Começamos a trabalhar a
unidade “A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial”, no mês de Outubro,
com o intuito de estimularmos a questão da interpretação com os alunos do 9o
ano da escola Raul de Leoni.
O tema abordado dentro do contexto já citado foi “Os anos 1920 e a Grande
Depressão”. Pensamos em uma maneira de promover uma maior integração entre os
alunos, na qual eles teriam que trabalhar em grupo para realizarem o que foi
pedido e com isso criou-se uma atividade que foi dividida em três etapas e levou
aproximadamente três aulas para ser finalizada.
Na primeira aula, foi feita a
primeira etapa, na qual a professora supervisora da escola Fatima Freitas e eu
explicamos o conteúdo deste tema, abordando os principais pontos e dando
exemplos que os aproximassem do cotidiano , aliados de um resumo feito por mim
e passado na lousa para que eles pudessem copiar, para ajuda-los tanto na
conclusão da atividade, quanto para o estudo dos possíveis avaliações. Na segunda
aula os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 ou 8 alunos ,onde tiveram que formular três questões
,baseados nas explicações feita em sala
junto ao livro didático e quem quisesse poderia utilizar material auxiliar
,trazido de casa ,essas questões foram entregues a mim ,para que eu pudesse
corrigir ver se estava coerentes e legíveis de interpretação ,além de eu também
formular uma pergunta para cada grupo baseado no livro didático e em algumas
bibliografias complementares ,promovendo um grau de dificuldade um pouquinho
maior ,onde eles seriam obrigados a procurar mais a respostas .
Na etapa final da
atividade os alunos se reuniram novamente com o grupo que já haviam
formada e a partir dai ,tínhamos quatro
grupos ,que faziam perguntas um para o outro ,além das questões que eu também
formulei , na atividade quem acertasse o maior numero de resposta ,ficaria com
os pontos máximos estimulados ,os que iam acertando menos ,ganharam uma
pontuação menor.Essa atividade pode ser comparada a uma “gincana” mesmo ,onde
os que acertassem mais ganhariam mais pontos ,estimulando-os a saberem mais
sobre o assunto ,para ganhar mais pontos .A atividade também teve alguns pontos
surpreendentes ,onde alguns alunos que estavam meio dispersos e participavam
poucas vezes das aulas foram os
primeiros a me entregar as questões e foi também uma forma de quebrar um pouco
a rotina dos alunos que vinham de uma semana cansativa provas bimestrais e alguns ate mesmo da recuperação.
Referências:
Projeto Araribá: história /organizadora
Editora Modena ;obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora
Moderna ; editora responsável Maria
Raquel Apolinária -2.ed- São Paulo: Moderna , 2007 Harry Styles.
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São
Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
Bolsista: Cristiele Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário