domingo, 8 de setembro de 2013

O recurso audiovisual em sala de aula



A partir do que está sendo trabalhado na Escola E. Raul de Leoni na turma do 1 ano do ensino médio juntamente com a professora Fátima, sobre o tema Renascimento decidimos utilizar o recurso visual como proposta de ensino mais dinâmico.

A aula foi planejada e seguiu o seguinte modo.

Justificativa:
A justificativa para a elaboração desse trabalho segue em acordo com a necessidade visada pela professora Fátima em propor aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa. Devido a grande agitação dos estudantes durante a aula expositiva o recurso do vídeo será utilizado como modo de “sair” pouco do modelo tradicional de aula; visando uma maior interação entre estudantes e a disciplina. Percebemos que os alunos adoram assistir a vídeos e filmes, desde que também não muito longos e maçantes, mas possibilitam uma atração para com o tema e aproximação entre eles.

Objetivo: O objetivo dessa aula é desenvolver com os alunos uma melhor interpretação acerca do que foram o Renascimento suas características gerais na arte e na pintura.

Objetivos centrais: Discussão como foi o período renascentista.
            Suas manifestações na arte e na pintura
            Sua relação com o novo contexto que se instaura, ou seja, a transição da Idade Média para a dita modernidade.
            Reflexão com os alunos se a chegada da modernidade de fato instaurou uma mudança de mentalidade para a população.

Métodos: Aula expositiva com apresentação de vídeo.

Recursos Utilizados: Quadro negro, giz, data show e computador.

Conteúdo e abordagem:
A partir do que foi trabalhado sobre o tema do renascimento em sala de aula, assistimos ao vídeo disponível no link que se segue: Clique aqui 
Após assistir aos dois pequenos vídeos que trazem uma noção geral sobre o que o foi o renascimento, suas características e pontos importantes sobre o tema, foi proposto aos alunos uma discussão geral do que eles compreenderam do vídeo e tirar possíveis dúvidas acerca do tema.

Avaliação:
Depois disso, pedimos aos alunos uma síntese sobre o tema, redigida entre 5 e 10 linhas, na qual os mesmos apresentaram como se configurou o período renascentista e como suas mudanças principalmente no âmbito cultural contribuíram para o período em questão.
Os objetivos foram alcançados com sucesso tendo por parte dos alunos uma grande interatividade com o material visual, que trouxe através de explicação de diversas pinturas renascentistas, um entendimento mais claro e próximo dos alunos. Os alunos gostaram de assistir ao vídeo.

Bibliografia:
TAVARES Célia Cristina da Silva. História e Informática. In: CARDOSO, Ciro Flamarion Santana; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier.2012.
VAINFAS, Ronaldo; et all. História: das sociedades sem Estado ás monarquias absolutistas, volume1. São Paulo: Saraiva, 2010.
 MOUSNIER, Roland. O Renascimento. In:___ História Geral das Civilizações: os séculos XVI e XVII, Tomo IV. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1957, p.9-56.

Nenhum comentário:

Postar um comentário