segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alunos do 3º ano do Ensino Médio: qual seria o melhor método utilizado para trabalhar com eles?

     Nesse ano, resolvemos ter uma experiência diferente e trabalhar com alunos os alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual “Effie Rolfs”. Juntamente com a professora, Maria Alice Mota Araújo, vivenciamos turmas já com certo grau de maturidade e ansiosos por prestar o vestibular e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no final do ano.

     Com isso, vieram à tona questões do tipo: como irei despertar a atenção desses alunos, que tanto está voltada para o ENEM? Ou, como ajudá-los, ao longo do ano, a se prepararem para essa prova tão importante na vida deles?

    Ao longo das semanas fomos aprendendo a lidar com esse tipo novo de aluno, e as questões acima foram solucionadas. Atividades dinâmicas foram aplicadas? Sim, porém, buscamos sempre levantar alguma questão atual, que despertasse a curiosidade do aluno, além de pedirmos uma redação, a fim de treiná-los e orientá-los a ter uma escrita melhor, a ter maior poder argumentativo, sendo isso considerado de suma importância para uma das provas do ENEM, que é a Redação.

   Os alunos demonstraram muita dificuldade em fazer a redação, sendo assim, passamos para eles uma folha explicando sobre como deve ser a estrutura de uma redação, que está disponível aqui. Outro tipo de atividade que temos aplicado, e que tem resultado frutos cada vez melhores, é um simulado, com exercícios retirados de antigas provas de vestibulares e ENEM’s, ao final de cada capítulo ministrado pela professora. Essas listas de exercícios se destacam como uma das principais formas de fixação e aplicação dos conteúdos estudados.

    Ao confeccionar os simulados, procuramos relacionar cada questão selecionada à instituição da qual foi retirada, visando valorizar o material e familiarizar o aluno com o tipo de questão apresentada no processo seletivo de cada instituição, especificadamente. As fontes de pesquisa utilizada na obtenção do exercício são da mais variada forma, como sites das universidades, de programas seletivos e apostilas.  Segundo o graduado em matemática, Marcos Noé, “fixando seus estudos nesse formato de preparação, os jovens passam a obter uma visão geral do que e como será cobrado o conhecimento adquirido durante os anos de sua vida estudantil, visando o ingresso no Ensino Superior.”  

   Com isso, o intuito da atividade é ajudar os alunos a se prepararem para as provas e exames de vestibular, e os resultados vêm sendo positivos, uma vez que vários alunos já vieram nos procurar alegando que a lista de exercícios os tinha ajudado para estudar para as provas do colégio, assim como as notas, que se elevaram depois que começamos a aplicar esses simulados periodicamente.

Modelo de atividade aplicada


 Referências Bibliográficas:
http://educador.brasilescola.com/ Acesso em: 21/10/2013
AZEVEDO, Gislane Campos. História em movimento: ensino médio.
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. São Paulo: Ática, 2010.
http://enem.inep.gov.br/ Acesso em: 21/10/2013 BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.


 Bolsista: Carolina Cazarim e Daniela Nalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário