Os estudantes do
segundo ano do ensino médio da Escola Estadual “Effie Rolfs” estudaram a
respeito da colonização brasileira, revoltas anticoloniais e a Independência do
Brasil as aulas expositivas acerca desses temas foram realizadas pela
professora Maria Alice Mota Araujo e para a melhor compreensão a respeito das
ideias que norteavam o Brasil no século XIX foi proposta uma atividade que
relacionasse as ideias sobre a Independência Brasileira ontem e hoje. (Veja o Plano de Aula)
Com a entrega de textos
dos anos de 1822, 1888, 1889 e 2013 o objetivo foi de fazer com que os
estudantes pensassem a respeito da modificação das ideias da sociedade com o
passar dos tempos, isso porque tais documentos representam as ideias de D.
Pedro I, da elite latifundiária do fim do século XIX e do pensamento atual da
população brasileira a respeito do governo e sociedade. (Veja os documentos utilizados)
Além dos documentos
foram utilizadas duas músicas que também representam ideias a respeito da
organização política e social do Brasil em diferentes épocas, o “Hino da
Independência do Brasil”, o qual tem D. Pedro I como compositor e faz alusão ao
progresso e unidade nacional sonhados na época e a música “Que País é Esse” do
grupo Legião Urbana, alusiva a um período de crises econômicas no país.
Cada documento desses
foi comentado, deixando bem claro que todos eles são tipos de fonte sobre as
ideias e motivações da população em cada época e situação, assim foi proposto que os
estudantes criassem também uma fonte sobre suas ideias a respeito da situação
atual brasileira, a questão que lhes foi imposta foi “Qual é o Brasil que vocês
enxergam?”. A partir daí eles deveriam elaborar uma música ou poema com suas
considerações.
A ideia inicial era que
os estudantes só entregassem o material produzido, mas a professora Maria Alice
autorizou que uma aula fosse utilizada para a apresentação das músicas, desse
modo uma semana e meia após a proposta de atividade os estudantes apresentaram
suas músicas e poemas sobre a situação brasileira na atualidade, tais
documentos demonstraram interpretações particulares sobre a criminalidade,
corrupção e futuro do país, muitos estudantes se destacaram devido à
criatividade das composições e poemas. (Veja as melhores produções)
Tal trabalho foi
engrandecedor, já que os estudantes puderam entender um pouco do que é uma
fonte de pesquisa, como analisa-la e como são produzidas as fontes para as
futuras pesquisas, creio que se sentiram atores da história e foi possível chamar a
atenção e fazer que estudantes, por vezes desinteressados e desanimados,
fizessem a atividade se destacando na mesma.
Documentos:
BORGES, Altamiro. Operação 7 de setembro
da direita. Brasil de Fato. São
Paulo: 20 de agosto de 2013. Disponível em:
http://www.brasildefato.com.br/node/23874. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
DOM PEDRO I. O manifesto da
Independência do Brasil. www.FilosofiaEsoterica.com.
Disponível em: www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=422#.UhEwGtL2a3w. Acesso
em: 20 de agosto de 2013.
FERNAL, Antônio. 7 de setembro. Gazeta de Oliveira. Oliveira. edição
54, 09 de setembro de 1888, p1. Disponivel em: http://acervo.izap.com.br/.
Acesso em: 20 de agosto de 2013.
GAZETA DE OLIVEIRA. O grande
anniversário de 7 de setembro. Gazeta de
Oliveira. Oliveira. edição nº 106, 08 de setembro de 1889, p 1. Disponível
em: http://acervo.izap.com.br/. Acesso em: 20 de agosto de 2013.
MAIOR PROTESTO DA HISTÓRIA DO BRASIL.
Operação 07 de setembro. Facebook,
evento: Maior protesto da História do Brasil. Brasil. Disponível em:
https://www.facebook.com/events/601096219921653/. Acesso em: 21 de agosto de
2013.
Músicas:
Hino da Independência do Brasil.
Que país é esse.
Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI,
Reinaldo. História em movimento: O mundo
e a sociedade contemporânea.1º Ed. São Paulo: Editora Ática, 2012.
Bolsista: Sara Helena
Bolsista: Sara Helena
Nenhum comentário:
Postar um comentário