Durante o mês de agosto,
nós bolsistas do PIBID que trabalhamos com as turmas do 9° ano da Escola
Estadual Effie Rolfs (Gabriel e Walter) aplicamos uma atividade sobre a Segunda
Guerra Mundial, a atividade foi desenvolvida com os estudantes por meio da
análise de imagens que foram entregues em aula, na qual explicamos sobre como o
trabalho poderia ser feito.
O objetivo era que eles
próprios realizassem a análise das imagens facilitando a visualização de
diferentes pontos de vista sobre a guerra e seus diversos palcos fixando o
conteúdo trabalhado a respeito dos países que participaram da guerra ou dos
acontecimentos que marcaram historicamente o período, como o Holocausto. Para tanto o professor realizou várias aulas expositivas sobre a Segunda Guerra Mundial e para finalizar o capítulo desenvolvemos o trabalho. Este foi então feito em casa sendo marcada uma data para apresentação do mesmo, o ideal (e possível) seria a utilização de uma aula para todas as apresentações, o que deu certo em uma das turmas, nas outras duas por dificuldade de se organizarem e por alguns não terem levado o trabalho no dia, este teve que ser apresentado no dia seguinte.
O trabalho com imagens
é interessante, pois permite aos estudantes relacionarem o conteúdo de uma
forma diferente, reconhecendo a data da foto podem pensar em qual momento a
guerra estava, o local, que muitas vezes é colocado na legenda, permite perceber
os lugares por onde ela passou e até a destruição que ela deixou, além de
perceberem os muitos anônimos da guerra, pessoas que sofrem, morrem, se tornam
refugiados, perdem todos os seus bens, familiares, etc. relacionando isso tudo
sem esquecer-se do conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico.
Entre as imagens
estavam: uma biblioteca bombardeada, um prisioneiro prestes a ser executado,
militares britânicos na África, a Alemanha em diferentes momentos, Paris
durante a ocupação nazista, o hasteamento da bandeira norte-americana em Iwo
Jima e algumas vítimas de um dos campos de concentração empilhadas durante uma
libertação em um dos campos.
![]() |
Figura 1: Fotografia de John Florea de uma
refugiada na Alemanha. A foto foi impressa pela primeira vez na revista LIFE, em
26 de março de 1945.
|
Os estudantes tiveram
que apresentar as imagens analisadas por eles mesmos em cartazes que serão,
posteriormente, selecionados e colocados no mural da escola. Estes deveriam
conter certas informações sobre a imagem analisada: nome do fotógrafo (caso
fosse conhecido), local da foto, ano, elementos captados pelo fotógrafo,
contexto no qual pode ser inserida a imagem, e impressões sobre a intenção do
fotógrafo. Os pontos a serem trabalhados estimulariam a criatividade,
auxiliariam na fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de
direcioná-los em pesquisas sobre diferentes temas.
Os resultados podem ser
considerados bons, pois de todos os grupos (total de 21), apenas um não fez o
cartaz e dois apresentaram um dia após o prazo. As apresentações entretanto
tiveram de tudo um pouco: leitura de textos retirados da internet,
apresentações em que cada membro do grupo falava algo, ou com um só apresentando
o conteúdo, algumas com poucas informações, outras além do que foi pedido. Foram
também feitas questões sobre as imagens e sobre o conteúdo que foi trabalhado
pelo professor Paulo; as quais eram diferentes para tentar trazer novas informações e em alguns casos informações que não foram colocadas ou nos cartazes ou nas apresentações, desse modo surgiram questões do tipo: “o que, para os estudantes, significava o hasteamento da bandeira dos EUA em território Japonês?” e “a espada simboliza o quê para os japoneses?”.
Por meio da atividade
foi obtido um resultado satisfatório, as avaliações dos trabalhos foram muito boas
e as análises das imagens em sua maioria atingiram o ponto esperado em questão
da contextualização do que estava “cristalizado” nas imagens com análises
críticas que talvez mostrassem que elas não eram tão “cristalizadas” quanto
poderia se pensar inicialmente.
Referências:
VINCENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 9° ano. São
Paulo. Scipione, 2009.
GONÇALVES,
Williams da Silva . A Segunda Guerra Mundial. In: Daniel
Aarão Reis Filho, Jorge Ferreira, Celeste Zenha. (Org.). O Século XX - O Tempo das Crises: Revoluções, Fascismos e Guerras.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, v. 02, p. 165-193.
GUIMARÃES,
Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 13a reedição
revista e ampliada. Campinas: Papirus, 2004.
Bolsistas: Walter e Gabriel
Bolsistas: Walter e Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário