segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Atividade Consciência Negra na Escola Estadual Effie Rolfs



          Como atividade comemorativa do dia da Consciência Negra, foi solicitado aos estudantes das turmas do 1º ano B e do 3º A do ensino médio da Escola Estadual Effie Rolfs que elaborassem um texto dissertativo sobre o preconceito no Brasil atualmente.
Os textos foram elaborados a partir da organização de discussões em sala de aula, as quais tinham o objetivo de levar a reflexão acerca do preconceito racial para a sala de aula, ambiente no qual as ideias poderiam ser debatidas, no intuito de serem apresentadas as opiniões dos estudantes, auxiliando-os a compor suas opiniões para a composição dos trabalhos.
Os estudantes escreveram sobre muitos aspectos que puderam perceber na sociedade, cada um focou em seu texto um tema que acreditou ser mais importante, discriminação no ambiente escolar, “Romeu e Julieta Moderno”, preconceito nas mais diversas profissões, no seio familiar, entre outros.
            Para exibir todas as redações confeccionadas pelos alunos foram produzidos portfólios contendo todo o material trabalhado nas turmas. Esse foi o tipo de exibição das redações por vários motivos, entre eles por ser uma forma diferente, dinâmica, chamativa e ao mesmo tempo, para valorizar a produção dos próprios estudantes. Desse modo a bolsista teve o papel de organizar o material da maneira que pudesse vir a contribuir para que esses objetivos fossem cumpridos.
            Outras turmas prepararam poemas, desenhos e danças para o dia da culminância do projeto “Talento não tem cor”, que apresentou uma boa organização dos próprios estudantes. Para a exposição, foram feitas fotos de todas as turmas do ensino médio e embaixo dos banners com as fotos, estava o portfólio respectivo à turma.
Os objetivos da atividade foram alcançados uma vez que pudemos observar como os estudantes colocaram suas ideias de forma coesa e souberam argumentar, sendo o principal objetivo focar no processo de interpretação e escrita dos estudantes dessas turmas, e agora, concluindo esse trabalho na escola, percebo que o objetivo foi cumprido, pois ao relembrar como muitos estudantes apresentavam suas ideias no papel percebe-se um aprendizado e crescimento dos mesmos.

Os estudantes faziam fila para poderem ver o resultado do trabalho pronto. Reparavam e queriam ler tudo. Foi uma experiência muito diferente e ao mesmo tempo gratificante. Aqui estão algumas fotos da exposição que aconteceu em um sábado letivo, no dia 23 de novembro de 2013.
Após alcançado o objetivo que tínhamos, escaneamos todos os portfólios para que possam ser utilizados em outros lugares e por outras pessoas, e também para que se tenha o registro dessa atividade que deu tão certo.



Baixe e veja os portfólios das duas turmas:
Portfólio do 1º ano B
Portfólio do 3º ano A

Bolsista: Daniela Nalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário