segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Viçosa, Arthur Bernardes e o Movimento Tenentista



A Escola Estadual Effie Rolfs se localiza na cidade onde nasceu o ex-presidente Arthur Bernardes e sendo situada na universidade criada a partir de sua ajuda, assim o tratamento que se dá à figura deste presidente é muito específico a partir do reconhecimento com relação a suas ações, e ao se comparar com o caso dos paulistas, podemos perceber que estes percebem Arthur Bernardes de uma forma totalmente diferente, pelo preço das decisões deste no período de 1922 a 1926.
Durante o trabalho como bolsista do professor Paulo com a turma do nono ano, foi trabalhado o conteúdo sobre o movimento tenentista, procurando problematizar a própria figura do Arthur Bernardes, na tentativa de aproximar o conteúdo a história local dos estudantes, facilitando assim a assimilação do conhecimento acerca do período que marca o final da República Velha.  Além de introduzir um novo conteúdo, a atividade proposta buscava relacionar temas já trabalhados, como o Fascismo, Liberalismo, Anarquismo e Comunismo, cobrando o reconhecimento de características dos mesmos.
A atividade foi aplicada com o objetivo de revisar o conteúdo trabalhado no capítulo sobre o final da República Velha e retomar alguns conceitos trabalhados em outros capítulos, a fim de mostrar relação entre os conteúdos. (Veja o modelo da atividade)
No momento da aplicação da atividade em sala de aula, muitas dúvidas surgiram, pois os estudantes mostraram pouco interesse na leitura de um texto entregue, apesar de ser pequeno, e a partir da proposta de resposta às perguntas da atividade, não souberam responder. Mesmo com uma breve explicação da relação do texto com o conteúdo trabalhado em sala de aula foi necessário abrir espaço para as dúvidas, que eram muitas e algumas vezes fugiam um pouco do assunto da atividade, mas estavam relacionadas ao conteúdo. Por conta disso, a atividade foi levada para casa pela maioria.
Infelizmente uma prática muito comum é a cópia do que está no texto ou na internet, na “tentativa” de responder às questões, por conta disso muitos estudantes não responderam as questões propostas, até mesmo uma delas que propunha a apresentação da opinião de cada um e que foi muitas vezes retirada do texto, além da existência de inúmeras cópias e atividades em branco.
Pode ser que o resultado dessa atividade seja fruto de uma falta do costume de pensar para responder as questões, acostumados a procurar e encontrar as respostas nos textos, os estudantes param de tentar e se contentam com a simples reprodução do conhecimento, sem saber se irão se lembrar daquilo na semana ou dia seguinte.

Bibliografia:
VINCENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 9° ano. São Paulo.
Scipione, 2009.

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Bolsista: Gabriel Rodrigues 

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