segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Consciência Negra: O Conhecimento do passado para as reflexões atuais do negro na sociedade



       
       Para compreendermos o porquê da existência do Dia da Consciência Negra é necessário que entendamos as causas que levaram as comemorações desse dia em nosso pais, e o que ele representa, para que assim possamos refletir e deixar de vê-lo apenas como mais um feriado.
O Dia Nacional da Consciência Negra é surgido da necessidade de grande conscientização para a população, pois a data de 20 de Novembro marca a morte de Zumbi, conhecido líder de um dos maiores Quilombos do Brasil, Palmares, mostrando a sua luta frente a escravidão, fuga e resistência perante ao excesso de trabalho pesado e as intensas punições as quais os escravos foram submetidos. Por isso a grande importância de se conhecer o contexto histórico, para que entendamos melhor este fato.
Com o passar dos anos as discussões foram se tornando mais amplas e ganharam diferentes vertentes, dentre elas a inserção do negro dentro da sociedade e condição e oportunidades que ele tem hoje. E é com base nisso que foi proposto aos alunos do 90 ano da Escola Raul de Leoni, o Dia da Consciência Negra e a sua grande proposta de reflexão.
            A escola não promoveu um trabalho integrado para a comemoração deste dia, por isso coube aos bolsistas do PIBID decidir se trabalhariam ou não o tema. Com os alunos do 90 ano tivemos o objetivo de abordar exatamente o ponto da inserção do negro dentro da sociedade, propondo por meio de questionamentos, como isso se deu. A professora Fátima e eu, Cristiele Oliveira, usamos uma aula para a aplicação de uma atividade, na qual tratamos a princípio explicações a respeito da chegada do negro ao Brasil, através dos navios, contra suas vontades e em condições sub-humanas. Posteriormente foram apresentados também seu modo de trabalho na atividade açucareira e sua relação com senhor de engenho. Foram trabalhados também o fim da escravidão, alguns movimentos como o Apartheid, o qual contou com a segregação de raças ocorrido na África do Sul, onde as pessoas eram separados devido a cor da pele.
Para análise da realidade do negro atualmente foram apresentadas as causas de criação do Dia da Consciência Negra, feita de forma cronológica, constituindo-se uma maneira mais fácil para eles entenderem como se deu este fato ao longo do tempo, a partir disso foi promovida uma discussão em sala que apresentava desde os pontos já citados, seja para reforçar ou criticar, como também pontos que dissessem a respeito das contribuições do negro para a sociedade, como comida e danças típicas, para enfim debatermos sobre a inserção deste na mesma.

           Os alunos tiveram opiniões negativas a respeito da escravidão, sendo que a grande maioria, a condenou, apresentando discordância e críticas. Quanto à inserção do negro na sociedade, a maioria apontou que esta não aconteceu de forma pacifica, percebendo a falta de oportunidades ao negro e declarando que existem aspectos desiguais a situação do negro e do branco na sociedade atual, mas não souberam propor alternativas para tentar modificar ou reverter esse quadro. A partir disso, foi explicado que a inserção do negro na sociedade não se deu de forma igualitária e que até hoje temos esse reflexos da não inclusão marcados  em na vida deste e que o Dia da Consciência Negra é proposto para que pensemos sobre isso e sejam propostas soluções, fazendo os entender além de um feriado este dia detém uma grande carga de conscientização, procurando refletir com os estudantes se essa igualdade que se prega é efetiva ou não, caso pensassem que não seja era perguntado o que podemos fazer para melhorar isso, pois o Dia da Consciência Negra mostra que devemos pensar sobre o assunto e propor soluções. Chamarmos a atenção para a introdução da disciplina de História da África nas universidades, para a preparação dos professores dos ensinos fundamental e médio, e também para a discussão sobre a existência de cotas para negros nas universidades, as quais levaram a perceber que a maioria dos alunos ainda não tem uma opinião formada sobre esse assunto. 
            Depois da explicação foi proposto para os estudantes que fizessem uma pesquisa abordando os pontos discutidos, como a inserção do negro, principais dificuldades que ele enfrentou ou enfrenta e as possíveis soluções para o problema.
            Com esta atividade foi tentada a promoção da reflexão dos alunos diante do que foi citado, pois além de pensarem nos possíveis problemas tinham que propor soluções, além de conheceram melhor sobre o que se estava comemorando neste dia. Eles também mostraram pontos críticos ao citar a escravidão de forma negativa e o possível mal que ela causou na História de todos os brasileiros, foi então novamente mais um paralelo sobre o conhecimento do passado para reflexões atuais.
O trabalho permitiu conhecermos a opinião dos estudantes, promovida no debate, ao serem críticos ao abordar o assunto, preparando-os para questões que exijam grau de reflexão e elaboração de soluções, como uma possível prova do Enem, que costuma pedir a opinião dos alunos em forma de soluções para os tema proposto na redação,assim a atividade permitiu o conhecimento aliado a censo crítico.



           BIBLIOGRAFIA:

            1- APOLINARIA, Maria Raquel. Projeto Araribá: história; Editora; 2 0.ed- São Paulo: Moderna, 2007.
2-BERNAD, Zila. Racismo e Anti- Racismo. Coleção Polêmica. São Paulo, Moderna,1994.
3-ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 3).

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Bolsista: Cristiele Oliveira
 





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