segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Os ideais e os valores fundamentados à independência brasileira



Os estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual “Effie Rolfs” estudaram a respeito da colonização brasileira, revoltas anticoloniais e a Independência do Brasil as aulas expositivas acerca desses temas foram realizadas pela professora Maria Alice Mota Araujo e para a melhor compreensão a respeito das ideias que norteavam o Brasil no século XIX foi proposta uma atividade que relacionasse as ideias sobre a Independência Brasileira ontem e hoje. (Veja o Plano de Aula)
Com a entrega de textos dos anos de 1822, 1888, 1889 e 2013 o objetivo foi de fazer com que os estudantes pensassem a respeito da modificação das ideias da sociedade com o passar dos tempos, isso porque tais documentos representam as ideias de D. Pedro I, da elite latifundiária do fim do século XIX e do pensamento atual da população brasileira a respeito do governo e sociedade. (Veja os documentos utilizados)
Além dos documentos foram utilizadas duas músicas que também representam ideias a respeito da organização política e social do Brasil em diferentes épocas, o “Hino da Independência do Brasil”, o qual tem D. Pedro I como compositor e faz alusão ao progresso e unidade nacional sonhados na época e a música “Que País é Esse” do grupo Legião Urbana, alusiva a um período de crises econômicas no país.
Cada documento desses foi comentado, deixando bem claro que todos eles são tipos de fonte sobre as ideias e motivações da população em cada época e situação, assim foi proposto que os estudantes criassem também uma fonte sobre suas ideias a respeito da situação atual brasileira, a questão que lhes foi imposta foi “Qual é o Brasil que vocês enxergam?”. A partir daí eles deveriam elaborar uma música ou poema com suas considerações.
A ideia inicial era que os estudantes só entregassem o material produzido, mas a professora Maria Alice autorizou que uma aula fosse utilizada para a apresentação das músicas, desse modo uma semana e meia após a proposta de atividade os estudantes apresentaram suas músicas e poemas sobre a situação brasileira na atualidade, tais documentos demonstraram interpretações particulares sobre a criminalidade, corrupção e futuro do país, muitos estudantes se destacaram devido à criatividade das composições e poemas. (Veja as melhores produções)
Tal trabalho foi engrandecedor, já que os estudantes puderam entender um pouco do que é uma fonte de pesquisa, como analisa-la e como são produzidas as fontes para as futuras pesquisas, creio que se sentiram atores da história e foi possível chamar a atenção e fazer que estudantes, por vezes desinteressados e desanimados, fizessem a atividade se destacando na mesma.

Documentos:
BORGES, Altamiro. Operação 7 de setembro da direita. Brasil de Fato. São Paulo: 20 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/23874. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
DOM PEDRO I. O manifesto da Independência do Brasil. www.FilosofiaEsoterica.com. Disponível em: www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=422#.UhEwGtL2a3w. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
FERNAL, Antônio. 7 de setembro. Gazeta de Oliveira. Oliveira. edição 54, 09 de setembro de 1888, p1. Disponivel em: http://acervo.izap.com.br/. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
GAZETA DE OLIVEIRA. O grande anniversário de 7 de setembro. Gazeta de Oliveira. Oliveira. edição nº 106, 08 de setembro de 1889, p 1. Disponível em: http://acervo.izap.com.br/. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
MAIOR PROTESTO DA HISTÓRIA DO BRASIL. Operação 07 de setembro. Facebook, evento: Maior protesto da História do Brasil. Brasil. Disponível em: https://www.facebook.com/events/601096219921653/. Acesso em: 21 de agosto de 2013.

Músicas:
Hino da Independência do Brasil.
Que país é esse.

Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. História em movimento: O mundo e a sociedade contemporânea.1º Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012.

Bolsista: Sara Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário