segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Trabalho com Análise de Imagens



Durante o mês de agosto, nós bolsistas do PIBID que trabalhamos com as turmas do 9° ano da Escola Estadual Effie Rolfs (Gabriel e Walter) aplicamos uma atividade sobre a Segunda Guerra Mundial, a atividade foi desenvolvida com os estudantes por meio da análise de imagens que foram entregues em aula, na qual explicamos sobre como o trabalho poderia ser feito.
O objetivo era que eles próprios realizassem a análise das imagens facilitando a visualização de diferentes pontos de vista sobre a guerra e seus diversos palcos fixando o conteúdo trabalhado a respeito dos países que participaram da guerra ou dos acontecimentos que marcaram historicamente o período, como o Holocausto. Para tanto o professor realizou várias aulas expositivas sobre a Segunda Guerra Mundial e para finalizar o capítulo desenvolvemos o trabalho. Este foi então feito em casa sendo marcada uma data para apresentação do mesmo, o ideal (e possível) seria a utilização de uma aula para todas as apresentações, o que deu certo em uma das turmas, nas outras duas por dificuldade de se organizarem e por alguns não terem levado o trabalho no dia, este teve que ser apresentado no dia seguinte.
O trabalho com imagens é interessante, pois permite aos estudantes relacionarem o conteúdo de uma forma diferente, reconhecendo a data da foto podem pensar em qual momento a guerra estava, o local, que muitas vezes é colocado na legenda, permite perceber os lugares por onde ela passou e até a destruição que ela deixou, além de perceberem os muitos anônimos da guerra, pessoas que sofrem, morrem, se tornam refugiados, perdem todos os seus bens, familiares, etc. relacionando isso tudo sem esquecer-se do conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico.
Entre as imagens estavam: uma biblioteca bombardeada, um prisioneiro prestes a ser executado, militares britânicos na África, a Alemanha em diferentes momentos, Paris durante a ocupação nazista, o hasteamento da bandeira norte-americana em Iwo Jima e algumas vítimas de um dos campos de concentração empilhadas durante uma libertação em um dos campos.
 

Figura 1: Fotografia de John Florea de uma refugiada na Alemanha. A foto foi impressa pela primeira vez na revista LIFE, em 26 de março de 1945.


Os estudantes tiveram que apresentar as imagens analisadas por eles mesmos em cartazes que serão, posteriormente, selecionados e colocados no mural da escola. Estes deveriam conter certas informações sobre a imagem analisada: nome do fotógrafo (caso fosse conhecido), local da foto, ano, elementos captados pelo fotógrafo, contexto no qual pode ser inserida a imagem, e impressões sobre a intenção do fotógrafo. Os pontos a serem trabalhados estimulariam a criatividade, auxiliariam na fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de direcioná-los em pesquisas sobre diferentes temas.


Os resultados podem ser considerados bons, pois de todos os grupos (total de 21), apenas um não fez o cartaz e dois apresentaram um dia após o prazo. As apresentações entretanto tiveram de tudo um pouco: leitura de textos retirados da internet, apresentações em que cada membro do grupo falava algo, ou com um só apresentando o conteúdo, algumas com poucas informações, outras além do que foi pedido. Foram também feitas questões sobre as imagens e sobre o conteúdo que foi trabalhado pelo professor Paulo; as quais eram diferentes para tentar trazer novas informações e em alguns casos informações que não foram colocadas ou nos cartazes ou nas apresentações, desse modo surgiram questões do tipo: “o que, para os estudantes, significava o hasteamento da bandeira dos EUA em território Japonês?” e “a espada simboliza o quê para os japoneses?”. 
Por meio da atividade foi obtido um resultado satisfatório, as avaliações dos trabalhos foram muito boas e as análises das imagens em sua maioria atingiram o ponto esperado em questão da contextualização do que estava “cristalizado” nas imagens com análises críticas que talvez mostrassem que elas não eram tão “cristalizadas” quanto poderia se pensar inicialmente.

Referências:
VINCENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 9° ano. São Paulo. Scipione, 2009.
GONÇALVES, Williams da Silva . A Segunda Guerra Mundial. In: Daniel Aarão Reis Filho, Jorge Ferreira, Celeste Zenha. (Org.). O Século XX - O Tempo das Crises: Revoluções, Fascismos e Guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, v. 02, p. 165-193.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 13a reedição revista e ampliada. Campinas: Papirus, 2004.

Bolsistas: Walter e Gabriel

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