sábado, 17 de maio de 2014

TEMPOS MODERNOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Após a apresentação do conteúdo do livro didático sobre a Revolução Industrial para a turma do 8º ano A da Escola Estadual Effie Rolfs, foi proposta uma atividade, juntamente com a orientação do Professor Paulo Grossi, que permitisse novas considerações a respeito desse processo, ao mesmo tempo em que se promovia a utilização de novos recursos didáticos na sala de aula. Dessa forma, foram exibidos os minutos iniciais do filme Tempos Modernos, de 1936, sob a direção de Charles Chaplin.


O objetivo da apresentação de tal vídeo era propor análises de algumas cenas marcantes que estabelecessem relações diretas com as mudanças causadas pela Revolução Industrial, como a submissão do homem pela máquina e o processo que desgasta e estressa o trabalhador em suas funções repetidas e contínuas, características que podem ser observadas nas imagens abaixo retiradas do filme:


Com isso foi apresentada a ficha técnica, com diretor, atores, roteiro, duração, ano de produção, além de uma breve análise sobre o contexto histórico em que tal filme foi apresentado sem, no entanto, entrar em maiores detalhes, já que esse momento não era o foco da atividade.
            Em seguida, iniciou-se a apresentação do filme no data show fornecido pela escola e pausou-se a exibição nos 40 minutos seguidos, aproximadamente. Após isso, foi realizada uma conversa com os alunos sobre as características presentes no filme que poderiam ser relacionadas com a Revolução Industrial, conteúdo que eles haviam finalizado na última aula. Alguns deles interagiram e analisaram diferentes aspectos, que iam desde a constatação da substituição do homem pelas máquinas até as consequências causadas pela industrialização, como a submissão do homem às tarefas e o processo desgastante e, muitas vezes, enlouquecedor do trabalho com as máquinas.
            Depois desse breve debate, com a participação do professor Paulo, foi solicitado aos alunos que respondessem a duas questões propostas sobre o filme e que tinham relação com aquilo que havia sido discutido. A atividade foi satisfatória, pois todos os alunos presentes finalizaram as questões e me devolveram para uma simples avaliação.
            Com essa atividade, percebeu-se que os alunos do 8º A se interessam por aulas que envolvam outros recursos e não fiquem presos somente ao livro didático. Ao exibir o filme, eles se mostraram atentos a todas as cenas e até pediram para que deixasse passa-lo todo, mas o tempo era escasso para isso. Mesmo assim, eles ficaram satisfeitos.
            O filme se encontra facilmente disponível na internet e serve como base para outras discussões, como, por exemplo, a formação de movimentos sindicais, o fordismo, a Crise de 1929, o desemprego.


Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ. História. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2010.
CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Titulo original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Papirus: Campinas, SP, 2003.

Bolsista: Priscila Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário