A partir da exposição do professor Mauro Rene a
respeito do Reino Cuxe foi elaborada uma atividade para a reflexão dos
estudantes sobre as civilizações que influenciaram culturalmente esse povo. Tivemos
como objetivo também relacionar a existência dos costumes africanos com a
formação da cultura brasileira. A atividade foi realizada por meio de revisão
do conteúdo com introdução de novos elementos. Clique para ver o Planejamento da Aula
A princípio, a revisão
do conteúdo enfatizou a influência dos egípcios nos costumes dos cuxitas. Como
exemplo, foi apresentado um templo cuxita dedicado ao deus Amon, um tipo de
influência egípcia, sendo este localizado em Napata território que hoje faz
parte do Sudão.
A atividade prosseguiu
com breve exposição das fases da civilização em questão. Posteriormente, com
fim da apresentação, foi feito um debate com os alunos sobre como os povos
africanos além de serem
influenciados por outras culturas, como aconteceu no Reino de Cuxe tem herança
cultural preservada em outras nações. Assim, trabalhamos sobre as tradições
africanas presentes na sociedade brasileira, como na música, culinária,
lutas-marciais.
Pedimos aos estudantes que realizassem uma atividade em dupla para
resolução de questões específicas ao conteúdo a qual fizemos pensando na compreensão
dos alunos para futuras avaliações, nesta havia uma questão com intuito de
refletir sobre a cultura dos povos africanos no Brasil tendo em vista a
valorização de suas tradições que estão presente em nosso cotidiano.
Sendo assim, solicitamos aos alunos a pesquisa sobre elementos dos
costumes africanos no Brasil, para discussão na próxima aula. Cada dupla deverá
trazer uma imagem que represente as tradições africanas presente em nossa
sociedade, para confecção de um mural. A atividade encontra-se em processo de
avaliação.
Referências
bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam
Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.
São Paulo: Cortez, 2004.
Gebel Barkal e Sites da Região Napatan. Disponível em: http://whc.unesco.org/en/list/1073.
Acesso em: 28 de agosto de 2013.
RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. Disponível em: http://www.capoeiravadiacao.org/attachments/382_Os%20africanos%20no%20Brasil%20-%20Raymundo%20Nina%20Rodrigues.pdf. Acesso em: 31 de agosto de 2013.
RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. Disponível em: http://www.capoeiravadiacao.org/attachments/382_Os%20africanos%20no%20Brasil%20-%20Raymundo%20Nina%20Rodrigues.pdf. Acesso em: 31 de agosto de 2013.
SALUM, Marta Heloísa
Leuba. África: culturas e sociedades.
Disponível em:
www.arteafricana.usp.br. Acesso em: 27 de agosto de 2013.
Imagens retiradas dos seguintes links:
http://cv.uoc.edu/~04_999_01_u07/percepcions/amon.jpg. Acesso: 28 de agosto de 2013.
http://cv.uoc.edu/~04_999_01_u07/percepcions/amon.jpg.
Acesso: 28 de agosto de 2013.
Bolsista: Aline Campos
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