quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Aula sobre a França Imperial



No segundo semestre letivo do ano de 2013 a professora Maria Alice Mota Araújo trabalhou os principais eventos e resultados da Revolução Francesa, tendo em vista que o PIBID é um programa que preocupa-se em colocar os licenciandos em contato com o ambiente escolar, a professora propôs que fosse feita uma aula expositiva sobre a França Imperial do período de governo de Napoleão. Clique aqui para ver o plano de aula 
Na aula utilizei de anotações no quadro e Data Show (Clique para ver o slide) para exposição das estratégias e organização do governo de Napoleônico, apresentando críticas a respeito da ação autoritária e emancipacionista do governante que investiu também sobre o governo português. A partir disso estabeleci uma relação entre a ação de Napoleão e o governo de Portugal, o qual tinha fortes vínculos com a Inglaterra e utilizou do Brasil que era sua colônia na época para o abrigo da Coroa das investidas de Napoleão.
A partir dessa apresentação da concomitância dos fatos em locais diferentes pude apresentar aos estudantes como os acontecimentos são interligados, possibilitando a eles uma visão geral dos acontecimentos mundiais, criando condições para que eles mesmos possam estabelecer críticas sobre os eventos apresentados e entendendo melhor os impactos da política de Napoleão. Em seguida foi entregue aos estudantes um simulado sobre os acontecimentos da Revolução Francesa. Clique aqui para ver o simulado entregue aos estudantes.
A aula foi bem produtiva diante das questões apresentadas e do interesse despertado nos estudantes que tiveram a oportunidade de anotar os principais pontos do conteúdo apresentado com quadro e giz que são ainda ferramentas importantíssimas ao trabalho do professor, pois há por ele a construção de um conhecimento em conjunto sendo esse o objetivo de cada aula de história, a reflexão e crítica dos fatos para a construção do conhecimento.


Documentos:
GUIA DA CARREIRA. Profissão de um diplomata. Disponível: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/educacao/carreira-diplomatica/, acesso em: 13 de maio de 2013.

Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane Campos. França Imperial. In: AZEVEDO, Gislane Campos. História em Movimento: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010, p 190-199.
FERREIRA, João Paulo Hidalgo. Revolução Francesa. FERREIRA, João Paulo Hidalgo. Nova história integrada: ensino médio: volume único.Campinas: Companhia da Escola, 2005, p261-277.
HOBSBAWM, Eric. Revolução Francesa. In: __________. A era das Revoluções. 24ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
HOBSBAWM, Eric. A Guerra. In: __________. A era das Revoluções. 24ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
SCHIMIDT, Mário Furley. O Iluminismo. In: SCHIMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica: ensino médio: volume único. São Paulo: Nova Geração, 2005, p 245-254.
 



Bolsista:  Sara Helena Amaral de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário