Para compreendermos o porquê da existência do Dia da Consciência Negra é
necessário que entendamos as causas que levaram as comemorações desse dia em
nosso pais, e o que ele representa, para que assim possamos refletir e deixar
de vê-lo apenas como mais um feriado.
O Dia Nacional da Consciência Negra é surgido da
necessidade de grande conscientização para a população, pois a data de 20 de
Novembro marca a morte de Zumbi, conhecido líder de um dos maiores Quilombos do
Brasil, Palmares, mostrando a sua luta frente a escravidão, fuga e resistência
perante ao excesso de trabalho pesado e as intensas punições as quais os
escravos foram submetidos. Por isso a grande importância de se conhecer o
contexto histórico, para que entendamos melhor este fato.
Com o passar dos anos as discussões foram se tornando
mais amplas e ganharam diferentes vertentes, dentre elas a inserção do negro
dentro da sociedade e condição e oportunidades que ele tem hoje. E é com base
nisso que foi proposto aos alunos do 90 ano da Escola Raul de Leoni,
o Dia da Consciência Negra e a sua grande proposta de reflexão.
A escola não promoveu
um trabalho integrado para a comemoração deste dia, por isso coube aos
bolsistas do PIBID decidir se trabalhariam ou não o tema. Com os alunos do 90
ano tivemos o objetivo de abordar exatamente o ponto da inserção do negro
dentro da sociedade, propondo por meio de questionamentos, como isso se deu. A
professora Fátima e eu, Cristiele Oliveira, usamos uma aula para a aplicação de
uma atividade, na qual tratamos a princípio explicações a respeito da chegada
do negro ao Brasil, através dos navios, contra suas vontades e em condições
sub-humanas. Posteriormente foram apresentados também seu modo de trabalho na
atividade açucareira e sua relação com senhor de engenho. Foram trabalhados
também o fim da escravidão, alguns movimentos como o Apartheid, o qual contou
com a segregação de raças ocorrido na África do Sul, onde as pessoas eram
separados devido a cor da pele.
Para análise da realidade do negro atualmente foram
apresentadas as causas de criação do Dia da Consciência Negra, feita de forma
cronológica, constituindo-se uma maneira mais fácil para eles entenderem como
se deu este fato ao longo do tempo, a partir disso foi promovida uma discussão
em sala que apresentava desde os pontos já citados, seja para reforçar ou
criticar, como também pontos que dissessem a respeito das contribuições do
negro para a sociedade, como comida e danças típicas, para enfim debatermos
sobre a inserção deste na mesma.
Os alunos tiveram opiniões negativas a respeito da escravidão, sendo que
a grande maioria, a condenou, apresentando discordância e críticas. Quanto à
inserção do negro na sociedade, a maioria apontou que esta não aconteceu de
forma pacifica, percebendo a falta de oportunidades ao negro e declarando que
existem aspectos desiguais a situação do negro e do branco na sociedade atual,
mas não souberam propor alternativas para tentar modificar ou reverter esse
quadro. A partir disso, foi explicado que a inserção do negro na sociedade não
se deu de forma igualitária e que até hoje temos esse reflexos da não inclusão
marcados em na vida deste e que o Dia da
Consciência Negra é proposto para que pensemos sobre isso e sejam propostas soluções,
fazendo os entender além de um feriado este dia detém uma grande carga de
conscientização, procurando refletir com os estudantes se essa igualdade que se
prega é efetiva ou não, caso pensassem que não seja era perguntado o que podemos
fazer para melhorar isso, pois o Dia da Consciência Negra mostra que devemos
pensar sobre o assunto e propor soluções. Chamarmos a atenção para a introdução
da disciplina de História da África nas universidades, para a preparação dos
professores dos ensinos fundamental e médio, e também para a discussão sobre a
existência de cotas para negros nas universidades, as quais levaram a perceber
que a maioria dos alunos ainda não tem uma opinião formada sobre esse assunto.
Depois da explicação foi proposto para os estudantes que fizessem uma pesquisa abordando os pontos discutidos, como a inserção do negro, principais dificuldades que ele enfrentou ou enfrenta e as possíveis soluções para o problema.
Depois da explicação foi proposto para os estudantes que fizessem uma pesquisa abordando os pontos discutidos, como a inserção do negro, principais dificuldades que ele enfrentou ou enfrenta e as possíveis soluções para o problema.
Com esta atividade foi
tentada a promoção da reflexão dos alunos diante do que foi citado, pois além
de pensarem nos possíveis problemas tinham que propor soluções, além de conheceram
melhor sobre o que se estava comemorando neste dia. Eles também mostraram
pontos críticos ao citar a escravidão de forma negativa e o possível mal que
ela causou na História de todos os brasileiros, foi então novamente mais um
paralelo sobre o conhecimento do passado para reflexões atuais.
O trabalho permitiu conhecermos a opinião dos
estudantes, promovida no debate, ao serem críticos ao abordar o assunto,
preparando-os para questões que exijam grau de reflexão e elaboração de
soluções, como uma possível prova do Enem, que costuma pedir a opinião dos
alunos em forma de soluções para os tema proposto na redação,assim a atividade
permitiu o conhecimento aliado a censo crítico.
BIBLIOGRAFIA:
2-BERNAD,
Zila. Racismo e Anti- Racismo. Coleção Polêmica. São Paulo, Moderna,1994.
3-ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira:
civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007
(Caderno Uniafro, vol. 3).
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Bolsista: Cristiele Oliveira
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