Como
atividade comemorativa do dia da Consciência Negra, foi solicitado aos
estudantes das turmas do 1º ano B e do 3º A do ensino médio da Escola Estadual
Effie Rolfs que elaborassem um texto dissertativo sobre o preconceito no Brasil
atualmente.
Os textos foram elaborados a partir da organização
de discussões em sala de aula, as quais tinham o objetivo de levar a reflexão
acerca do preconceito racial para a sala de aula, ambiente no qual as ideias
poderiam ser debatidas, no intuito de serem apresentadas as opiniões dos
estudantes, auxiliando-os a compor suas opiniões para a composição dos
trabalhos.
Os estudantes escreveram sobre muitos aspectos que puderam
perceber na sociedade, cada um focou em seu texto um tema que acreditou ser
mais importante, discriminação no ambiente escolar, “Romeu e Julieta Moderno”,
preconceito nas mais diversas profissões, no seio familiar, entre outros.
Para
exibir todas as redações confeccionadas pelos alunos foram produzidos
portfólios contendo todo o material trabalhado nas turmas. Esse foi o tipo de
exibição das redações por vários motivos, entre eles por ser uma forma
diferente, dinâmica, chamativa e ao mesmo tempo, para valorizar a produção dos
próprios estudantes. Desse modo a bolsista teve o papel de organizar o material
da maneira que pudesse vir a contribuir para que esses objetivos fossem cumpridos.
Outras
turmas prepararam poemas, desenhos e danças para o dia da culminância do
projeto “Talento não tem cor”, que apresentou uma boa organização dos próprios
estudantes. Para a exposição, foram feitas fotos de todas as turmas do ensino
médio e embaixo dos banners com as fotos, estava o portfólio respectivo à
turma.
Os objetivos da
atividade foram alcançados uma vez que pudemos observar como os estudantes
colocaram suas ideias de forma coesa e souberam argumentar, sendo o principal
objetivo focar no processo de interpretação e escrita dos estudantes dessas
turmas, e agora, concluindo esse trabalho na escola, percebo que o objetivo foi
cumprido, pois ao relembrar como muitos estudantes apresentavam suas ideias no
papel percebe-se um aprendizado e crescimento dos mesmos.
Os estudantes faziam fila para poderem
ver o resultado do trabalho pronto. Reparavam e queriam ler tudo. Foi uma
experiência muito diferente e ao mesmo tempo gratificante. Aqui estão algumas
fotos da exposição que aconteceu em um sábado letivo, no dia 23 de novembro de
2013.
Após
alcançado o objetivo que tínhamos, escaneamos todos os portfólios para que
possam ser utilizados em outros lugares e por outras pessoas, e também para que
se tenha o registro dessa atividade que deu tão certo.
Baixe e veja os portfólios das duas turmas:
Portfólio do 1º ano B
Portfólio do 3º ano A
Bolsista: Daniela Nalon
Nenhum comentário:
Postar um comentário