quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um olhar sobre a educação: O desafio de se trabalhar com as deficiências educacionais que perduram desde as séries iniciais

Sabemos que vários são os obstáculos enfrentados pelos bolsistas do PIBID ao entrarem em contato com a escola e a turma na qual suas atividades serão desenvolvidas. Estrutura precária, falta de materiais, desinteresse dos alunos, dentre outras coisas, acabam por dificultar a realização de várias atividades elaboradas pelos bolsistas.
            Cada turma possui suas particularidades, e deficiências, e no 3º ano 312, da E. E. Raul de Leoni, não seria diferente, além das conversas paralelas em sala, há certa ‘resistência’ em escrever, traço percebido logo que comecei a trabalhar com a turma, na qual os alunos raramente respondiam as questões abertas nos testes, e demonstravam a preguiça também em ler as questões que eram mais extensas.
            Uma  vez que uma turma de terceiro ano deve ser preparada para a prova do ENEM, meu maior desafio foi incentivar a leitura e a escrita em sala de aula. As atividades mais elaboradas e ‘diferentes’ ficaram em um plano secundário, e produções de texto, aulas utilizando quadro e giz, e exercícios contendo um texto em seus enunciados, se fizeram necessários e indispensáveis a cada conteúdo transmitido em sala.
            No início houve um certo desconforto dos alunos em relação as atividades, mas a base de muita conversa, eu e Fátima, fomos conseguindo alcançar um avanço e percebíamos isso claramente no decorrer das atividades e avaliações. Mesmo que a realidade da maioria dos alunos da sala os faça pensar em parar sua vida estudantil no terceiro ano do ensino médio percebemos que aos poucos eles vêm mostrando um maior interesse na disciplina, e conseguem entender a necessidade de ter domínio sobre a leitura e a escrita.
            É difícil conseguir grandes resultados em menos de um ano de trabalho, uma vez que essa ‘deficiência’ vem se arrastando desde os primeiros anos escolares dos alunos até os dias de hoje. Mas nesse contexto, pequenos avanços se mostram grandes vitórias.




Referências:

ALVES, F. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. In:________. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 15, n. 57, p. 1-19, out./dez 2007.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 26. 2007.
 FREITAS, L.C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. In:___________. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, nº. 100, p. 965-987, out.2007.

 Bolsista: Iglia Ferreira

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