Após a apresentação do conteúdo
do livro didático sobre a Revolução Industrial para a turma do 8º ano A da
Escola Estadual Effie Rolfs, foi proposta uma atividade, juntamente com a
orientação do Professor Paulo Grossi, que permitisse novas considerações a
respeito desse processo, ao mesmo tempo em que se promovia a utilização de
novos recursos didáticos na sala de aula. Dessa forma, foram exibidos os
minutos iniciais do filme Tempos Modernos,
de 1936, sob a direção de Charles Chaplin.
O objetivo da apresentação de tal
vídeo era propor análises de algumas cenas marcantes que estabelecessem
relações diretas com as mudanças causadas pela Revolução Industrial, como a
submissão do homem pela máquina e o processo que desgasta e estressa o
trabalhador em suas funções repetidas e contínuas, características que podem
ser observadas nas imagens abaixo retiradas do filme:
Com isso foi apresentada a ficha
técnica, com diretor, atores, roteiro, duração, ano de produção, além de uma
breve análise sobre o contexto histórico em que tal filme foi apresentado sem, no
entanto, entrar em maiores detalhes, já que esse momento não era o foco da
atividade.
Em
seguida, iniciou-se a apresentação do filme no data show fornecido pela escola e pausou-se a exibição nos 40
minutos seguidos, aproximadamente. Após isso, foi realizada uma conversa com os
alunos sobre as características presentes no filme que poderiam ser
relacionadas com a Revolução Industrial, conteúdo que eles haviam finalizado na
última aula. Alguns deles interagiram e analisaram diferentes aspectos, que iam
desde a constatação da substituição do homem pelas máquinas até as consequências
causadas pela industrialização, como a submissão do homem às tarefas e o
processo desgastante e, muitas vezes, enlouquecedor do trabalho com as
máquinas.
Depois
desse breve debate, com a participação do professor Paulo, foi solicitado aos
alunos que respondessem a duas questões propostas sobre o filme e que tinham
relação com aquilo que havia sido discutido. A atividade foi satisfatória, pois
todos os alunos presentes finalizaram as questões e me devolveram para uma
simples avaliação.
Com
essa atividade, percebeu-se que os alunos do 8º A se interessam por aulas que
envolvam outros recursos e não fiquem presos somente ao livro didático. Ao
exibir o filme, eles se mostraram atentos a todas as cenas e até pediram para
que deixasse passa-lo todo, mas o tempo era escasso para isso. Mesmo assim,
eles ficaram satisfeitos.
O
filme se encontra facilmente disponível na internet e serve como base para
outras discussões, como, por exemplo, a formação de movimentos sindicais, o
fordismo, a Crise de 1929, o desemprego.
Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ. História.
3ª edição, São Paulo: Moderna, 2010.
CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Titulo original: Modern Times. Preto & Branco.
Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e
aprendizados. Papirus: Campinas, SP, 2003.
Bolsista: Priscila Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário