Os alunos do segundo
ano C da Escola Estadual Effie Holfs estudaram as ideias e lutas que culminaram
na Independência do Brasil, surgindo a partir daí a necessidade, como o próprio
Livro didático apresentou, de se trabalhar com os alunos a questão da cidadania
e da ética. (Veja o planejamento clicando aqui)
O objetivo da aula foi
criar nos alunos um senso crítico em relação as seguintes questões:
- O que é cidadania?
- De que tipo de cidadania participamos?
- Qual é a cidadania que queremos?
Refletimos ainda com os
estudantes sobre as relações existentes entre indivíduo e sociedade, a
importância de incluir a perspectiva do bem comum nos projetos de vida pessoais
e a respeito dos direitos humanos. Partindo deste pressuposto as atividades
foram divididas em 2 etapas: a realização das atividades do livro sobre o tema
e na segunda aula de um debate sobre a temática.
Na atividade do livro “História
em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea“
a proposta era de que os alunos relacionassem os documentos 1, 2 e 3, (Clique aqui) onde o
documento 1 se trata de uma reportagem sobre as contradições humanas da forma
como lidamos com a ética. O documento 2 é uma imagem sobre a 13º Parada Gay e o
documento 3 é uma charge sobre a inclusão das minorias sociais.
A aula foi expositiva e explicativa, também permeada por um debate, onde
os alunos eram convidados a expor suas opiniões sobre as questões pontuadas acima.
Partindo deste pressuposto e pelas atividades sugeridas pelo livro didático,
foi solicitado uma apreciação pessoal do aluno sobre o tema “cidadania e
ética”. Segue abaixo uma atividade realizada sobre a temática.
Segue um texto que foi escrito por um estudante da turma:
A cidadania tem
sido aplicada?
Presenciamos
muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania com o
discurso que vai muito além das práticas da sala de aula. Mas essa cidadania
tem sido aplicada no cotidiano das pessoas?
Como
vimos nos três documentos apresentados no livro, a cidadania tem sido deixada
de lado e a falta de cooperação, respeito, sinceridade, diálogo, perdão,
solidariedade vem se destacando na sociedade atual. Como exemplo, no documento
2, temos a Parada Gay onde os homossexuais lutam pelos seus direitos no mundo,
mas mesmo com essa manifestação, a homofobia ainda é um grande problema que
cresce e se destaca no cotidiano.
No
documento 3, mostra os limites da cidadania no Brasil e o documento 1 completa
o documento 3, pois fala exatamente das contradições humanas. As charges
ilustram algumas leis que por contradição muitas vezes não são cumpridas. Uma
realidade bastante comum no Brasil.
A
cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos
direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de
pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa
significativa de analfabetos e vítimas de violência.
A
cidadania se constrói coletivamente e requer aprendizagem e prática, cabe a
cada um se conscientizar disso e fazer valer este conjunto de
direitos e deveres.
(Iasmin
Suelen Gouvêa 2º Ano GC)
Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Capítulo20- O sonho de emancipação. In: História em movimento: O mundo e a
sociedade contemporânea.1º Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012, p.230-243.
Bolsista: Roberta Avanci
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