quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A LUTA PELA CIDADANIA



Os alunos do segundo ano C da Escola Estadual Effie Holfs estudaram as ideias e lutas que culminaram na Independência do Brasil, surgindo a partir daí a necessidade, como o próprio Livro didático apresentou, de se trabalhar com os alunos a questão da cidadania e da ética. (Veja o planejamento clicando aqui)
O objetivo da aula foi criar nos alunos um senso crítico em relação as seguintes questões:

  • O que é cidadania?
  • De que tipo de cidadania participamos?
  • Qual é a cidadania que queremos?

Refletimos ainda com os estudantes sobre as relações existentes entre indivíduo e sociedade, a importância de incluir a perspectiva do bem comum nos projetos de vida pessoais e a respeito dos direitos humanos. Partindo deste pressuposto as atividades foram divididas em 2 etapas: a realização das atividades do livro sobre o tema e na segunda aula de um debate sobre a temática.
Na atividade do livro “História em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea“ a proposta era de que os alunos relacionassem os documentos 1, 2 e 3, (Clique aqui) onde o documento 1 se trata de uma reportagem sobre as contradições humanas da forma como lidamos com a ética. O documento 2 é uma imagem sobre a 13º Parada Gay e o documento 3 é uma charge sobre a inclusão das minorias sociais.
A aula foi expositiva e explicativa, também permeada por um debate, onde os alunos eram convidados a expor suas opiniões sobre as questões pontuadas acima. Partindo deste pressuposto e pelas atividades sugeridas pelo livro didático, foi solicitado uma apreciação pessoal do aluno sobre o tema “cidadania e ética”. Segue abaixo uma atividade realizada sobre a temática. 

Segue um texto que foi escrito por um estudante da turma:


A cidadania tem sido aplicada?
Presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania com o discurso que vai muito além das práticas da sala de aula. Mas essa cidadania tem sido aplicada no cotidiano das pessoas?
Como vimos nos três documentos apresentados no livro, a cidadania tem sido deixada de lado e a falta de cooperação, respeito, sinceridade, diálogo, perdão, solidariedade vem se destacando na sociedade atual. Como exemplo, no documento 2, temos a Parada Gay onde os homossexuais lutam pelos seus direitos no mundo, mas mesmo com essa manifestação, a homofobia ainda é um grande problema que cresce e se destaca no cotidiano.
No documento 3, mostra os limites da cidadania no Brasil e o documento 1 completa o documento 3, pois fala exatamente das contradições humanas. As charges ilustram algumas leis que por contradição muitas vezes não são cumpridas. Uma realidade bastante comum no Brasil.
A cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e vítimas de violência.
A cidadania se constrói coletivamente e requer aprendizagem e prática, cabe a cada um se conscientizar disso e fazer valer este conjunto de direitos e deveres.
(Iasmin Suelen Gouvêa 2º Ano GC)

Bibliografia: 
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo.  Capítulo20- O sonho de emancipação. In: História em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea.1º Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012, p.230-243.

Bolsista: Roberta Avanci
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário