sábado, 21 de dezembro de 2013

As Charges como revisão sobre o tema: Ditadura Militar no Brasil


            As turmas do 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”, estavam analisando o conteudo relativo a Ditadura Militar no Brasil, assim a pedido do professor Mauro Figueiredo, uma atividade com o intuito de fazer uma revisão para a prova final dos alunos, sobre tal período foi elaborada.
            Com a intenção de trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, a sugestão era utilizar as músicas já estudas pelo professor em aulas anteriores, como Woman No Cry interpretada por Gilberto Gil e complementar o conteúdo a partir da análise e da discussão de algumas charges referentes à Ditadura Militar. Com o objetivo de dinamizar o ensino e trabalhar o conteúdo de forma diferenciada, já que a charge aparece como uma alternativa para despertar o interesse dos alunos ao mesmo tempo em que possibilita a interpretação de uma crítica sobre determinado assunto.
            A atividade possibilitou a compreensão do conteúdo por meio de uma linguagem mais próxima dos educandos, visto que, a linguagem visual (charge) contribui para que os fatos históricos possam ser melhor compreendidos dentro de um panorama mais crítico e que parte da visão do próprio aluno.
            Dessa forma, a atividade foi formulada para abarcar os tópicos acima contando com a divisão da turma em duplas, para que assim os alunos pudessem realizar uma discussão entre si sobre o conteúdo, discussão essa que seria mediada pela bolsista e pelo supervisor. A primeira parte da atividade consistia em analisar criticamente e de acordo com o conteúdo as charges abaixo: 
            Na primeira figura, na qual o militar está apagando o pensamento do Brasil, o objetivo é compreender o porquê isso ocorria, qual a intenção desse gesto? O aluno deveria ser questionado dessa maneira para que pudesse empreender o seu olhar sobre essa figura. Já na segunda charge, o objetivo é que o aluno se recorde sobre a Lei da Anistia, e qual o interesse dos militares em promover a volta dos exilados e o “perdão” a essas pessoas?

            Na segunda parte da atividade, os alunos deveriam recordar a música “Woman No Cry” que o Professor Mauro já havia analisado em uma aula anterior, para poder comparar com a figura abaixo, o objetivo era que a partir disso compreendessem melhor o que ocorreu na ditadura, os mistérios que ainda hoje estão por ser desvendados, e pensassem a respeito da organização da Comissão da Verdade. 
Após a aplicação da atividade, podemos concluir que a turma demonstrou interesse no tema da Ditadura Militar, bem como compreendeu que a disciplina de História pode ser bastante interessante, uma vez que esta compreende absolutamente tudo o que diz respeito à vida do homem, desde fatos cotidianos até acontecimentos de repercussão internacional. A divisão da turma em duplas, colaborou para que os alunos dependessem menos da intervenção do professor e tivessem mais liberdade para discutir entre si. Os resultados puderam ser melhor percebidos quando o professor Mauro corrigiu as provas que foram feitas após esta atividade e uma revisão da matéria, visto que as notas dos alunos melhoram significativamente.

As imagens estão disponíveis em:
Figura 1:Disponível em: http://qualidadedaeducacao.blogspot.com.br/2011/11/charges-ditadura-militar.html. Acesso: 23 de novembro de 2013.
Referência Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio. 2 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. Técnicas de ensino: Por que não? 21 ed. Campinas, SP: Papiros, 2001, p. 11- 50.

Bolsista: Isabella Valente Ciríaco

           










Nenhum comentário:

Postar um comentário