Os alunos do segundo
ano GC da Escola Estadual Effie Rolfs estavam estudando o Primeiro Reinado, as
influências e o processo que culminou com a abdicação de D. Pedro I. Após esse
momento é chegada a hora de estudar como se estabeleceu o período regencial, e
assim, por meio desta intervenção, eles puderam entender o governo Regencial e
também sobre as rebeliões provinciais do ínterim. (Veja aqui o Plano de Aula)
A atividade teve como objetivo principal
entender o que foi a fase e porque dela desencadearam tantas agitações,
interpretar criticamente, por meio de imagens, o elemento histórico retratado e
saber identificar os pontos centrais de cada rebelião. Partindo deste
pressuposto a atividade foi dividida três aulas:
- 1º Aula: Foi expositiva, na qual houve a explicação do período regencial frisando suas características principais.
- 2º Aula: Houve a divisão dos grupos de acordo como cada revolta e a confecção das fichas por meio das respostas de cada pergunta.
- 3º Aula: Explicação juntamente com a participação dos alunos de cada uma das revoltas e suas características principais.
A atividade pedia que
os discentes relacionassem cada imagem com a rebelião retratada, sendo:
Imagem 01- Cabanagem
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Fonte: O Cabano Paraense. Pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Belém. Disponível em: http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/cabanagem-no-para-1835-1840.html . |
Imagem 02-
Balaiada
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Fonte: Álbum Balaiada: A Guerra do Maranhão. A arte é de Ronilson Freire e Beto Nicácio. Disponível em: http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=20371 |
Imagem 03- Guerra
dos farrapos
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Fonte: Guilherme Litran: Carga de
Cavalaria, óleo sobre tela, 1893 acervo do Museu Júlio de Castilhos, Porto Alegre,
Brasil.
Disponivel em: http://estrela-riograndedosul.blogspot.com.br/2011/09/revolucao-farroupilha-e-tratado-de.html
.
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Imagem 04- Revolta dos malês
![]() |
Fonte: Rugendas, roda de capoeira, 1835. Disponível em: http://cultura.culturamix.com/arte/obras-de-rugendas.
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Imagem 05-Sabinada
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Fonte: Jean Baptiste Debret, militares e funcionários
portugueses, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html
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Imagem 06- Cabanada
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Fonte: Litografia de
F. J. Tempeltei, de 1842. Disponível em: http://pirini.blogspot.com.br/2009_01_04_archive.html
.
|
E
as perguntas para todas imagens:
A. Faça uma pesquisa sobre a obra: Data,
pintor e qual a intencionalidade da mesma.
B. Ela representa elementos da revolta em
questão? Estabeleça um paralelo entre a imagem acima e a revolta.
C. Local onde ocorreu a revolta:
D. Participantes:
E. Como ficou conhecida a revolta:
F. Porque do nome dado a revolta:
G. Líder da revolta:
H. Principais objetivos:
I. Método de luta:
J. Desfecho da revolta:
K. Curiosidades e particularidades:
L. Defina Revolta, rebelião e guerra:
Dessa forma, por meio
das perguntas os alunos foram estimulados a realizarem uma análise crítica do
contexto de produção, da intencionalidade, fidelidade e dos elementos retratados
nas obras. Cada representação também trazia em sua referência formas dos mesmos
descobrirem essas informações. (Veja o modelo de proposta de atividade apresentado aos estudantes)
Por fim, a atividade
foi permeada por um debate, onde os estudantes eram convidados a expor suas
opiniões sobre as questões e demonstrar o que haviam pesquisado. No último
momento da aula, entreguei um simulado valendo ponto, como forma de avaliar a
aprendizado dos alunos em relação ao assunto estudado e consequentemente
perceber o que poderia ser evitado nas posteriores atividades que utilizem do
mesmo modelo.(Veja o simulado apresentado)
Tendo os alunos
alcançado um ótimo desempenho, os objetivos iniciais da atividade foram
atendidos, os mesmos compreenderam a diversidade das demandas sociais das
rebeliões, as particularidades e semelhanças entre as mesmas, os jogos
políticos e interesse dos regentes, dentre outras. Muitos grupos, inclusive trouxeram
curiosidades e questões sobre as revoltas o que não era alvo nas perguntas da
atividade, como a questão da participação das mulheres na Guerra dos Farrapos,
reafirmando a importância que teve a pesquisa na realização da atividade. E uma
mudança no modelo para uma próxima utilização da metodologia seria diminuir a
quantidade de perguntas e direcionar melhor os alunos na pesquisa.
Referências
Bibliográficas:
AZEVEDO,
Gislane Campos. O Período Regencial (1831-1840) e Rebeliões Provinciais. In: História em Movimento: ensino médio.
São Paulo: Ática, 2010, p 282-307.
Cotrin, Gilberto.
História e Consciência do Brasil.1.ed.São Paulo:Saraiva,1991.
Reis, Anderson Roberti dos; Motoka, Débora Yumi. História
para viver juntos.1.ed.São Paulo:SM,2009.
Pilleti,
Nelson; Pilleti, Claudino. História e vida integrada.3.ed.São Paulo:Ática,p.20.
Bolsista:
Roberta Avanci
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