quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O uso da comédia como conhecimento das características do antigo Egito: uma representação visual e expositiva sobre os principais pontos abordados.

            A professora Sueli Saraiva, trabalhou o antigo Egito com os alunos do sexto ano (601) da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, com isso pra reforçar o que foi passado em sala de aula, propus aos alunos a apresentação de um seriado mexicano muito famoso na América Latina, "O Chapolin Colorado", onde o cenário se passa no atual Egito e mostra as principais características do povo egípcio no mundo antigo em forma de comédia. Características essas, as pirâmides, as tumbas, a mumificação, os hieróglifos, os faraós e outras, fazendo com que os alunos percebessem alguns traços da cultura e da mentalidade no antigo Egito, porém com total preocupação em como passar esse vídeo para que não haja uma visão distorcida e equivocada sobre o tema abordado.  



             Com o término do vídeo os alunos ficaram responsáveis por fazerem uma atividade com desenhos e/ou figuras que representassem a sociedade egípcia no mundo antigo de acordo com o que eles estudaram em sala e com o que foi apresentado no seriado, tudo isso vindo acompanhado de legendas que expliquem a imagem, porém sempre com minha orientação (bolsista do PIBID de História da UFV) e da professora e supervisora Sueli. A atividade foi dividida em grupos de 4 a 5 alunos e valendo nota, sendo colocada no painel do corredor da escola para que pudessem ser visualizadas por todos os turnos escolares, inclusive ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) à noite. Clique aqui para ver o Planejamento da aula.

As três pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfrem e Miquerinos

Hieróglifos egípcios 

A intenção dessa atividade foi de retirar um pouco o aluno de uma aula maçante e poder trazer o recurso do vídeo em sala de aula e acompanhado de uma comédia que marcou a infância de várias gerações, ao mesmo tempo em que os alunos se divertiam eles também aprendiam um pouco da cultura egípcia e mais adiante estimularam a arte do desenho e a compreensão da imagem através da busca do conceito de tal representação.
            O resultado foi uma total interação dos alunos com o seriado e também com a atividade proposta, eles trouxeram de casa figuras e imagens e procuraram saber o que elas significavam para a cultura e religião egípcia, fixando-as em seus cartazes, já outros desenharam edifícios arquitetônicos do antigo Egito e exploraram muito a questão da mumificação dos faraós e dos demais indivíduos da sociedade.

Esfinge de Gizé

Mumificação egípcia, a crença na imortalidade.

Referências Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CASSON, Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único / Gilberto Cotrim. – 8. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.
FLORES, Moacyr. Heródoto e a construção da História. Rio Grande: Historiæ, 2010.

Recurso pedagógico trabalhado (vídeo):
 http://www.youtube.com/watch?v=V3BpicnacbM
Segue o link de onde as imagens foram retiradas:
http://www.brasilescola.com/historiag/a-historia-das-piramides-no-egito-antigo.htm

Bolsista: Carlos Rodrigo Ferreira Barros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário