A professora,
Maria Alice Mota Araújo, estava trabalhando o Brasil sob dom Pedro II, a
economia do café e a abolição da escravidão nas turmas de 3º ano do Ensino
Médio. Com isso, resolvi focar na mulher do século XIX, e ir mostrando aos
alunos como elas viviam, e como elas foram conquistando seus direitos até os
dias atuais.
O objetivo da
atividade foi mostrar aos alunos como as mulheres foram conquistando seus
direitos, as dificuldades, fazendo um panorama sobre como era a situação no
século XIX e como é hoje, no século XXI. Minha intenção também foi falar sobre
temas como preconceito, ética, igualdade e também apresentar algumas
curiosidades.
Para auxiliar-me
na explicação do tema proposto, utilizei o data show e, através dele,
apresentei slides, figuras, que pudessem representar essa transição entre a
mulher submissa do século XIX e a mulher independente do século XXI. Apresentei
também personagens históricas para ilustrar e exemplificar meu tema, assim como
leis atuais, problematizando as questões com os alunos.
Primeiramente,
apresentei a condição em que a figura feminina do século XIX vivia, que era de
submissão ao homem, uma vez que não possuíam os mesmos direitos, a educação
delas era restringida às atividades que fossem úteis ao ambiente doméstico e
era comum elas sofrerem agressões físicas.
Porém, apesar
desse quadro, mudanças importantes vinham acontecendo, foram aparecendo
movimentos em defesa dos direitos das mulheres, como o de estudar até a
faculdade , o de votar, e o de se divorciar; e que, após um longo período de
opressão e discriminação, a passagem do século XIX para o XX ficou marcada pelo
crescimento do movimento feminista, o qual ganharia voz e representatividade
política mais tarde em todo o mundo na luta pelos direitos das mulheres, dentre
eles o direito ao voto.
Mostrei aos
alunos, como exemplo de mulher do século XIX que soube burlar as imposições
sociais existentes, Maria Quitéria de Jesus, militar brasileira e heroína da
Guerra de Independência.
Maria Quitéria de Jesus, o “Soldado Medeiros”
Disponível em:
http://www.memoriaviva.com.br/mulheres/quiteria.htm Acesso em: 09/03/2013
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Após essa
discussão acerca da heroína em questão, ressaltei que mesmo com alguns avanços,
ainda no início da segunda metade do século XX, as mulheres sofriam as
consequências do preconceito e do status de inferioridade; e que, comparando
aos dias de hoje, as mudanças foram inúmeras, as mulheres se tornaram
independentes financeiramente, sem apego à figura masculina, conseguiram o
direito de votar, de ocupar cargos importantes, dentre outros direitos.
Porém, é preciso
se pensar que mesmo com todas essas mudanças no papel da mulher, ainda não há
igualdade de salários, mesmo que desempenhem as mesmas funções profissionais,
ainda havendo preconceito. Além disso, a mulher ainda acaba por acumular
algumas funções domésticas assimiladas culturalmente como se fossem sua
obrigação e não do homem – funções de dona de casa. Da mesma forma,
infelizmente a questão da violência contra a mulher ainda é um dos problemas a
serem superados, embora a “Lei Maria da Penha” signifique um avanço na luta
pela defesa da integridade da mulher brasileira.
Para finalizar a
atividade, fiz uma reflexão com os alunos, sobre qual é o papel da mulher na
sociedade atual? Apontei que a mulher do século XXI tem uma maior autonomia,
liberdade de expressão, bem como emancipou seu corpo, suas ideias e
posicionamentos, que deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente
na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando
voz ativa a seu senso crítico. E que hoje as mulheres não ficam apenas restritas ao lar (como donas de casa), mas
comandam escolas, universidades, empresas, cidades e, até mesmo, países, a
exemplo da presidenta Dilma Roussef, primeira mulher a assumir o cargo mais
importante da República.
Ao final,
apresentei uma imagem que intrigou muito os alunos, comparando a mulher de
antigamente com a mulher de hoje, em vários aspectos, tanto físicos quanto as
funções sócias que exerciam:
Disponível em:
http://sarahistoriams.blogspot.com.br/2011/08/os-diferentes-papeis-da-mulher.html.
Acesso em: 09/03/2013
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Como atividade,
pedi aos alunos que realizassem um texto argumentando sobre qual direito que as
mulheres conquistaram que eles consideravam mais importante, e que relatassem
sobre uma mulher que eles conhecessem ou admirassem, que tenha se destacado na
comunidade, no convívio com deles, e que falassem sobre o trabalho que essa
pessoa realiza.
Essa atividade
teve como intuito de servir como complementação a formação dos alunos como
cidadãos, uma vez que tocamos em assuntos como violência contra as mulheres,
direitos conquistados, dentre outros. Com isso, percebi que a atividade foi bem
reflexiva, os alunos se mostraram bem curiosos e interessados pelo tema,
participaram ativamente das discussões, atendendo as expectativas esperadas.
Referências
Bibliográficas:
AZEVEDO, Gislane Campos. História em movimento: ensino médio.
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. São Paulo: Ática, 2010.
PRIORE, Mary Del
(org.); BESSANEZI, Carla (coord. de textos). História das Mulheres no Brasil.
7. Ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
http://sarahistoriams.blogspot.com.br/2011/08/os-diferentes-papeis-da-mulher.html
Acesso em: 09/03/2013
Bolsista:
Carolina Cazarim
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