdicaris e seus dois filhos foram sequestrados por Raiusuli, líder de um povo de origem berbere. O sequestro era a forma encontrada por Raiusuli para contestar as políticas do Sultão marroquino, estas influenciadas por representantes europeus e norte-americanos. O filme retrata os conflitos políticos e culturais desses povos, mais trazendo a mensagem da possível assimilação e respeito das diferentes culturas. Enfim, a mensagem do “olhar sobre o outro”, o que permite em sala de aula enfatizar a necessidade de respeitar as culturas diferentes da nossa.
 A primeira etapa da atividade foi relembrar a respeito do assunto, utilizando do mapa abaixo, que é um ótimo recurso para que os alunos obtenham informação e melhor compreensão sobre determinada região. Foram destacadas no mapa, as regiões que foram habitadas pelos berberes e onde vivem povos descendentes dessa civilização. Pensando no cenário do filme, foi pedido aos alunos que localizassem o Marrocos, região que vivem a maioria dos descendentes berberes. 



A atividade prosseguiu com apresentação de trechos do filme que condiziam com o objetivo do trabalho, que foi de refletir sobre a cultura dos povos do deserto e seus conflitos políticos. A opção pela exposição de partes do filme deve–se pela curta duração das aulas e principalmente por ele conter cenas de violência explícitas. Sendo assim, é fundamental o conhecimento dos filmes e sua proposta por parte do educador, antes de utilizá-los em sala de aula. Exemplos das cenas escolhidas foram as que representam a religião predominante- o islamismo- a alimentação e os meios de transportes usados por essa civilização. Abaixo, cenas do filme com este propósito.

Cena que apresenta os meios de transporte utilizado pelos berberes.
 

Cena que destaca a religião muçulmana. Para melhor compreensão da cena, foi feita a breve explanação dos preceitos da religião.
 

Exemplo da alimentação dos povos berberes, cabra.
Ao fim da apresentação das cenas, os alunos fizeram uma breve análise do filme. Isso foi feito pela identificação do tema abordado; dos personagens principais; cenário; direção; ano de lançamento; país de produção. A elaboração da ficha técnica do filme é essencial para compreensão e observação crítica dos alunos desse recurso. Dessa forma, os alunos entendem que toda produção cinematográfica é intencional e tem um público a atingir.
            Através do filme e das aulas foi pedido aos alunos que expusessem suas opiniões a respeito dos conflitos políticos que envolvem essa civilização e seus descendentes. Para isso, também foram apresentados trechos de reportagens atuais, que abordam conflitos políticos, econômicos e culturais dos povos de descendência berbere. Tendo em vista, na reflexão desses conflitos por parte dos estudantes, o respeito que devemos ter com as outras culturas.
Em janeiro de 2013 o conflito no Mali ganhou atenção em virtude de um sequestro ocorrido numa refinaria de gás na Argélia, que resultou na morte de mais de vinte reféns. O responsável pelo sequestro, o militante islâmico Mokhtar Belmokhtar, afirmou que o objetivo era exigir o fim da intervenção francesa no Mali, iniciada no começo deste ano [...] (BBC BRASIL, 2013).
Os recursos utilizados na atividade como mapa, filme e trechos de reportagens de jornais foram satisfatórios, pois possibilitaram assimilação melhor do assunto pelos alunos. Sendo também outra forma de trabalho em sala de aula, que não seja somente com o livro didático.
Referências bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizado. São Paulo: Papirus, 2003.
Os povos berberes. Disponível em: http://www.historiazine.com/2011/05/os-povos-berberes.html. Acesso em: 10 de setembro de 2013.
O vento e o leão. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-10888/. Acesso em: 10 de setembro de 2013.


 Bolsista: Aline da Fonseca Campos






Nenhum comentário:

Postar um comentário