quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Utilização de filme em sala de aula: O filme “A Onda” de 1981 como uma representação dos autoritarismos do início do século XX.



       Os alunos do 9º ano da Escola Estadual Effie Rolfs tiveram contato com o conteúdo: “Crises e totalitarismos”, o qual discute o período do “Entre Guerras”, a “Crise de 1929” e o surgimento do “nazifascismo” na Europa. Após as aulas expositivas sobre o surgimento do fascismo em suas diversas faces pela Europa, percebeu-se uma dificuldade, por parte dos alunos, em compreenderem de que forma esse movimento de extrema direita chegou ao poder de forma tão rápida. (Veja o plano de aula)
            Buscando exemplificar para os alunos de forma mais dinâmica o crescimento dos partidos fascistas, tanto na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler, foi pensada por mim – Walter, o também bolsista Gabriel e o supervisor Paulo Grossi uma atividade de reflexão e análise do filme “A Onda” de 1981. O filme é baseando em uma experiência real de um professor o qual exemplifica aos alunos sobre o crescimento dos partidos fascistas e a aceitação da população em relação a esses grupos, estudando a criação de um grupo na sala de aula, com lemas, símbolos e códigos de conduta rígidos. A intenção de passar este filme veio do seu fácil acesso pelos alunos possível até pelo You Tube conjuntamente a seu caráter didático.
 
Figura 1. "A Onda: O Experimento em sala de aula que foi longe demais"

A atividade consistia na exibição em duas partes do filme, devido à distribuição dos horários de aula das turmas e após a exibição deste, foi proposta aos alunos a seguinte atividade:


 

Figura 2. Atividade Aplicada
 

Figura 3. Exibição do Filme em sala de aula
 

Figura 4. Exibição do Filme em sala de aula

            Durante a correção da atividade foi evidente que o filme auxiliou os alunos a perceberem como, através de certos rituais, códigos e sentimentos de união, os partidos fascistas se aproveitaram da situação em que se encontravam os países trabalhados pelo livro didático (Itália e Alemanha), para subirem ao poder de forma rápida e instaurarem seus governos autoritários de extrema-direita.

Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. A ascensão do Totalitarismo In: História – Volume Único. Ática: São Paulo, 2005, p. 416-422.
FONSECA, Selva Guimarães. A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História. In: Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Papirus: Campinas, SP, 2003, p 180-186.
VICENTINO, Cláudio. Crises e totalitarismo. In: Projeto Radix: história, 9º ano. Scipione: São Paulo, 2009, p. 99-102.

Bolsistas: Walter Neto e Gabriel Rodrigues.







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