Antes do
professor Rondinele Moreira de Araújo trabalhar “As Grandes Navegações” e
consequentemente “A Colonização Espanhola na América” com os alunos do 7º ano
(Ensino Fundamental) da Escola Municipal Dona Nanete, propus aos alunos que
eles buscassem conhecer a história espanhola anterior ao movimento das grande
navegações. A busca foi pela história
antiga da Espanha, partindo da Reconquista Espanhola e da retomada por parte
dos cristãos da Península Ibérica local que ficou por oito séculos sob ocupação
muçulmana.
Antes da realização
da atividade apresentei uma aula sobre o tema “Reconquista Espanhola”,
explicitando o seu conceito, o que levou a ocorrência deste fato, as invasões
bárbaras e a luta entre cristãos e muçulmanos. Apresentei também algumas das batalhas
ocorridas, como a Revolta de Pelágio, a Batalha de Covadonga onde se destacou a
figura de D. Pelayo, rei e herói cristão, e as Cruzadas, momento este em que a
luta se tornou mais intensa. Além do desenrolar da guerra que nos mostra que a
Espanha era dividida em reinos que foram se anexando até a conquista de
Granada, fato que marca o fim do domínio árabe para a unificação dos reinos, que
instauraram o Reino de Espanha. É após séculos sob domínio e conflitos contra
os mouros que a Espanha parte para sua fase inicial dos Descobrimentos
(Expansão Marítima), com a pretensão de novas rotas comerciais e com o pretexto
da cristianização do povo americano. (Clique para ver o Planejamento de aula)
Após a
aula houve algumas dúvidas entre os alunos as quais geraram um debate sobre o
porque da invasão muçulmana e a importância da união entre os reis de um reino
e outro, onde também alguns alunos foram ao quadro explicar o que haviam
entendido do assunto. Tiradas as dúvidas foi solicitado que os estudantes
respondessem as questões sobre o tema apresentado, visto que a “Reconquista
Espanhola” não estava nem no planejamento escolar e nem em seus livros
didáticos, o assunto foi uma introdução do que viria a ser a Espanha no momento
das grandes navegações e consequentemente os descobrimentos e a colonização
como já apontado. A atividade foi em formato de uma prova, com questões
objetivas e discursivas, porém com autorização de discussão entre os alunos e com
auxílios meus e do professor e supervisor Rondinele. (Clique para ver a atividade)
O
objetivo da atividade foi uma maior interação dos alunos com o tema de forma
que eles puderam ir ao quadro e explicar o que haviam entendido do assunto,
além de incentiva-los a escrever e interpretar uma pergunta e ao mesmo tempo
prepara-los para questões futuras, seja na disciplina de história ou não e
coloca-los como atores na transmissão do conhecimento dentro de sala de aula.
Os alunos compreenderam
bem o assunto e mostraram interesse e curiosidade durante a aula expositiva,
além de uma empolgação no fazer dos exercícios e ainda fui solicitado várias
vezes em suas carteiras para tirar dúvidas, pelos menos por uma boa quantidade
de alunos, mas nunca revelando a resposta, sempre deixando que eles buscassem
sua compreensão pelo esquema que foi deixado no quadro após aula.
Referências
Bibliográficas:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania, 7º ano/
Alfredo Boulos Júnior. – São Paulo: FTD, 2009. (Coleção História: Sociedade
& Cidadania)
CÁCERES, Florival. História do Brasil/ Florival Cáceres. – 1. Ed. – São Paulo:
Moderna, 1993.
REILLY, Bernard F. Cristãos e muçulmanos:
a luta pela Península Ibérica. Lisboa, Teorema, 1998
Bolsista: Carlos Rodrigo Ferreira Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário