A atividade realizada
na Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins” referente ao mês de Junho de 2013,
foi resultante da iniciativa da professora de geografia em realizar um trabalho
que discutisse as várias questões sobre o meio ambiente. Os trabalhos foram
destinados a todas as turmas da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que o
PIBID da Geografia acompanha - do 1º ao 4º período. Para completar o mês de
festividades ao qual estão ligadas as tradicionais festividades juninas, o
PIBID de História foi convidado a contribuir e ser sujeito no desenvolvimento
do projeto realizando discussões, oficinas e confecção da Literatura de Cordel.
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Figura 1: Coordenadores PIBID; Supervisora PIBID de História; Aluna em sua apresentação da composição de Cordel. |
As atividades em torno
do projeto foram dirigidas no sentido de mostrar aos alunos as proximidades dos
contos de cordel com uma realidade muito próxima ao cotidiano vivido pelos
sertanejos no Nordeste brasileiro. Fazendo grande sucesso em estados como Pernambuco,
Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função do preço baixo
dos pequenos livretos, do tom humorístico de muitos deles e também por
retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais
assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas,
brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte
de personalidades etc. Foi possível assim trabalhar com os alunos a cerca da
própria Literatura oral, visto que podem ser consideradas como a mesma, Cantos,
encenações, textos populares, além de poderem ser expressos através das lendas
e do Folclore brasileiro.
O programa de execução
do projeto se deu pela realização de aulas expositivas e oficinas durante o mês
de Junho sobre a Literatura de Cordel como também sua atuação na representação
das relações cotidianas, principalmente voltadas para o trabalho realizado
sobre o meio ambiente. Foram destinadas quatro aulas para discussão e confecção
dos cordéis, os mesmos foram apresentados na forma da oralidade no final do mês
de Junho. Os trabalhos realizados pelos alunos do EJA, do 7º, 8º e 9º anos do
ensino fundamental, passaram pela diagramação realizada pelos bolsistas PIBID
de História. Os textos produzidos foram compilados, expostos na forma oral e
visual na culminância do projeto. Veja um dos textos dos estudantes clicando aqui.
O trabalho com essa
temática possibilitou uma maior interação entre disciplinas, professores,
alunos, os pais e a escola como um todo, tendo em vista que a culminância do
projeto se deu através de um momento de confraternização e exposição dos
trabalhos realizados para toda a comunidade que constrói o espaço de
aprendizagem da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”. A dinâmica
interdisciplinar pretendida pelo projeto buscou essa aproximação e interação
entre os sujeitos do espaço escolar, mesmo que tão próximos fisicamente o
abismo entre os conteúdos ainda se constitui na principal barreira para um
conhecimento próximo e crítico a realidade dos alunos.
Os principais fatores
para a realização de um projeto que abranja por quase que completo o espaço da
escola estão ligados a dificuldade de calendário, tempo hábil de trabalho,
fazendo com que todas as ações propostas para o meio escolar tenham que ser,
fazendo uso da ironia, previstas em uma “bola de cristal”. O meio escolar ainda
carece de autonomia própria para executar projetos que articulem, não de forma
mercadológica, o conhecimento próximo a comunidade alvo das instituições de
ensino.
Referências Bibliográficas
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria
e pesquisa. São Paulo: Ed. Papirus, 1995, 2ª edição.
Bolsistas: Carlos Rodrigo, Júlio César e Wadson Ribas
Bolsistas: Carlos Rodrigo, Júlio César e Wadson Ribas
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