O
professor algumas vezes enfrenta dificuldades, quanto as suas ferramentas de
trabalho e cabe a ele criar mecanismos para tentar resolve-las, um exemplo
disso é o grande uso do livro didático nas aulas, o qual pode apresentar
algumas limitações quando se quer abordar algo mais específico, já que o
conteúdo deste muitas vezes se apresenta de forma cronológica e compacta,
tratando de forma geral os conteúdos, de forma superficial, deixando de
apresentar pontos, discussões e vertentes.
Pensando
nisso o Pibid de História da Universidade Federal de Viçosa, proporcionou
algumas oficinas para professores e graduandos, no dia 22 e 23 de Março, na
Escola Municipal, Dona Nanete com o título “Propostas ,Perspectiva e Métodos de
ensino” e a segunda ocorreu no dia 16 e 17
de julho, dentro da própria
Universidade, com o título “Diálogos Interdisciplinares – O Ensino em
questão”, que contou com o minicurso de “História Local” que visava ampliar a
capacidade de trabalho com o conhecimento para além do livro didático sendo o
foco das oficinas a apresentação de como retratar a história local na sala de
aula, já que estes livros citados não abordam essas especificidades. A oficina
apresentou alguns exemplos que o professor pode utilizar, como cartilhas que
tem exatamente essa característica de tratar uma região ou cidade focando no
que de mais importante ela tem e de como o passado possibilitou a sua
configuração atual, ferramentas essenciais para uma aula, ou uma complementação,
onde se pode fazer paralelos e aproximar do cotidiano dos estudantes,
permitindo assim uma associação maior do estudo, além também da pesquisa que
pode ser feita para retratar determinado tema, utilizando de pontos
específicos, que o professor considere mais importantes para as discussões em
sala de aula.
Pensando
em conjunto com a professora Fátima, a respeito da forma de trabalho com os
alunos do 90 ano da escola Raul de Leoni, utilizando da história
local e tendo em vista o estudo sobre o contexto da primeira república, foi
dada ênfase ao governo de Arthur Bernardes o qual trouxe para a cidade de
Viçosa a hoje designada Universidade Federal de Viçosa (UFV), fato que
possibilita a fácil associação pelo reconhecimento e importância que esta
instituição trouxe para a cidade e porque também é uma instituição de fácil
acesso em projetos, visitas, ou eventos promovidos nela. Assim buscou-se
utilizar das principais ideias que a oficina apresentou, a partir da qual
caberia ao professor criar os mecanismos essenciais para lecionar a aula
associada a pesquisas feitas sobre o governo de Arthur Bernardes, a estrutura
da cidade e modificações ao longo do tempo.
O
trabalho com história local visava o conhecimento da cidade onde os alunos
moram, articulado com o assunto que estávamos estudando em sala de aula, no
caso da republica velha, para que eles pudessem fazer esse paralelo
passado-presente e deixassem de ver a História como algo tão distante da
realidade em que vivem, pois um grande exemplo que eles tem atualmente é a
Universidade Federal de Viçosa, fruto de todo um processo que ocorreu desde o
início do século XX e que é atuante na vida de toda a população, inclusive dos
alunos.
A atividade foi produzida em duas aulas,
na primeira foi apresentado com apoio do livro didático o conteúdo a respeito
da República Velha, tratando dos principais pontos, como por exemplo, a
organização de uma república após a independência do Brasil sendo o país a
partir disso governado por presidentes, foi citado também o grande poder dos
fazendeiros, que dominavam o cenário político com coronelismo e o voto de
cabresto e também a predominância de alguns estados no poder como São Paulo e
Minas Gerais. Após essa apresentação foram estudados os presidentes, tratando
mais especificamente do governo de Arthur Bernardes, presidente nascido na
cidade de Viçosa e que trouxe para o estado grandes projetos como a siderurgia
e para a Zona da Mata a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a qual se
é hoje a instituição Universidade Federal de Viçosa, para este assunto mais
especifico utilizamos também de mais materiais para aprofundar no estudo e
análise sobre seu governo, tratando de pontos como A revolução de 24. Na
primeira aula houve explicações dos principais pontos já citados e associados a
síntese do que foi retratado.
Pensando no regionalismo tão
rico que a cidade apresentada, pedimos aos alunos na segunda etapa que fizessem
uma pesquisa abordando primeiramente o contexto geral da República Velha,
depois o governo de Arthur Bernardes, o que ele promoveu durante seu mandato,
que aspectos mais importantes ele promoveu, em que culminou a instauração da
universidade na região. Ao falar da universidade o aluno teria que fazer um paralelo
com o presente, abordando a importância da UFV para Viçosa e as demais cidades
próximas, a sua colaboração na economia da cidade, a vinda de um grande
contingente de pessoas que trazem o conhecimento de outro estado e até mesmo
outra cultura. O que foi proposto poderia ajudar enquanto avaliação na
construção de identidade, na qual os alunos se sentiriam parte da História,
construindo conhecimento em sala de aula através de questões que buscassem
fazer com que eles reflitam, pois o trabalho propôs que eles pensassem em
alguns pontos para discutirem ou até questões que os fizessem associar conteúdo
estudados com o mundo em que eles vivem.
O trabalho permitiu uma
amplitude maior da visão dos alunos ao associar um fato que ocorreu no início
do século XX, com atualidade e cotidiano deles, fazendo principalmente esse
paralelo passado-presente tão importante na História. Permitiu-se o
conhecimento da identidade da cidade e posteriormente dos próprios estudantes,
pois puderam refletir no que eles vivem hoje, os pontos positivos podem ser
percebidos no aprofundamento sobre a história local, pois durante a atividade,
houveram muitas ideias e dúvidas sobre algumas questões sendo que os próprios
alunos deram exemplos de algumas coisas e fizeram colocações importantes,
acredito que isso aconteceu por se tratar de algo próximo e mais fácil de se
associar, despertando o interesse em torno da matéria e do que se estava sendo
aplicado.
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Foto do presidente
Arthur Bernardes que governou o pais nos anos de 1922 a 1926, trazendo para a
cidade de Viçosa a hoje denominada Universidade Federal de Viçosa (UFV).
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BIBLIOGRAFIA
APOLINARIA,
Maria Raquel. Projeto Araribá: história; Editora; 2 0.ed- São
Paulo: Moderna ,2007
www.ufv.br,
acessado em 26 e 27 de novembro, as 14 :00 horas.
www.
http://biblioteca.ibge.gov.br
,acessado em 26 e 27 de novembro ,as 16:00 horas.
PANIAGO, Maria do Carmo
Tafuri. Viçosa – mudanças socioculturais;
evolução e tendências. Viçosa, UFV, Impr.Univ.,1990.
Bolsista: Cristiele Oliveira
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