quarta-feira, 23 de outubro de 2013

“Tempos Modernos”: a utilização de novos recursos didáticos em sala de aula.

     A utilização de novos recursos didáticos em sala de aula é uma ferramenta de extrema importância e que contribui para a elaboração de aulas mais interessantes e dinâmicas. Com o avanço dos meios eletrônicos, percebe-se que a grande maioria dos jovens apresenta íntima relação com tudo o que há de mais atual no mundo tecnológico. Sendo assim, a partir do conteúdo didático referente à Revolução Industrial, trabalhado pela professora Fátima Freitas nas turmas do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raul de Leoni, foi planejada a exposição do filme “Tempos Modernos”.  Filme este de grande sucesso e que teve como protagonista e diretor o ator Chalin Chaplin. Anexar plano de aula.
     A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa, nos séculos XVIII e XIX, cuja principal particularidade estava relacionada com a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o avanço do uso das máquinas, que foram incorporadas a partir da necessidade de diminuir o tempo de produção de um produto.
     A partir de uma sociedade movida pelo lucro, o operário perde todo o conhecimento e toda a técnica de fabricação, e passa a vender a sua força de trabalho, sendo submetido a uma condição totalmente insalubre e precária, trabalhando cerca de 15 horas por dia em troca de uma salário pífio. Diante desta situação, com o passar dos anos, foram criados movimentos de contestação, principalmente ao regimento do fordismo e do taylorismo, com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores.
     Pensando principalmente em proporcionar uma reflexão deste período de grande importância da história, além de uma análise do modo de sobrevivência e vida do homem contemporâneo, o objetivo da exibição do filme é levar o aluno a relacionar as formas de trabalho na atualidade com as formas de trabalho do período pré- industrial, estabelecendo suas semelhanças e mudanças.
     Como os segundos anos da Escola Estadual Raul de Leoni apresentam perfis diferentes, nós, bolsistas do PIBID, na realização desta atividade, procuramos frisar no filme temas que percebemos ser de maior relevância dentro da realidade de cada classe. Na turma 208, acompanhada pela bolsista Bruna Barbosa, procurou-se abordar mais o viés social no intuito de alavancar discussões sobre os aspectos presentes no contexto em que o aluno está inserido, ou seja, buscar a reflexão de como era a vida do operário inserido nessa nova forma de trabalho datado do período da Revolução Industrial e como isso se apresenta no mundo atual. Já na turma 209, do bolsista Kevin Lucas, a discussão do filme centrou-se em quatro questões principais: a divisão intensa do trabalho, a situação do trabalhador nas fábricas, a livre concorrência e movimentos que surgiram para lutar a favor dos direitos dos trabalhadores. Além disso, a aula buscou um diálogo com a atualidade, sendo levantadas questões do tipo: Qual a situação do trabalhador atualmente no Brasil? O que melhorou? Quais críticas podemos estabelecer ainda hoje? Qual a importância da CLT para a conquista de direitos do trabalhador aqui no Brasil? Qual o papel do movimento sindical na atualidade? Como é a questão da concorrência entre as empresas atualmente? O que são os cartéis, holdings e monopólios?
     Diante disso, para orientar a condução da atividade nas turmas, foi proposta, como forma de avaliação, a produção de um pequeno relatório na qual os estudantes deveriam expressar sobre os principais temas do filme que estão em paralelo com o conteúdo da aula expositiva como, por exemplo, o desemprego, a fome, a mecanização do trabalho, a criminalidade gerada pela falta de emprego, dentre outros.    

    O filme “Tempos Modernos”, protagonizado por Charles Chaplin, retrata a vida urbana nos Estados Unidos na década de 1930, no qual ele expõe os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalhador na linha de montagem e da tensão econômica gerada pela crise de 29 que abala a sociedade, gerando diversas consequências como desemprego e fome. 

Disponível em: http://meucadafalso.blogspot.com.br/2011/08/tempos-modernos-alienacao-e-o-homem-na.html. Acesso em: 04 de Setembro de 2013. 

     No filme, Chaplin interpreta o personagem Carlitos, que trabalha na linha de montagem de uma fábrica e exerce sua função de apertar parafusos sem que haja quebra do ritmo de trabalho dos seus companheiros, como é retratado logo abaixo. Esta é uma das cenas mais marcantes do filme, pois podemos estabelecer uma série de críticas ao chamado fordismo - sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford em 1913 que visava a produção de mercadorias em massa. 

Disponível em: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/06/filme-tempos-modernos-resumo-e-completo.html. Acesso: 05 de Setembro de 2013.
    
 Nessa nova realidade, pós I Guerra Mundial, a esteira rolante é quem impõe o ritmo de produção, ditado pelo dono da fábrica. E o trabalhador, portanto, fica como responsável apenas por uma etapa no processo, o que gera um maior aumento no ritmo de produção. No compasso monótono do trabalho, a máquina incorpora o homem, como é retratado no filme de forma bem humorada.
     Com esse emprego altamente viciante e de ritmo progressista de produção, Carlitos acaba sofrendo um colapso nervoso, o que acaba por ressaltar que o objeto central do filme não é apenas a tecnologia engolindo o homem, mas sim, a psicose do ser humano perante este novo mundo industrializado. Assim como podemos ver na imagem:




     
    O exercício de pensar a História através do uso das novas tecnologias em sala de aula foi de grande importância para a concretização da percepção dos estudantes frente ao conteúdo apresentado pelo livro didático, já que se apresentou como uma forma prazerosa de aprendizagem. A utilização do recurso contribuiu, assim como expressado por ambas as turmas, para uma expansão da consciência através da criticidade, da sensibilidade e da imaginação. 
     Os alunos foram condizentes ao propósito previamente elaborado, ou seja, conseguiram contextualizar a didática em sala de aula com o mundo de hoje, a partir do momento em que eles expressaram através de suas pequenas redações e oralmente as formas de trabalhos atuais. Na turma 208, por exemplo, os estudantes evidenciaram as principais indústrias alojadas em território brasileiro, no qual, os trabalhadores não são responsáveis únicos pela fabricação do produto final, mas sim, o coletivo. Um resultado marcante na turma 209, foi o número de perguntas que foram feitas, principalmente no que tange à industrialização no Brasil e os movimentos sindicais.

Referências Bibliográficas:
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume único.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto,
2003. FONSECA, Claudia Chaves. Os meios de comunicação vão à escola? Belo Horizonte:
Autêntica/FCH­FUMEC, 2004.  
FONSECA, Selva Guimarães. A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História. In: Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Papirus: Campinas, SP, 2003, p 180-186.
CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Titulo original: Modern Time. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.

Filmes sugeridos:
Germinal, Bélgica/França/Itália, 1993. Direção: Claude Berri. “O filme se passa na França do século XIX, baseado no romance de Émile Zola. Caracteriza o processo de produção do modelo capitalista, mostrando a oposição entre as necessidades humanas e as materiais”. Duração: 155 min.
Daens, um grito de justiça, Bélgica/Holanda/Itália, 1992. “Na cidade de Aalst, norte da Bélgica, um grupo de trabalhadores é vítima da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados. Mas a situação começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade”. Duração: 136 min.
Link para o filme “Tempos modernos”: http://www.youtube.com/watch?v=D_kpovzYBT8

Bolsistas: Bruna Barbosa da Silva e Kevin Lucas C. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário