quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Reconquista Espanhola como introdução para a Expansão Marítima e a colonização Espanhola na América



Antes do professor Rondinele Moreira de Araújo trabalhar “As Grandes Navegações” e consequentemente “A Colonização Espanhola na América” com os alunos do 7º ano (Ensino Fundamental) da Escola Municipal Dona Nanete, propus aos alunos que eles buscassem conhecer a história espanhola anterior ao movimento das grande navegações.  A busca foi pela história antiga da Espanha, partindo da Reconquista Espanhola e da retomada por parte dos cristãos da Península Ibérica local que ficou por oito séculos sob ocupação muçulmana.
Antes da realização da atividade apresentei uma aula sobre o tema “Reconquista Espanhola”, explicitando o seu conceito, o que levou a ocorrência deste fato, as invasões bárbaras e a luta entre cristãos e muçulmanos. Apresentei também algumas das batalhas ocorridas, como a Revolta de Pelágio, a Batalha de Covadonga onde se destacou a figura de D. Pelayo, rei e herói cristão, e as Cruzadas, momento este em que a luta se tornou mais intensa. Além do desenrolar da guerra que nos mostra que a Espanha era dividida em reinos que foram se anexando até a conquista de Granada, fato que marca o fim do domínio árabe para a unificação dos reinos, que instauraram o Reino de Espanha. É após séculos sob domínio e conflitos contra os mouros que a Espanha parte para sua fase inicial dos Descobrimentos (Expansão Marítima), com a pretensão de novas rotas comerciais e com o pretexto da cristianização do povo americano. (Clique para ver o Planejamento de aula)





Após a aula houve algumas dúvidas entre os alunos as quais geraram um debate sobre o porque da invasão muçulmana e a importância da união entre os reis de um reino e outro, onde também alguns alunos foram ao quadro explicar o que haviam entendido do assunto. Tiradas as dúvidas foi solicitado que os estudantes respondessem as questões sobre o tema apresentado, visto que a “Reconquista Espanhola” não estava nem no planejamento escolar e nem em seus livros didáticos, o assunto foi uma introdução do que viria a ser a Espanha no momento das grandes navegações e consequentemente os descobrimentos e a colonização como já apontado. A atividade foi em formato de uma prova, com questões objetivas e discursivas, porém com autorização de discussão entre os alunos e com auxílios meus e do professor e supervisor Rondinele. (Clique para ver a atividade)
O objetivo da atividade foi uma maior interação dos alunos com o tema de forma que eles puderam ir ao quadro e explicar o que haviam entendido do assunto, além de incentiva-los a escrever e interpretar uma pergunta e ao mesmo tempo prepara-los para questões futuras, seja na disciplina de história ou não e coloca-los como atores na transmissão do conhecimento dentro de sala de aula.





Os alunos compreenderam bem o assunto e mostraram interesse e curiosidade durante a aula expositiva, além de uma empolgação no fazer dos exercícios e ainda fui solicitado várias vezes em suas carteiras para tirar dúvidas, pelos menos por uma boa quantidade de alunos, mas nunca revelando a resposta, sempre deixando que eles buscassem sua compreensão pelo esquema que foi deixado no quadro após aula.

Referências Bibliográficas:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania, 7º ano/ Alfredo Boulos Júnior. – São Paulo: FTD, 2009. (Coleção História: Sociedade & Cidadania)
CÁCERES, Florival. História do Brasil/ Florival Cáceres. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 1993.
REILLY, Bernard F. Cristãos e muçulmanos: a luta pela Península Ibérica. Lisboa, Teorema, 1998

Bolsista: Carlos Rodrigo Ferreira Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário