Os alunos do 9º ano da Escola Estadual
Effie Rolfs tiveram contato com o conteúdo: “Crises e totalitarismos”, o qual
discute o período do “Entre Guerras”, a “Crise de 1929” e o surgimento do
“nazifascismo” na Europa. Após as aulas expositivas sobre o surgimento do
fascismo em suas diversas faces pela Europa, percebeu-se uma dificuldade, por
parte dos alunos, em compreenderem de que forma esse movimento de extrema
direita chegou ao poder de forma tão rápida. (Veja o plano de aula)
Buscando
exemplificar para os alunos de forma mais dinâmica o crescimento dos partidos
fascistas, tanto na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler, foi pensada por
mim – Walter, o também bolsista Gabriel e o supervisor Paulo Grossi uma
atividade de reflexão e análise do filme “A Onda” de 1981. O filme é baseando
em uma experiência real de um professor o qual exemplifica aos alunos sobre o
crescimento dos partidos fascistas e a aceitação da população em relação a
esses grupos, estudando a criação de um grupo na sala de aula, com lemas,
símbolos e códigos de conduta rígidos. A intenção de passar este filme veio do
seu fácil acesso pelos alunos possível até pelo You Tube conjuntamente a seu
caráter didático.
A atividade consistia
na exibição em duas partes do filme, devido à distribuição dos horários de aula
das turmas e após a exibição deste, foi proposta aos alunos a seguinte
atividade:
Durante a correção da atividade foi
evidente que o filme auxiliou os alunos a perceberem como, através de certos
rituais, códigos e sentimentos de união, os partidos fascistas se aproveitaram
da situação em que se encontravam os países trabalhados pelo livro didático
(Itália e Alemanha), para subirem ao poder de forma rápida e instaurarem seus
governos autoritários de extrema-direita.
Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. A ascensão do Totalitarismo In: História – Volume Único. Ática: São
Paulo, 2005, p. 416-422.
FONSECA, Selva Guimarães. A incorporação de diferentes fontes e
linguagens no ensino de História. In: Didática
e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados.
Papirus: Campinas, SP, 2003, p 180-186.
VICENTINO, Cláudio. Crises e totalitarismo. In: Projeto Radix: história, 9º ano.
Scipione: São Paulo, 2009, p. 99-102.
Bolsistas:
Walter
Neto e Gabriel Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário