segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vivendo e preservando o meio Ambiente ao som de Luiz Gonzaga: A Literatura de Cordel e o Cotidiano



A atividade realizada na Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins” referente ao mês de Junho de 2013, foi resultante da iniciativa da professora de geografia em realizar um trabalho que discutisse as várias questões sobre o meio ambiente. Os trabalhos foram destinados a todas as turmas da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que o PIBID da Geografia acompanha - do 1º ao 4º período. Para completar o mês de festividades ao qual estão ligadas as tradicionais festividades juninas, o PIBID de História foi convidado a contribuir e ser sujeito no desenvolvimento do projeto realizando discussões, oficinas e confecção da Literatura de Cordel.
Figura 1: Coordenadores PIBID; Supervisora PIBID de História; Aluna em sua apresentação da composição de Cordel.
As atividades em torno do projeto foram dirigidas no sentido de mostrar aos alunos as proximidades dos contos de cordel com uma realidade muito próxima ao cotidiano vivido pelos sertanejos no Nordeste brasileiro. Fazendo grande sucesso em estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função do preço baixo dos pequenos livretos, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc. Foi possível assim trabalhar com os alunos a cerca da própria Literatura oral, visto que podem ser consideradas como a mesma, Cantos, encenações, textos populares, além de poderem ser expressos através das lendas e do Folclore brasileiro.
O programa de execução do projeto se deu pela realização de aulas expositivas e oficinas durante o mês de Junho sobre a Literatura de Cordel como também sua atuação na representação das relações cotidianas, principalmente voltadas para o trabalho realizado sobre o meio ambiente. Foram destinadas quatro aulas para discussão e confecção dos cordéis, os mesmos foram apresentados na forma da oralidade no final do mês de Junho. Os trabalhos realizados pelos alunos do EJA, do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, passaram pela diagramação realizada pelos bolsistas PIBID de História. Os textos produzidos foram compilados, expostos na forma oral e visual na culminância do projeto. Veja um dos textos dos estudantes clicando aqui.
O trabalho com essa temática possibilitou uma maior interação entre disciplinas, professores, alunos, os pais e a escola como um todo, tendo em vista que a culminância do projeto se deu através de um momento de confraternização e exposição dos trabalhos realizados para toda a comunidade que constrói o espaço de aprendizagem da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”. A dinâmica interdisciplinar pretendida pelo projeto buscou essa aproximação e interação entre os sujeitos do espaço escolar, mesmo que tão próximos fisicamente o abismo entre os conteúdos ainda se constitui na principal barreira para um conhecimento próximo e crítico a realidade dos alunos.
Os principais fatores para a realização de um projeto que abranja por quase que completo o espaço da escola estão ligados a dificuldade de calendário, tempo hábil de trabalho, fazendo com que todas as ações propostas para o meio escolar tenham que ser, fazendo uso da ironia, previstas em uma “bola de cristal”. O meio escolar ainda carece de autonomia própria para executar projetos que articulem, não de forma mercadológica, o conhecimento próximo a comunidade alvo das instituições de ensino.



Referências Bibliográficas
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e pesquisa. São Paulo: Ed. Papirus, 1995, 2ª edição.

Bolsistas:  Carlos Rodrigo, Júlio César e Wadson Ribas


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