A professora Sueli Saraiva,
trabalhou o antigo Egito com os alunos do sexto ano (601) da Escola Municipal
Ministro Edmundo Lins, com isso pra reforçar o que foi passado em sala de aula,
propus aos alunos a apresentação de um seriado mexicano muito famoso na América
Latina, "O Chapolin Colorado", onde o cenário se passa no atual Egito
e mostra as principais características do povo egípcio no mundo antigo em forma
de comédia. Características essas, as pirâmides, as tumbas, a mumificação, os
hieróglifos, os faraós e outras, fazendo com que os alunos percebessem alguns
traços da cultura e da mentalidade no antigo Egito, porém com total preocupação
em como passar esse vídeo para que não haja uma visão distorcida e equivocada
sobre o tema abordado.
Com o término do vídeo os alunos ficaram
responsáveis por fazerem uma atividade com desenhos e/ou figuras que
representassem a sociedade egípcia no mundo antigo de acordo com o que eles
estudaram em sala e com o que foi apresentado no seriado, tudo isso vindo
acompanhado de legendas que expliquem a imagem, porém sempre com minha
orientação (bolsista do PIBID de História da UFV) e da professora e supervisora
Sueli. A atividade foi dividida em grupos de 4 a 5 alunos e valendo nota, sendo
colocada no painel do corredor da escola para que pudessem ser visualizadas por
todos os turnos escolares, inclusive ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) à
noite. Clique aqui para ver o Planejamento da aula.
As três pirâmides de Gizé: Quéops,
Quéfrem e Miquerinos
![]() |
Hieróglifos egípcios
|
A
intenção dessa atividade foi de retirar um pouco o aluno de uma aula maçante e
poder trazer o recurso do vídeo em sala de aula e acompanhado de uma comédia
que marcou a infância de várias gerações, ao mesmo tempo em que os alunos se
divertiam eles também aprendiam um pouco da cultura egípcia e mais adiante
estimularam a arte do desenho e a compreensão da imagem através da busca do
conceito de tal representação.
O resultado foi uma total interação
dos alunos com o seriado e também com a atividade proposta, eles trouxeram de
casa figuras e imagens e procuraram saber o que elas significavam para a
cultura e religião egípcia, fixando-as em seus cartazes, já outros desenharam
edifícios arquitetônicos do antigo Egito e exploraram muito a questão da
mumificação dos faraós e dos demais indivíduos da sociedade.
![]() |
Esfinge de Gizé
|
![]() |
Mumificação egípcia, a crença na imortalidade. |
Referências Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
CASSON,
Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
COTRIM, Gilberto. História
Global – Brasil e Geral – volume único / Gilberto Cotrim. – 8. Ed. – São Paulo:
Saraiva, 2005.
FLORES, Moacyr. Heródoto e
a construção da História. Rio Grande: Historiæ, 2010.
Recurso pedagógico trabalhado
(vídeo):
http://www.youtube.com/watch?v=V3BpicnacbM
Segue o link de onde
as imagens foram retiradas:
http://www.brasilescola.com/historiag/a-historia-das-piramides-no-egito-antigo.htm
Bolsista: Carlos Rodrigo Ferreira Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário