A Escola Estadual Effie
Rolfs se localiza na cidade onde nasceu o ex-presidente Arthur Bernardes e
sendo situada na universidade criada a partir de sua ajuda, assim o tratamento
que se dá à figura deste presidente é muito específico a partir do reconhecimento
com relação a suas ações, e ao se comparar com o caso dos paulistas, podemos
perceber que estes percebem Arthur Bernardes de uma forma totalmente diferente,
pelo preço das decisões deste no período de 1922 a 1926.
Durante o trabalho como
bolsista do professor Paulo com a turma do nono ano, foi trabalhado o conteúdo
sobre o movimento tenentista, procurando problematizar a própria figura do
Arthur Bernardes, na tentativa de aproximar o conteúdo a história local dos
estudantes, facilitando assim a assimilação do conhecimento acerca do período
que marca o final da República Velha.
Além de introduzir um novo conteúdo, a atividade proposta buscava
relacionar temas já trabalhados, como o Fascismo, Liberalismo, Anarquismo e
Comunismo, cobrando o reconhecimento de características dos mesmos.
A atividade foi
aplicada com o objetivo de revisar o conteúdo trabalhado no capítulo sobre o
final da República Velha e retomar alguns conceitos trabalhados em outros
capítulos, a fim de mostrar relação entre os conteúdos. (Veja o modelo da atividade)
No momento da aplicação
da atividade em sala de aula, muitas dúvidas surgiram, pois os estudantes
mostraram pouco interesse na leitura de um texto entregue, apesar de ser pequeno,
e a partir da proposta de resposta às perguntas da atividade, não souberam
responder. Mesmo com uma breve explicação da relação do texto com o conteúdo
trabalhado em sala de aula foi necessário abrir espaço para as dúvidas, que
eram muitas e algumas vezes fugiam um pouco do assunto da atividade, mas
estavam relacionadas ao conteúdo. Por conta disso, a atividade foi levada para
casa pela maioria.
Infelizmente uma
prática muito comum é a cópia do que está no texto ou na internet, na
“tentativa” de responder às questões, por conta disso muitos estudantes não
responderam as questões propostas, até mesmo uma delas que propunha a
apresentação da opinião de cada um e que foi muitas vezes retirada do texto,
além da existência de inúmeras cópias e atividades em branco.
Pode ser que o
resultado dessa atividade seja fruto de uma falta do costume de pensar para
responder as questões, acostumados a procurar e encontrar as respostas nos
textos, os estudantes param de tentar e se contentam com a simples reprodução
do conhecimento, sem saber se irão se lembrar daquilo na semana ou dia
seguinte.
Bibliografia:
VINCENTINO, Cláudio. Projeto Radix:
história, 9° ano. São Paulo.
Scipione, 2009.
Links:
Texto
adaptado com base nos dados contidos nas páginas da internet: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/artur_bernardes
http://ecos-periferia.blogspot.com.br/2012/08/arthur-bernardes-um-homem-multifacetado.html
Bolsista: Gabriel Rodrigues
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