No segundo semestre letivo do ano de 2013 a professora Maria
Alice Mota Araújo trabalhou os principais eventos e resultados da Revolução
Francesa, tendo em vista que o PIBID é um programa que preocupa-se em colocar
os licenciandos em contato com o ambiente escolar, a professora propôs que
fosse feita uma aula expositiva sobre a França Imperial do período de governo
de Napoleão. Clique aqui para ver o plano de aula
Na aula utilizei de anotações no quadro e Data Show (Clique para ver o slide) para
exposição das estratégias e organização do governo de Napoleônico, apresentando
críticas a respeito da ação autoritária e emancipacionista do governante que
investiu também sobre o governo português. A partir disso estabeleci uma
relação entre a ação de Napoleão e o governo de Portugal, o qual tinha fortes
vínculos com a Inglaterra e utilizou do Brasil que era sua colônia na época
para o abrigo da Coroa das investidas de Napoleão.
A partir dessa apresentação da concomitância dos fatos em
locais diferentes pude apresentar aos estudantes como os acontecimentos são
interligados, possibilitando a eles uma visão geral dos acontecimentos
mundiais, criando condições para que eles mesmos possam estabelecer críticas
sobre os eventos apresentados e entendendo melhor os impactos da política de
Napoleão. Em seguida foi entregue aos estudantes um simulado sobre os
acontecimentos da Revolução Francesa. Clique aqui para ver o simulado entregue aos estudantes.
A aula foi
bem produtiva diante das questões apresentadas e do interesse despertado nos
estudantes que tiveram a oportunidade de anotar os principais pontos do
conteúdo apresentado com quadro e giz que são ainda ferramentas
importantíssimas ao trabalho do professor, pois há por ele a construção de um
conhecimento em conjunto sendo esse o objetivo de cada aula de história, a
reflexão e crítica dos fatos para a construção do conhecimento.
Documentos:
GUIA DA CARREIRA. Profissão de um
diplomata. Disponível: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/educacao/carreira-diplomatica/,
acesso em: 13 de maio de 2013.
Evoluções para a justiça a partir do
código Napoleônico: disponíveis em: http://www.diario-universal.com/2007/03/aconteceu/o-codigo-napoleonico/;
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/294385/codigo-de-napoleao;
http://jus.com.br/revista/texto/3549/a-codificacao-do-direito/2
Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos. França Imperial.
In: AZEVEDO, Gislane Campos. História em
Movimento: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010, p 190-199.
FERREIRA, João Paulo Hidalgo. Revolução
Francesa. FERREIRA, João Paulo Hidalgo. Nova
história integrada: ensino médio: volume único.Campinas: Companhia da
Escola, 2005, p261-277.
HOBSBAWM, Eric. Revolução Francesa. In:
__________. A era das Revoluções. 24ª
edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
HOBSBAWM, Eric. A Guerra. In:
__________. A era das Revoluções. 24ª
edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
SCHIMIDT, Mário Furley. O Iluminismo.
In: SCHIMIDT, Mário Furley. Nova
História Crítica: ensino médio: volume único. São Paulo: Nova Geração,
2005, p 245-254.
Bolsista: Sara Helena Amaral de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário