quinta-feira, 3 de abril de 2014

A História para os estudantes da Escola Estadual Effie Rolfs


Com o objetivo de conhecer as turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Effie Rolfs que acompanharei ao longo do ano, pensei em um plano de trabalho diferente. Após assistir uma aula em cada uma das duas turmas, propus uma conversa com os estudantes onde debatemos entre outras coisas, sobre a sociedade em que vivem. Aos poucos, sempre direcionava a discussão para temas que já foram ou serão trabalhados com a turma.
Após essa conversa, distribui um questionário para os estudantes que continha seis questões, que a primeira vista parecem ser muito simples, essa era a ideia. Eu almejava respostas simples, que não demandassem necessariamente conhecimentos específicos, mas somente aquilo que realmente acreditavam ser a História, se é importante estuda-la, conhecê-la, o que facilitava e/ou dificultava o aprendizado, entre outros.
As respostas obtidas com esse questionário serviram como um termômetro de como a turma está e mais importante que isso, serviram-me de base para ir de encontro com os estudantes naquilo que eles precisam e esperam. Além de aproveitá-los também na elaboração das atividades e das abordagens que utilizarei durante as aulas.

Para uma melhor compreensão, as respostas semelhantes e/ou iguais de cada questão foram agrupadas.











Bolsista: Daniela Nalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário