A utilização de novos recursos didáticos em sala de
aula é uma ferramenta de extrema importância e que contribui para a elaboração de
aulas mais interessantes e dinâmicas. Com o avanço dos meios eletrônicos,
percebe-se que a grande maioria dos jovens apresenta íntima relação com tudo o
que há de mais atual no mundo tecnológico. Sendo assim, a partir do conteúdo
didático referente à Revolução Industrial, trabalhado pela professora Fátima
Freitas nas turmas do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raul de Leoni,
foi planejada a exposição do filme “Tempos Modernos”. Filme este de grande sucesso e que teve como
protagonista e diretor o ator Chalin Chaplin. Anexar plano de aula.
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças
que aconteceram na Europa, nos séculos XVIII e XIX, cuja principal
particularidade estava relacionada com a substituição do trabalho artesanal
pelo assalariado e com o avanço do uso das máquinas, que foram incorporadas a
partir da necessidade de diminuir o tempo de produção de um produto.
A partir de uma sociedade movida pelo lucro, o
operário perde todo o conhecimento e toda a técnica de fabricação, e passa a
vender a sua força de trabalho, sendo submetido a uma condição totalmente
insalubre e precária, trabalhando cerca de 15 horas por dia em troca de uma
salário pífio. Diante desta situação, com o passar dos anos, foram criados
movimentos de contestação, principalmente ao regimento do fordismo e do
taylorismo, com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores.
Pensando principalmente em proporcionar uma reflexão
deste período de grande importância da história, além de uma análise do modo de
sobrevivência e vida do homem contemporâneo, o objetivo da exibição do filme é
levar o aluno a relacionar as formas de trabalho na atualidade com as formas de
trabalho do período pré- industrial, estabelecendo suas semelhanças e mudanças.
Como os segundos anos da Escola Estadual Raul de
Leoni apresentam perfis diferentes, nós, bolsistas do PIBID, na realização
desta atividade, procuramos frisar no filme temas que percebemos ser de maior
relevância dentro da realidade de cada classe. Na turma 208, acompanhada pela
bolsista Bruna Barbosa, procurou-se abordar mais o viés social no intuito de
alavancar discussões sobre os aspectos presentes no contexto em que o aluno
está inserido, ou seja, buscar a reflexão de como era a vida do operário
inserido nessa nova forma de trabalho datado do período da Revolução Industrial
e como isso se apresenta no mundo atual. Já na turma 209, do bolsista Kevin
Lucas, a discussão do filme centrou-se em quatro questões principais: a divisão
intensa do trabalho, a situação do trabalhador nas fábricas, a livre
concorrência e movimentos que surgiram para lutar a favor dos direitos dos
trabalhadores. Além disso, a aula buscou um diálogo com a atualidade, sendo
levantadas questões do tipo: Qual a situação do trabalhador atualmente no
Brasil? O que melhorou? Quais críticas podemos estabelecer ainda hoje? Qual a
importância da CLT para a conquista de direitos do trabalhador aqui no Brasil?
Qual o papel do movimento sindical na atualidade? Como é a questão da
concorrência entre as empresas atualmente? O que são os cartéis, holdings e
monopólios?
Diante disso, para orientar a condução da atividade
nas turmas, foi proposta, como forma de avaliação, a produção de um pequeno
relatório na qual os estudantes deveriam expressar sobre os principais temas do
filme que estão em paralelo com o conteúdo da aula expositiva como, por
exemplo, o desemprego, a fome, a mecanização do trabalho, a criminalidade
gerada pela falta de emprego, dentre outros.
O filme “Tempos Modernos”, protagonizado por Charles
Chaplin, retrata a vida urbana nos Estados Unidos na década de 1930, no qual
ele expõe os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização
do trabalhador na linha de montagem e da tensão econômica gerada pela crise de
29 que abala a sociedade, gerando diversas consequências como desemprego e
fome.
Disponível em:
http://meucadafalso.blogspot.com.br/2011/08/tempos-modernos-alienacao-e-o-homem-na.html.
Acesso em: 04 de Setembro de 2013.
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No filme, Chaplin interpreta o personagem Carlitos,
que trabalha na linha de montagem de uma fábrica e exerce sua função de apertar
parafusos sem que haja quebra do ritmo de trabalho dos seus companheiros, como
é retratado logo abaixo. Esta é uma das cenas mais marcantes do filme, pois
podemos estabelecer uma série de críticas ao chamado fordismo - sistema de
produção e gestão empregado por Henry Ford em 1913 que visava a produção de
mercadorias em massa.
Disponível em:
http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/06/filme-tempos-modernos-resumo-e-completo.html.
Acesso: 05 de Setembro de 2013.
|
Nessa nova realidade, pós I Guerra Mundial, a
esteira rolante é quem impõe o ritmo de produção, ditado pelo dono da fábrica. E
o trabalhador, portanto, fica como responsável apenas por uma etapa no
processo, o que gera um maior aumento no ritmo de produção. No compasso
monótono do trabalho, a máquina incorpora o homem, como é retratado no filme de
forma bem humorada.
Com esse emprego altamente viciante e de ritmo
progressista de produção, Carlitos acaba sofrendo um colapso nervoso, o que
acaba por ressaltar que o objeto central do filme não é apenas a tecnologia
engolindo o homem, mas sim, a psicose do ser humano perante este novo mundo
industrializado. Assim como podemos ver na imagem:
O exercício de pensar a História através do uso das
novas tecnologias em sala de aula foi de grande importância para a
concretização da percepção dos estudantes frente ao conteúdo apresentado pelo
livro didático, já que se apresentou como uma forma prazerosa de aprendizagem.
A utilização do recurso contribuiu, assim como expressado por ambas as turmas, para
uma expansão da consciência através da criticidade, da sensibilidade e da
imaginação.
Os alunos foram condizentes ao propósito previamente
elaborado, ou seja, conseguiram contextualizar a didática em sala de aula com o
mundo de hoje, a partir do momento em que eles expressaram através de suas
pequenas redações e oralmente as formas de trabalhos atuais. Na turma 208, por
exemplo, os estudantes evidenciaram as principais indústrias alojadas em
território brasileiro, no qual, os trabalhadores não são responsáveis únicos
pela fabricação do produto final, mas sim, o coletivo. Um resultado marcante na
turma 209, foi o número de perguntas que foram feitas, principalmente no que
tange à industrialização no Brasil e os movimentos sindicais.
Referências Bibliográficas:
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral.
Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de
aula. São Paulo: Contexto,
2003. FONSECA, Claudia Chaves. Os meios de
comunicação vão à escola? Belo Horizonte:
Autêntica/FCHFUMEC, 2004.
FONSECA, Selva Guimarães. A incorporação de
diferentes fontes e linguagens no ensino de História. In: Didática e prática de
ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Papirus: Campinas,
SP, 2003, p 180-186.
CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Titulo original: Modern
Time. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.
Filmes sugeridos:
Germinal, Bélgica/França/Itália, 1993. Direção:
Claude Berri. “O filme se passa na França do século XIX, baseado no romance de
Émile Zola. Caracteriza o processo de produção do modelo capitalista, mostrando
a oposição entre as necessidades humanas e as materiais”. Duração: 155 min.
Daens, um grito de justiça, Bélgica/Holanda/Itália,
1992. “Na cidade de Aalst, norte da Bélgica, um grupo de trabalhadores é vítima
da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados. Mas a situação
começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade”.
Duração: 136 min.
Link para o filme “Tempos modernos”: http://www.youtube.com/watch?v=D_kpovzYBT8
Bolsistas: Bruna Barbosa da Silva e Kevin Lucas C. Ferreira
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