As turmas do 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Ministro Edmundo
Lins”, estavam analisando o conteudo relativo a Ditadura Militar no Brasil,
assim a pedido do professor Mauro Figueiredo, uma atividade com o intuito de
fazer uma revisão para a prova final dos alunos, sobre tal período foi
elaborada.
Com
a intenção de trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, a sugestão era
utilizar as músicas já estudas pelo professor em aulas anteriores, como Woman No Cry interpretada por Gilberto
Gil e complementar o conteúdo a partir da análise e da discussão de algumas charges
referentes à Ditadura Militar. Com o objetivo de dinamizar o ensino e trabalhar
o conteúdo de forma diferenciada, já que a charge aparece como uma alternativa
para despertar o interesse dos alunos ao mesmo tempo em que possibilita a
interpretação de uma crítica sobre determinado assunto.
A
atividade possibilitou a compreensão do conteúdo por meio de uma linguagem mais
próxima dos educandos, visto que, a linguagem visual (charge) contribui para
que os fatos históricos possam ser melhor compreendidos dentro de um panorama
mais crítico e que parte da visão do próprio aluno.
Dessa
forma, a atividade foi formulada para abarcar os tópicos acima contando com a
divisão da turma em duplas, para que assim os alunos pudessem realizar uma
discussão entre si sobre o conteúdo, discussão essa que seria mediada pela
bolsista e pelo supervisor. A primeira parte da atividade consistia em analisar
criticamente e de acordo com o conteúdo as charges abaixo:
Na primeira figura, na qual o militar
está apagando o pensamento do Brasil, o objetivo é compreender o porquê isso
ocorria, qual a intenção desse gesto? O aluno deveria ser questionado dessa
maneira para que pudesse empreender o seu olhar sobre essa figura. Já na
segunda charge, o objetivo é que o aluno se recorde sobre a Lei da Anistia, e
qual o interesse dos militares em promover a volta dos exilados e o “perdão” a
essas pessoas?
Na segunda parte da atividade, os
alunos deveriam recordar a música “Woman No Cry” que o Professor Mauro já havia
analisado em uma aula anterior, para poder comparar com a figura abaixo, o
objetivo era que a partir disso compreendessem melhor o que ocorreu na
ditadura, os mistérios que ainda hoje estão por ser desvendados, e pensassem a
respeito da organização da Comissão da
Verdade.
Após a aplicação da atividade, podemos
concluir que a turma demonstrou interesse no tema da Ditadura Militar, bem como
compreendeu que a disciplina de História pode ser bastante interessante, uma
vez que esta compreende absolutamente tudo o que diz respeito à vida do homem,
desde fatos cotidianos até acontecimentos de repercussão internacional. A
divisão da turma em duplas, colaborou para que os alunos dependessem menos da
intervenção do professor e tivessem mais liberdade para discutir entre si. Os
resultados puderam ser melhor percebidos quando o professor Mauro corrigiu as
provas que foram feitas após esta atividade e uma revisão da matéria, visto que
as notas dos alunos melhoram significativamente.
As
imagens estão disponíveis em:
Figura 1:Disponível em: http://qualidadedaeducacao.blogspot.com.br/2011/11/charges-ditadura-militar.html.
Acesso: 23 de novembro de 2013.
Figura 2: http://natransversaldotempo.wordpress.com/category/desarquivandobr-ditadura-militar/.
Acesso em: 23 de novembro de 2013.
Figura 3: Disponível em: http://historianovest.blogspot.com/2012/06/regime-militar-no-brasil-em-charges_13.html.
Acesso em: 23 de nov. 2013.
Referência Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio. 2
ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP: Papiros,
2001, p. 11- 50.
Bolsista: Isabella Valente Ciríaco
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