A partir do que está
sendo trabalhado na Escola E. Raul de Leoni na turma do 1 ano do ensino médio
juntamente com a professora Fátima, sobre o tema Renascimento decidimos
utilizar o recurso visual como proposta de ensino mais dinâmico.
A
aula foi planejada e seguiu o seguinte modo.
Justificativa:
A justificativa para a
elaboração desse trabalho segue em acordo com a necessidade visada pela professora
Fátima em propor aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa. Devido a
grande agitação dos estudantes durante a aula expositiva o recurso do vídeo
será utilizado como modo de “sair” pouco do modelo tradicional de aula; visando
uma maior interação entre estudantes e a disciplina. Percebemos que os alunos
adoram assistir a vídeos e filmes, desde que também não muito longos e
maçantes, mas possibilitam uma atração para com o tema e aproximação entre
eles.
Objetivo:
O
objetivo dessa aula é desenvolver com os alunos uma melhor interpretação acerca
do que foram o Renascimento suas características gerais na arte e na pintura.
Objetivos
centrais: Discussão como foi o período renascentista.
Suas
manifestações na arte e na pintura
Sua relação com
o novo contexto que se instaura, ou seja, a transição da Idade Média para a
dita modernidade.
Reflexão com os
alunos se a chegada da modernidade de fato instaurou uma mudança de mentalidade
para a população.
Métodos:
Aula
expositiva com apresentação de vídeo.
Recursos
Utilizados: Quadro negro, giz, data show e computador.
Conteúdo
e abordagem:
A partir do que foi
trabalhado sobre o tema do renascimento em sala de aula, assistimos ao vídeo
disponível no link que se segue: Clique aqui
Após assistir aos dois
pequenos vídeos que trazem uma noção geral sobre o que o foi o renascimento,
suas características e pontos importantes sobre o tema, foi proposto aos alunos
uma discussão geral do que eles compreenderam do vídeo e tirar possíveis
dúvidas acerca do tema.
Avaliação:
Depois disso, pedimos
aos alunos uma síntese sobre o tema, redigida entre 5 e 10 linhas, na qual os
mesmos apresentaram como se configurou o período renascentista e como suas mudanças
principalmente no âmbito cultural contribuíram para o período em questão.
Os objetivos foram alcançados com
sucesso tendo por parte dos alunos uma grande interatividade com o material
visual, que trouxe através de explicação de diversas pinturas renascentistas,
um entendimento mais claro e próximo dos alunos. Os alunos gostaram de assistir
ao vídeo.
Bibliografia:
TAVARES Célia Cristina da Silva.
História e Informática. In: CARDOSO, Ciro Flamarion Santana; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de
Janeiro: Elsevier.2012.
VAINFAS, Ronaldo; et all. História: das sociedades sem Estado ás
monarquias absolutistas, volume1. São Paulo:
Saraiva, 2010.
MOUSNIER, Roland. O Renascimento.
In:___ História Geral das Civilizações: os séculos XVI e XVII, Tomo IV.
São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1957, p.9-56.
Site de apoio: http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/renascimento/
Bolsista Ariella Moreira
Bolsista Ariella Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário