domingo, 8 de dezembro de 2013

AS REVOLTAS PROVINCIAIS NO PERÍODO REGENCIAL (1831-1840)



Os alunos do segundo ano GC da Escola Estadual Effie Rolfs estavam estudando o Primeiro Reinado, as influências e o processo que culminou com a abdicação de D. Pedro I. Após esse momento é chegada a hora de estudar como se estabeleceu o período regencial, e assim, por meio desta intervenção, eles puderam entender o governo Regencial e também sobre as rebeliões provinciais do ínterim. (Veja aqui o Plano de Aula)
 A atividade teve como objetivo principal entender o que foi a fase e porque dela desencadearam tantas agitações, interpretar criticamente, por meio de imagens, o elemento histórico retratado e saber identificar os pontos centrais de cada rebelião. Partindo deste pressuposto a atividade foi dividida três aulas:
  • 1º Aula: Foi expositiva, na qual houve a explicação do período regencial frisando suas características principais.
  • 2º Aula: Houve a divisão dos grupos de acordo como cada revolta e a confecção das fichas por meio das respostas de cada pergunta. 
  • 3º Aula: Explicação juntamente com a participação dos alunos de cada uma das revoltas e suas características principais.
A atividade pedia que os discentes relacionassem cada imagem com a rebelião retratada, sendo:
Imagem 01- Cabanagem
Fonte: O Cabano Paraense. Pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Belém. Disponível em: http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/cabanagem-no-para-1835-1840.html . 

                      Imagem 02- Balaiada
 
Fonte: Álbum Balaiada: A Guerra do Maranhão. A arte é de Ronilson Freire e Beto Nicácio. Disponível em: http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=20371

                     Imagem 03- Guerra dos farrapos

 
Fonte: Guilherme Litran: Carga de Cavalaria, óleo sobre tela, 1893 acervo do Museu Júlio de Castilhos, Porto Alegre, Brasil. Disponivel em: http://estrela-riograndedosul.blogspot.com.br/2011/09/revolucao-farroupilha-e-tratado-de.html .
                    Imagem 04- Revolta dos malês

 
Fonte: Rugendas, roda de capoeira, 1835. Disponível em: http://cultura.culturamix.com/arte/obras-de-rugendas.
                  Imagem 05-Sabinada

 
Fonte: Jean Baptiste Debret, militares e funcionários portugueses, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html
                        Imagem 06- Cabanada
 
Fonte: Litografia de F. J. Tempeltei, de 1842. Disponível em: http://pirini.blogspot.com.br/2009_01_04_archive.html .
E as perguntas para todas imagens:

A.        Faça uma pesquisa sobre a obra: Data, pintor e qual a intencionalidade da mesma.
B.        Ela representa elementos da revolta em questão? Estabeleça um paralelo entre a imagem acima e a revolta.
C.        Local onde ocorreu a revolta:
D.        Participantes:
E.        Como ficou conhecida a revolta:
F.        Porque do nome dado a revolta:
G.        Líder da revolta:
H.        Principais objetivos:
I.         Método de luta:
J.         Desfecho da revolta:
K.        Curiosidades e particularidades:
L.        Defina Revolta, rebelião e guerra:
Dessa forma, por meio das perguntas os alunos foram estimulados a realizarem uma análise crítica do contexto de produção, da intencionalidade, fidelidade e dos elementos retratados nas obras. Cada representação também trazia em sua referência formas dos mesmos descobrirem essas informações. (Veja o modelo de proposta de atividade apresentado aos estudantes)
Por fim, a atividade foi permeada por um debate, onde os estudantes eram convidados a expor suas opiniões sobre as questões e demonstrar o que haviam pesquisado. No último momento da aula, entreguei um simulado valendo ponto, como forma de avaliar a aprendizado dos alunos em relação ao assunto estudado e consequentemente perceber o que poderia ser evitado nas posteriores atividades que utilizem do mesmo modelo.(Veja o simulado apresentado)
Tendo os alunos alcançado um ótimo desempenho, os objetivos iniciais da atividade foram atendidos, os mesmos compreenderam a diversidade das demandas sociais das rebeliões, as particularidades e semelhanças entre as mesmas, os jogos políticos e interesse dos regentes, dentre outras.  Muitos grupos, inclusive trouxeram curiosidades e questões sobre as revoltas o que não era alvo nas perguntas da atividade, como a questão da participação das mulheres na Guerra dos Farrapos, reafirmando a importância que teve a pesquisa na realização da atividade. E uma mudança no modelo para uma próxima utilização da metodologia seria diminuir a quantidade de perguntas e direcionar melhor os alunos na pesquisa.

Referências Bibliográficas:
AZEVEDO, Gislane Campos. O Período Regencial (1831-1840) e Rebeliões Provinciais. In: História em Movimento: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010, p 282-307.
Cotrin, Gilberto. História e Consciência do Brasil.1.ed.São Paulo:Saraiva,1991.
Reis, Anderson Roberti dos; Motoka, Débora Yumi. História para viver juntos.1.ed.São Paulo:SM,2009.
Pilleti, Nelson; Pilleti, Claudino. História e vida integrada.3.ed.São Paulo:Ática,p.20.

Bolsista: Roberta Avanci





Nenhum comentário:

Postar um comentário