sábado, 31 de maio de 2014

Análise de aspectos do filme “Titanic” e o contexto da Belle Époque

    Sob a supervisão da professora Maria Alice Mota Araújo, nas turmas 9ºA e 9ºB da Escola Estadual Effie Rolfs, visando dinamizar a abordagem da Belle Époque e despertar o interesse dos alunos, apresentamos recortes do filme Titanic, escrito e dirigido por James Cameron. As cenas escolhidas demonstravam, principalmente, como os funcionários da White Star Line tinham modos diferentes para tratarem os passageiros da primeira e a terceira classes do navio RMS Titanic. Além disso, exploravam a distinção das classes em termos de comportamento, costumes, formas de lazer e comunicação.

  Nosso intuito era fazer com que os alunos observassem criticamente alguns aspectos da sociedade europeia do início do século XX em geral, principalmente através das considerações expostas acima e também tendo em mente que a Belle Époque trouxe uma série de avanços econômicos, culturais e científicos para a Europa, que a levaram para um progresso imenso, mas esse foi um quadro que só atingiu positivamente a parte da população que tinha condições financeiras para acompanha-lo. Portanto, para as camadas populares, o efeito da Belle Époque foi totalmente diferente e esse foi um período conturbado por lutas e contestações.

    Para fazermos com que os alunos entendessem o proposto pela atividade, distribuímos a eles um material, para servir de apoio para nossa explicação oral sobre o tema, que continha um texto introdutório sobre o tema da Belle Époque; um breve resumo do filme e de nosso objetivo ao assisti-lo e pequenos parágrafos que explicavam aos alunos o que seria observado na cena em questão. A partir de então, cada uma das bolsistas procedeu de acordo com o ritmo da turma, podendo alternar entre leituras e explicações, mas com a semelhança de que, antes de passarmos determinado recorte nos dedicávamos à explicação do que seria visto na cena, pois certos detalhes poderiam passar despercebidos e também queríamos manter a atenção dos alunos no que estávamos fazendo.

   Através do resultado da atividade, percebemos que os estudantes demonstraram entender nossa proposta e se comportaram bem na maior parte do tempo. No caso do 9º ano A, com a bolsista Júlia Severiano, a turma se interessou bastante pelo filme e sua boa receptividade fez com que fosse necessário mais tempo do que o planejado o desenvolvendo, pois os alunos pediram para assistirem outras cenas e alguns alunos fizeram perguntas que abriram espaço para que se pudesse explicar um pouco mais sobre a história do navio e contexto de sua viagem. Na turma do 9º B, os alunos foram bem receptivos com a atividade proposta pela bolsista Cecília Carmanini. Se comportaram bem e fizeram perguntas sobre o filme, pedindo para que o mesmo fosse passado integralmente.



Bibliografia
PROJETO ARARIBÁ. História. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2010.
TITANIC. Direção e roteiro por James Cameron; Produção por James Cameron e Jon Landau. Los Angeles: produção de 20th Century Fox; Lightstorm Entertainment; Paramount Pictures e distribuição de Paramount Pictures, 1997. 2 DVDs (194 min): son., color. Legendado. Port.
Pauline Kisner. Diários Anacrônicos [Internet]. Florianópolis. 2012, Junho - [citado em 2012 June 14]. Disponível em: http://diariosanacronicos.com/blog/essa-tal-de-belle-epoque-2/

Imagens disponíveis em:
http://www.leavemethewhite.com/caps/thumbnails.php?album=95

Bolsista: Júlia Severiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário