quinta-feira, 1 de maio de 2014

A construção do mito sobre Tiradentes

A partir da supervisão e orientação da professora Sueli Saraiva, foi desenvolvida na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, uma atividade sobre o tema da Inconfidência Mineira com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foi necessária a realização da atividade para que os alunos pudessem ter uma visão mais dinâmica e realista sobre a história do personagem central do movimento da Inconfidência. Além do que a atividade faz parte de um projeto que está sendo realizado pelos professores da Escola, intitulado a Inconfidência Mineira, que terá sua culminância no dia 23 de abril.
A atividade ocorreu com a duração de uma aula, tinha como ponto e objetivo central, trazer aos alunos uma consciência sobre o mártir e herói do movimento, que para além de sofredor punido pela coroa, Tiradentes foi sim uma grande representante que buscava assim como seus companheiros inconfidentes, uma ascensão social e valorização da política mineira. Foi levantando a partir do auxílio de um artigo sobre o imaginário do herói a seguinte questão: Era Tiradentes um herói ou representante político que também lutava em prol dos interesses pessoais? Em que momento da História houve a recuperação de sua memória enquanto mártir da Inconfidência?
Segundo Barallotti: ““ Tiradentes pode aparecer como Jesus Cristo (de barba e cabelos compridos) ou elegante e bonito em sua roupa de alferes. A imagem não importava, mas, sim, o ideal que Tiradentes representava e que a República queria alcançar.” ( BARALLOTTI,P.3)

Em seguida, foram apresentadas imagens aos alunos para que pudessem auxiliar a imagem de Tiradentes como alferes (cargo militar que ocupava no período), como mártir e herói assimilado a figura de Cristo:

Fonte:http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2009/09/tiradentes-o-homem-por-tras-do-mito.html

Fonte: http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-sobre-tiradentes



Logo, após a apresentação de imagens fora falado também uma curiosidade sobre a cidade de Tiradentes, que fora resgatada como símbolo de homenagem ao herói no período da República, em que era necessário a criação de um novo herói da pátria, uma vez que a imagem de Dom Pedro I, estava associada a uma época de monarquia e ausência da modernidade. Com isso, 100 anos após a morte de Tiradentes a cidade então distrito de São João Del Rey, é renomeada para Tiradentes em homenagem ao inconfidente.  Foram apresentadas também imagens sobre a cidade e discutido rapidamente um pouco sobre a formação da cidade.


Fonte: http://www.historiabrasileira.com/biografias/tiradentes/


Logo, o principio inicial da atividade foi alcançado com sucesso, em que os alunos entenderam e participaram da aula, levantando questões como: “ Eu não imaginava Tiradentes assim, Tiradentes foi um herói ou não?, Quem e por que resgatou a memória de Tiradentes?”. Para a conclusão das atividades da bolsista junto com o auxilio da supervisora fora realizado no final da aula, um debate com os alunos sobre os mitos que eles conhecem na sua cidade. Fora uma troca de experiências entre os alunos, fazendo uma livre associação da teoria com a realidade escolar, aproximando assim os alunos com a disciplina.

Referencias Bibliográficas:
BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2 edição, São Paulo. Moderna, 2006. P. 80-89
BALLAROTTI, Carlos Roberto. A Construção do mito de Tiradentes:de mártir republicano a herói cívico na atualidade. Revista Antiteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, p. 201-225.





                            PLANO DE AULA: Tiradentes e a construção do mito
                                                                Ariella Cardoso

Objetivo: O objetivo dessa aula é analisar a construção da imagem de Tiradentes no movimento da Inconfidência Mineira no século XVIII.
Objetivos específicos:
- Analisar quem foi Tiradentes e qual contexto político que se encontrava o Brasil no momento que sucumbiu a Inconfidência Mineira.
- Discutir imagens sobre a figura de Tiradentes, refletindo sobre a construção de um mito que relacionava a figura do mineiro ao herói e mártir.
- Explicar por que a cidade de Tiradentes foi homenageada com o nome do Inconfidente.
Metodologia: Aula expositiva com apresentação de imagens.
Recursos Utilizados: Quadro, giz, data show, computador.
Conteúdo e Abordagem:
No inicio da aula deve ser lembrado aos alunos rapidamente como ocorreu o movimento da Inconfidência Mineira.
Em seguida, passar através do auxilio do data show, o texto e as imagens relativas a construção do imaginário sobre Tiradentes, problematizando questões como: Por que Tiradentes foi associado a figura de herói? Qual era a posição social e o engajamento de Tiradentes com a política do período?
 “ Tiradentes pode aparecer como Jesus Cristo (de barba e cabelos compridos) ou elegante e bonito em sua roupa de alferes. A imagem não importava, mas, sim, o ideal que Tiradentes representava e que a República queria alcançar.” ( BARTTOLLI,P.3)
Com isso, analisar com os alunos em que momento político será resgatado a figura dele? No momento em que a república necessita da criação de um novo herói que sensibilizasse o povo, e apagasse a memória de Dom Pedro I, muito associada a uma mentalidade monárquica. Isso não significa porém que se apagaram os laços com a monárquica, mas pelo menos tentava se forjar uma unidade nacional. Sempre buscando através das perguntas a participação dos alunos em a relação a matéria que está sendo trabalhada em sala de aula.
Expor ao fim da aula, a construção da cidade de Tiradentes e sua relação com a figura de José da silva Xavier. Trabalhando algumas imagens da cidade que também são representações da arte barroca mineira.

Referencias Bibliográficas:
BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2 edição, São Paulo. Moderna, 2006. P. 80-89
BALLAROTTI, Carlos Roberto. A Construção do mito de Tiradentes:de mártir republicano a herói cívico na atualidade. Revista Antiteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, p. 201-225.

 Bolsista: Ariella Cardoso

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