Diante da apresentação do
professor, Mauro Rene Salgado, sobre os Berberes, civilização constituída nos
tempos primitivos no Norte da África, em uma parte do Deserto do Saara. Foi elaborada
atividade tendo como objetivo a reflexão dos alunos sobre a cultura e os conflitos
políticos que envolveram esse grupo. Por ser uma civilização pouco conhecida em
nossa sociedade, e tendo em vista, a necessidade de relacionar o cotidiano dos
alunos com ensino de História, optou-se pelo uso de filmes para melhorar o
entendimento a respeito do que era apresentado.
Para essa atividade foi
escolhido o filme, O vento e o leão, direção
de John Milius, 1975. Este filme foi baseado na história real de Ion
Perdicaris, norte-americano que vivia no Tange no inicio do século XX. Em 1904,
no Marrocos, a personagem norte-americana, Eden Perdicaris e seus dois filhos
foram sequestrados por Raiusuli, líder de um povo de origem berbere. O
sequestro era a forma encontrada por Raiusuli para contestar as políticas do
Sultão marroquino, estas influenciadas por representantes europeus e
norte-americanos. O filme retrata os conflitos políticos e culturais desses
povos, mais trazendo a mensagem da possível assimilação e respeito das
diferentes culturas. Enfim, a mensagem do “olhar sobre o outro”, o que permite
em sala de aula enfatizar a necessidade de respeitar as culturas diferentes da
nossa.
A primeira etapa da atividade foi relembrar a
respeito do assunto, utilizando do mapa abaixo, que é um ótimo recurso para que
os alunos obtenham informação e melhor compreensão sobre determinada região. Foram
destacadas no mapa, as regiões que foram habitadas pelos berberes e onde vivem
povos descendentes dessa civilização. Pensando no cenário do filme, foi pedido
aos alunos que localizassem o Marrocos, região que vivem a maioria dos
descendentes berberes.
A atividade prosseguiu com apresentação de trechos do filme que condiziam
com o objetivo do trabalho, que foi de refletir sobre a cultura dos povos do
deserto e seus conflitos políticos. A
opção pela exposição de partes do filme deve–se pela curta duração das aulas e
principalmente por ele conter cenas de violência explícitas. Sendo assim, é
fundamental o conhecimento dos filmes e sua proposta por parte do educador,
antes de utilizá-los em sala de aula. Exemplos das cenas escolhidas foram as
que representam a religião predominante- o islamismo- a alimentação e os meios
de transportes usados por essa civilização. Abaixo, cenas do filme com este
propósito.
Cena
que apresenta os meios de transporte utilizado pelos berberes.
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Cena
que destaca a religião muçulmana. Para melhor compreensão da cena, foi feita a
breve explanação dos preceitos da religião.
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Ao fim da apresentação das
cenas, os alunos fizeram uma breve análise do filme. Isso foi feito pela
identificação do tema abordado; dos personagens principais; cenário; direção;
ano de lançamento; país de produção. A elaboração da ficha técnica do filme é
essencial para compreensão e observação crítica dos alunos desse recurso. Dessa
forma, os alunos entendem que toda produção cinematográfica é intencional e tem
um público a atingir.
Através
do filme e das aulas foi pedido aos alunos que expusessem suas opiniões a
respeito dos conflitos políticos que envolvem essa civilização e seus descendentes.
Para isso, também foram apresentados trechos de reportagens atuais, que abordam
conflitos políticos, econômicos e culturais dos povos de descendência berbere. Tendo em vista, na reflexão desses conflitos por parte dos estudantes, o respeito que
devemos ter com as outras culturas.
Em janeiro de 2013 o
conflito no Mali ganhou atenção em virtude de um sequestro ocorrido numa
refinaria de gás na Argélia, que resultou na morte de mais de vinte reféns. O
responsável pelo sequestro, o militante islâmico Mokhtar Belmokhtar, afirmou
que o objetivo era exigir o fim da intervenção francesa no Mali, iniciada no
começo deste ano [...] (BBC BRASIL, 2013).
Os recursos utilizados
na atividade como mapa, filme e trechos de reportagens de jornais foram
satisfatórios, pois possibilitaram assimilação melhor do assunto pelos alunos. Sendo
também outra forma de trabalho em sala de aula, que não seja somente com o
livro didático.
Referências
bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam
Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.
São Paulo: Cortez, 2004.
DUARTE, Geraldine Rosas. O conflito no Mali: origens e
dimensão internacional. Disponível em: http://pucminasconjuntura.wordpress.com/2013/03/01/o-conflito-no-mali-origens-e-dimensao-internacional/. Acesso em 9 de setembro de 2013.
FONSECA,
Selva Guimarães. Didática e prática de
ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizado. São Paulo:
Papirus, 2003.
Os
povos berberes. Disponível em: http://www.historiazine.com/2011/05/os-povos-berberes.html. Acesso em: 10 de setembro de 2013.
O
vento e o leão. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-10888/. Acesso em: 10 de setembro de 2013.
Bolsista: Aline da Fonseca Campos
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