quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A crise do capitalismo e a segunda guerra mundial

Começamos a trabalhar a unidade “A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial”, no mês de Outubro, com o intuito de estimularmos a questão da interpretação com os alunos do 9o ano  da escola Raul de Leoni. O tema abordado dentro do contexto já citado foi “Os anos 1920 e a Grande Depressão”. Pensamos em uma maneira de promover uma maior integração entre os alunos, na qual eles teriam que trabalhar em grupo para realizarem o que foi pedido e com isso criou-se uma atividade que foi dividida em três etapas e levou aproximadamente três aulas para ser finalizada.
Na primeira aula, foi feita a primeira etapa, na qual a professora supervisora da escola Fatima Freitas e eu explicamos o conteúdo deste tema, abordando os principais pontos e dando exemplos que os aproximassem do cotidiano , aliados de um resumo feito por mim e passado na lousa para que eles pudessem copiar, para ajuda-los tanto na conclusão da atividade, quanto para o estudo dos possíveis avaliações. Na segunda aula os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 ou 8 alunos  ,onde tiveram que formular três questões ,baseados nas explicações  feita em sala junto ao livro didático e quem quisesse poderia utilizar material auxiliar ,trazido de casa ,essas questões foram entregues a mim ,para que eu pudesse corrigir ver se estava coerentes e legíveis de interpretação ,além de eu também formular uma pergunta para cada grupo baseado no livro didático e em algumas bibliografias complementares ,promovendo um grau de dificuldade um pouquinho maior ,onde eles seriam obrigados a procurar mais a respostas .
Na etapa final da atividade os alunos se reuniram novamente com o grupo que já haviam formada  e a partir dai ,tínhamos quatro grupos ,que faziam perguntas um para o outro ,além das questões que eu também formulei , na atividade quem acertasse o maior numero de resposta ,ficaria com os pontos máximos estimulados ,os que iam acertando menos ,ganharam uma pontuação menor.Essa atividade pode ser comparada a uma “gincana” mesmo ,onde os que acertassem mais ganhariam mais pontos ,estimulando-os a saberem mais sobre o assunto ,para ganhar mais pontos .A atividade também teve alguns pontos surpreendentes ,onde alguns alunos que estavam meio dispersos e participavam poucas vezes das aulas foram  os primeiros a me entregar as questões e foi também uma forma de quebrar um pouco a rotina dos alunos que vinham de uma semana cansativa  provas bimestrais e alguns ate mesmo da recuperação.

Referências:
 Projeto Araribá: história /organizadora Editora Modena ;obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna  ; editora responsável Maria Raquel Apolinária -2.ed- São Paulo: Moderna , 2007 Harry Styles.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.

Bolsista: Cristiele Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário